A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pretto, Nelson De Luca
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Riccio, Nicia Cristina Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19144
Resumo: O artigo discute a formação continuada do professor universitário face à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e à explosão do uso da educação a distância no país. Para tal, parte-se de uma visão geral da expansão do ensino superior no país centrado na oferta de cursos a distância para analisar as necessárias transformações desse nível de ensino em função da cibercultura. Assim, o artigo aborda a importância da compreensão das tecnologias digitais em rede como estruturantes de novas práticas comunicacionais, de formação e aprendizagem, com a necessidade de políticas públicas que visem à democratização do acesso a essas tecnologias. A formação continuada do professor universitário, nesse contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como processo formativo, dando ênfase à experiência da docência online como parte da necessária imersão no universo da cibercultura.Palavras-chave: formação continuada; professor universitário; tecnologias digitais; educação a distância; experiência como formação.
id UFPR-4_bb4986e402788e63d9a98d54f81f048c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/19144
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitaisO artigo discute a formação continuada do professor universitário face à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e à explosão do uso da educação a distância no país. Para tal, parte-se de uma visão geral da expansão do ensino superior no país centrado na oferta de cursos a distância para analisar as necessárias transformações desse nível de ensino em função da cibercultura. Assim, o artigo aborda a importância da compreensão das tecnologias digitais em rede como estruturantes de novas práticas comunicacionais, de formação e aprendizagem, com a necessidade de políticas públicas que visem à democratização do acesso a essas tecnologias. A formação continuada do professor universitário, nesse contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como processo formativo, dando ênfase à experiência da docência online como parte da necessária imersão no universo da cibercultura.Palavras-chave: formação continuada; professor universitário; tecnologias digitais; educação a distância; experiência como formação.UFPRPretto, Nelson De LucaRiccio, Nicia Cristina Rocha2010-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19144Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 153-169Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 153-169Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 153-1691984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19144/12443https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19144/31022info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:59:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/19144Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:59:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais
title A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais
spellingShingle A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais
Pretto, Nelson De Luca
title_short A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais
title_full A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais
title_fullStr A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais
title_full_unstemmed A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais
title_sort A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais
author Pretto, Nelson De Luca
author_facet Pretto, Nelson De Luca
Riccio, Nicia Cristina Rocha
author_role author
author2 Riccio, Nicia Cristina Rocha
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pretto, Nelson De Luca
Riccio, Nicia Cristina Rocha
dc.subject.none.fl_str_mv


description O artigo discute a formação continuada do professor universitário face à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e à explosão do uso da educação a distância no país. Para tal, parte-se de uma visão geral da expansão do ensino superior no país centrado na oferta de cursos a distância para analisar as necessárias transformações desse nível de ensino em função da cibercultura. Assim, o artigo aborda a importância da compreensão das tecnologias digitais em rede como estruturantes de novas práticas comunicacionais, de formação e aprendizagem, com a necessidade de políticas públicas que visem à democratização do acesso a essas tecnologias. A formação continuada do professor universitário, nesse contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como processo formativo, dando ênfase à experiência da docência online como parte da necessária imersão no universo da cibercultura.Palavras-chave: formação continuada; professor universitário; tecnologias digitais; educação a distância; experiência como formação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19144
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19144/12443
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19144/31022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 153-169
Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 153-169
Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 153-169
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896590352384