Pedagogias da Imprensa Negra: entre fragmentos biográficos e fotogravuras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zubaran, Maria Angélica
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43561
Resumo: Este artigo investiga as pedagogias do jornal de imprensa negra O Exemplo, nas primeiras décadas do século XX. O objetivo central é analisar os fragmentos biográficos e as fotogravuras que os jornalistas do jornal O Exemplo produziram e fizeram circular  sobre  afrodescendentes. Inicialmente, apresento o jornal O Exemplo e discuto a positividade pedagógica da mídia e a noção de pedagogia. Em segundo lugar, aproprio-me dos argumentos de Stuart Hall, para analisar as fotogravuras de afrodescendentes veiculadas pelo jornal e também abordo diferentes perspectivas analíticas sobre o uso da fotografia. Finalmente, procuro demonstrar que tanto os fragmentos biográficos quanto as fotogravuras do jornal O Exemplo foram estrategicamente produzidos para disseminar pedagogias e construir modelos de negros com os quais os afrodescendentes poderiam se identificar e construir sua autoestima.
id UFPR-4_c569e1320b001b2028b36ae8cd18d072
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/43561
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Pedagogias da Imprensa Negra: entre fragmentos biográficos e fotogravurasEducação; Tópicos Específicos de EducaçãoImprensa Negra; Fragmentos Biográficos; Fotogravuras; PedagogiasPedagogias da Impressa / FotogravurasEste artigo investiga as pedagogias do jornal de imprensa negra O Exemplo, nas primeiras décadas do século XX. O objetivo central é analisar os fragmentos biográficos e as fotogravuras que os jornalistas do jornal O Exemplo produziram e fizeram circular  sobre  afrodescendentes. Inicialmente, apresento o jornal O Exemplo e discuto a positividade pedagógica da mídia e a noção de pedagogia. Em segundo lugar, aproprio-me dos argumentos de Stuart Hall, para analisar as fotogravuras de afrodescendentes veiculadas pelo jornal e também abordo diferentes perspectivas analíticas sobre o uso da fotografia. Finalmente, procuro demonstrar que tanto os fragmentos biográficos quanto as fotogravuras do jornal O Exemplo foram estrategicamente produzidos para disseminar pedagogias e construir modelos de negros com os quais os afrodescendentes poderiam se identificar e construir sua autoestima.UFPRMINC/Universidade Federal de Perambuco/FundajZubaran, Maria Angélica2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43561Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 215-229Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 215-229Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 215-2291984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43561/28516https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43561/30308Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:04:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/43561Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:04:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogias da Imprensa Negra: entre fragmentos biográficos e fotogravuras
title Pedagogias da Imprensa Negra: entre fragmentos biográficos e fotogravuras
spellingShingle Pedagogias da Imprensa Negra: entre fragmentos biográficos e fotogravuras
Zubaran, Maria Angélica
Educação; Tópicos Específicos de Educação
Imprensa Negra; Fragmentos Biográficos; Fotogravuras; Pedagogias
Pedagogias da Impressa / Fotogravuras
title_short Pedagogias da Imprensa Negra: entre fragmentos biográficos e fotogravuras
title_full Pedagogias da Imprensa Negra: entre fragmentos biográficos e fotogravuras
title_fullStr Pedagogias da Imprensa Negra: entre fragmentos biográficos e fotogravuras
title_full_unstemmed Pedagogias da Imprensa Negra: entre fragmentos biográficos e fotogravuras
title_sort Pedagogias da Imprensa Negra: entre fragmentos biográficos e fotogravuras
author Zubaran, Maria Angélica
author_facet Zubaran, Maria Angélica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MINC/Universidade Federal de Perambuco/Fundaj
dc.contributor.author.fl_str_mv Zubaran, Maria Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tópicos Específicos de Educação
Imprensa Negra; Fragmentos Biográficos; Fotogravuras; Pedagogias
Pedagogias da Impressa / Fotogravuras
topic Educação; Tópicos Específicos de Educação
Imprensa Negra; Fragmentos Biográficos; Fotogravuras; Pedagogias
Pedagogias da Impressa / Fotogravuras
description Este artigo investiga as pedagogias do jornal de imprensa negra O Exemplo, nas primeiras décadas do século XX. O objetivo central é analisar os fragmentos biográficos e as fotogravuras que os jornalistas do jornal O Exemplo produziram e fizeram circular  sobre  afrodescendentes. Inicialmente, apresento o jornal O Exemplo e discuto a positividade pedagógica da mídia e a noção de pedagogia. Em segundo lugar, aproprio-me dos argumentos de Stuart Hall, para analisar as fotogravuras de afrodescendentes veiculadas pelo jornal e também abordo diferentes perspectivas analíticas sobre o uso da fotografia. Finalmente, procuro demonstrar que tanto os fragmentos biográficos quanto as fotogravuras do jornal O Exemplo foram estrategicamente produzidos para disseminar pedagogias e construir modelos de negros com os quais os afrodescendentes poderiam se identificar e construir sua autoestima.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43561
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43561/28516
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43561/30308
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 215-229
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 215-229
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 215-229
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902771707904