Escola de homens de ciências: a Academia Científica do Rio de Janeiro, 1772-1779

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Vera Regina Beltrão
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2237
Resumo: O presente trabalho trata da Academia Científica do Rio de Janeiro como escola na qual formavam-se homens de ciências. Espaço de ensino e aprendizagem, caracterizava-se como um local no qual se observava a natureza, fazia-se experimentos, debatia-se achados, socializava-se informações e reflexões políticas, oportunizando formação teórico-prática aos seus partícipes. Funcionando como associação ligada ao vice-reinado, extrapolava o papel de subsidiar o Reino em temas atinentes à melhor exploração econômica da colônia, desempenhando também funções de cunho educativo ao possibilitar a circulação de uma cultura científica via aprendizado das ciências da natureza, denotando a chegada da ilustração em terras brasílicas. School of science men: the Scientific Academy of Rio de Janeiro, 1772-1779Abstract This work focuses Scientific Academy of Rio de Janeiro as a school that graduated men of science. That was a teaching and learning place characterized by practices of nature observation, experiment making, discovering debate, information socialization and political thought, which gave opportunity of theoretic and practical formation to its participants. Working as an association linked to the Vice-Kingdom, the Academy extrapolated the role of producer of information related to the best economic exploration of the colony and developed functions of educative nature in a way it enabled circulation of a scientific culture related to natural sciences, denoting illustration arriving to Brazilian land.
id UFPR-4_c5d23ac73db5ca4a98d0ee47547acd88
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2237
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Escola de homens de ciências: a Academia Científica do Rio de Janeiro, 1772-1779escolas de ciência; academias setecentistas; natureza brasílica; Science school; XVII Century Academies; Brazilian nature. O presente trabalho trata da Academia Científica do Rio de Janeiro como escola na qual formavam-se homens de ciências. Espaço de ensino e aprendizagem, caracterizava-se como um local no qual se observava a natureza, fazia-se experimentos, debatia-se achados, socializava-se informações e reflexões políticas, oportunizando formação teórico-prática aos seus partícipes. Funcionando como associação ligada ao vice-reinado, extrapolava o papel de subsidiar o Reino em temas atinentes à melhor exploração econômica da colônia, desempenhando também funções de cunho educativo ao possibilitar a circulação de uma cultura científica via aprendizado das ciências da natureza, denotando a chegada da ilustração em terras brasílicas. School of science men: the Scientific Academy of Rio de Janeiro, 1772-1779Abstract This work focuses Scientific Academy of Rio de Janeiro as a school that graduated men of science. That was a teaching and learning place characterized by practices of nature observation, experiment making, discovering debate, information socialization and political thought, which gave opportunity of theoretic and practical formation to its participants. Working as an association linked to the Vice-Kingdom, the Academy extrapolated the role of producer of information related to the best economic exploration of the colony and developed functions of educative nature in a way it enabled circulation of a scientific culture related to natural sciences, denoting illustration arriving to Brazilian land. UFPR2005-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2237Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 39-57Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 39-57Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 39-571984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2237/1869https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2237/31519Marques, Vera Regina Beltrãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:14:11Zoai:revistas.ufpr.br:article/2237Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:14:11Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola de homens de ciências: a Academia Científica do Rio de Janeiro, 1772-1779
title Escola de homens de ciências: a Academia Científica do Rio de Janeiro, 1772-1779
spellingShingle Escola de homens de ciências: a Academia Científica do Rio de Janeiro, 1772-1779
Marques, Vera Regina Beltrão
escolas de ciência; academias setecentistas; natureza brasílica; Science school; XVII Century Academies; Brazilian nature.
title_short Escola de homens de ciências: a Academia Científica do Rio de Janeiro, 1772-1779
title_full Escola de homens de ciências: a Academia Científica do Rio de Janeiro, 1772-1779
title_fullStr Escola de homens de ciências: a Academia Científica do Rio de Janeiro, 1772-1779
title_full_unstemmed Escola de homens de ciências: a Academia Científica do Rio de Janeiro, 1772-1779
title_sort Escola de homens de ciências: a Academia Científica do Rio de Janeiro, 1772-1779
author Marques, Vera Regina Beltrão
author_facet Marques, Vera Regina Beltrão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Vera Regina Beltrão
dc.subject.por.fl_str_mv escolas de ciência; academias setecentistas; natureza brasílica; Science school; XVII Century Academies; Brazilian nature.
topic escolas de ciência; academias setecentistas; natureza brasílica; Science school; XVII Century Academies; Brazilian nature.
description O presente trabalho trata da Academia Científica do Rio de Janeiro como escola na qual formavam-se homens de ciências. Espaço de ensino e aprendizagem, caracterizava-se como um local no qual se observava a natureza, fazia-se experimentos, debatia-se achados, socializava-se informações e reflexões políticas, oportunizando formação teórico-prática aos seus partícipes. Funcionando como associação ligada ao vice-reinado, extrapolava o papel de subsidiar o Reino em temas atinentes à melhor exploração econômica da colônia, desempenhando também funções de cunho educativo ao possibilitar a circulação de uma cultura científica via aprendizado das ciências da natureza, denotando a chegada da ilustração em terras brasílicas. School of science men: the Scientific Academy of Rio de Janeiro, 1772-1779Abstract This work focuses Scientific Academy of Rio de Janeiro as a school that graduated men of science. That was a teaching and learning place characterized by practices of nature observation, experiment making, discovering debate, information socialization and political thought, which gave opportunity of theoretic and practical formation to its participants. Working as an association linked to the Vice-Kingdom, the Academy extrapolated the role of producer of information related to the best economic exploration of the colony and developed functions of educative nature in a way it enabled circulation of a scientific culture related to natural sciences, denoting illustration arriving to Brazilian land.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2237
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2237/1869
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2237/31519
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 39-57
Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 39-57
Educar em Revista; v. 21, n. 25 (2005); p. 39-57
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898126516224