A civilização escolar pelos compêndios didáticos de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boto, Carlota
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58075
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade averiguar aspectos concernentes aocotidiano escolar por sua dimensão ritual. A hipótese da educação escolarcomo rito de iniciação será o foco norteador da pesquisa. Nesse sentido, osdocumentos trabalhados foram variados, contemplando fundamentalmente,para os casos de Portugal e do Brasil, livros didáticos de formação de professores.Quando se observam os modos de ensino, constata-se a força daestatura cultural da escola. Se a disposição de um sistema de ensino codificanormas de agir para a estrutura da rede escolar, há aspectos, no domínio daescola, que extrapolam as prescrições normativas dos programas oficiaise das diretrizes que contam como ou o quê se deverá ensinar. Portanto,é possível dizer que nem tudo que a escola faz estava previsto para queela o fizesse. Os compêndios dirigidos à escola primária e à formação deprofessores, em sua dimensão histórica, são, por óbvio, reveladores de umdado processo psíquico civilizador. Nesses, a palavra é dirigida à regulaçãode comportamentos.
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