Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Carneiro, Mára Lúcia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Selbach Silveira, Milene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38662
Resumo: A expansão da educação a distância e o avanço dos recursos tecnológicos traz consigo o desafio da estruturação de materiais didáticos adequados para apoiar as ações pedagógicas nesses cursos. Neste contexto encontra-se a proposta de materiais didáticos estruturados como “Objetos de Aprendizagem” (OAs). Considera-se, aqui, que, para além de um material digital, um OA precisa funcionar como um elemento facilitador do processo de ensino e de aprendizado; para que isso ocorra, ele deve explicitar seus objetivos pedagógicos e ser estruturado de tal forma que seja autocontido (no que se refere ao conteúdo abordado), permitindo ser reusado em outras atividades ou cursos, para além daquela para o qual foi projetado. Com foco na explicitação de seus objetivos pedagógicos, este artigo apresenta a análise de um conjunto de 65 objetos de aprendizagem produzidos no Núcleo de Apoio à Educação a Distância (NAPEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), discutindo os achados desta pesquisa e o ponto de vista de alguns dos diferentes atores envolvidos no processo de produção e uso desses OAs
id UFPR-4_bf13c60bdb4ffdb6af1e01e173ae648c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/38662
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a DistânciaA expansão da educação a distância e o avanço dos recursos tecnológicos traz consigo o desafio da estruturação de materiais didáticos adequados para apoiar as ações pedagógicas nesses cursos. Neste contexto encontra-se a proposta de materiais didáticos estruturados como “Objetos de Aprendizagem” (OAs). Considera-se, aqui, que, para além de um material digital, um OA precisa funcionar como um elemento facilitador do processo de ensino e de aprendizado; para que isso ocorra, ele deve explicitar seus objetivos pedagógicos e ser estruturado de tal forma que seja autocontido (no que se refere ao conteúdo abordado), permitindo ser reusado em outras atividades ou cursos, para além daquela para o qual foi projetado. Com foco na explicitação de seus objetivos pedagógicos, este artigo apresenta a análise de um conjunto de 65 objetos de aprendizagem produzidos no Núcleo de Apoio à Educação a Distância (NAPEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), discutindo os achados desta pesquisa e o ponto de vista de alguns dos diferentes atores envolvidos no processo de produção e uso desses OAsUFPRFernandes Carneiro, Mára LúciaSelbach Silveira, Milene2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38662Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 235-260Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 235-260Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 235-2601984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38662/24346https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38662/30419info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:07:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/38662Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:07:18Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância
title Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância
spellingShingle Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância
Fernandes Carneiro, Mára Lúcia
title_short Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância
title_full Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância
title_fullStr Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância
title_full_unstemmed Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância
title_sort Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância
author Fernandes Carneiro, Mára Lúcia
author_facet Fernandes Carneiro, Mára Lúcia
Selbach Silveira, Milene
author_role author
author2 Selbach Silveira, Milene
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes Carneiro, Mára Lúcia
Selbach Silveira, Milene
dc.subject.none.fl_str_mv


description A expansão da educação a distância e o avanço dos recursos tecnológicos traz consigo o desafio da estruturação de materiais didáticos adequados para apoiar as ações pedagógicas nesses cursos. Neste contexto encontra-se a proposta de materiais didáticos estruturados como “Objetos de Aprendizagem” (OAs). Considera-se, aqui, que, para além de um material digital, um OA precisa funcionar como um elemento facilitador do processo de ensino e de aprendizado; para que isso ocorra, ele deve explicitar seus objetivos pedagógicos e ser estruturado de tal forma que seja autocontido (no que se refere ao conteúdo abordado), permitindo ser reusado em outras atividades ou cursos, para além daquela para o qual foi projetado. Com foco na explicitação de seus objetivos pedagógicos, este artigo apresenta a análise de um conjunto de 65 objetos de aprendizagem produzidos no Núcleo de Apoio à Educação a Distância (NAPEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), discutindo os achados desta pesquisa e o ponto de vista de alguns dos diferentes atores envolvidos no processo de produção e uso desses OAs
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38662
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38662/24346
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38662/30419
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 235-260
Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 235-260
Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 235-260
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897114640384