A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19144 |
Resumo: | O artigo discute a formação continuada do professor universitário face à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e à explosão do uso da educação a distância no país. Para tal, parte-se de uma visão geral da expansão do ensino superior no país centrado na oferta de cursos a distância para analisar as necessárias transformações desse nível de ensino em função da cibercultura. Assim, o artigo aborda a importância da compreensão das tecnologias digitais em rede como estruturantes de novas práticas comunicacionais, de formação e aprendizagem, com a necessidade de políticas públicas que visem à democratização do acesso a essas tecnologias. A formação continuada do professor universitário, nesse contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como processo formativo, dando ênfase à experiência da docência online como parte da necessária imersão no universo da cibercultura.Palavras-chave: formação continuada; professor universitário; tecnologias digitais; educação a distância; experiência como formação. |
id |
UFPR-4_bb4986e402788e63d9a98d54f81f048c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/19144 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitaisO artigo discute a formação continuada do professor universitário face à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e à explosão do uso da educação a distância no país. Para tal, parte-se de uma visão geral da expansão do ensino superior no país centrado na oferta de cursos a distância para analisar as necessárias transformações desse nível de ensino em função da cibercultura. Assim, o artigo aborda a importância da compreensão das tecnologias digitais em rede como estruturantes de novas práticas comunicacionais, de formação e aprendizagem, com a necessidade de políticas públicas que visem à democratização do acesso a essas tecnologias. A formação continuada do professor universitário, nesse contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como processo formativo, dando ênfase à experiência da docência online como parte da necessária imersão no universo da cibercultura.Palavras-chave: formação continuada; professor universitário; tecnologias digitais; educação a distância; experiência como formação.UFPRPretto, Nelson De LucaRiccio, Nicia Cristina Rocha2010-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19144Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 153-169Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 153-169Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 153-1691984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19144/12443https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19144/31022info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:59:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/19144Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:59:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais |
title |
A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais |
spellingShingle |
A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais Pretto, Nelson De Luca |
title_short |
A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais |
title_full |
A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais |
title_fullStr |
A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais |
title_full_unstemmed |
A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais |
title_sort |
A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais |
author |
Pretto, Nelson De Luca |
author_facet |
Pretto, Nelson De Luca Riccio, Nicia Cristina Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Riccio, Nicia Cristina Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pretto, Nelson De Luca Riccio, Nicia Cristina Rocha |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O artigo discute a formação continuada do professor universitário face à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e à explosão do uso da educação a distância no país. Para tal, parte-se de uma visão geral da expansão do ensino superior no país centrado na oferta de cursos a distância para analisar as necessárias transformações desse nível de ensino em função da cibercultura. Assim, o artigo aborda a importância da compreensão das tecnologias digitais em rede como estruturantes de novas práticas comunicacionais, de formação e aprendizagem, com a necessidade de políticas públicas que visem à democratização do acesso a essas tecnologias. A formação continuada do professor universitário, nesse contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como processo formativo, dando ênfase à experiência da docência online como parte da necessária imersão no universo da cibercultura.Palavras-chave: formação continuada; professor universitário; tecnologias digitais; educação a distância; experiência como formação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19144 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19144/12443 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19144/31022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 153-169 Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 153-169 Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 153-169 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711896590352384 |