A civilização escolar pelos compêndios didáticos de formação de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58075 |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade averiguar aspectos concernentes aocotidiano escolar por sua dimensão ritual. A hipótese da educação escolarcomo rito de iniciação será o foco norteador da pesquisa. Nesse sentido, osdocumentos trabalhados foram variados, contemplando fundamentalmente,para os casos de Portugal e do Brasil, livros didáticos de formação de professores.Quando se observam os modos de ensino, constata-se a força daestatura cultural da escola. Se a disposição de um sistema de ensino codificanormas de agir para a estrutura da rede escolar, há aspectos, no domínio daescola, que extrapolam as prescrições normativas dos programas oficiaise das diretrizes que contam como ou o quê se deverá ensinar. Portanto,é possível dizer que nem tudo que a escola faz estava previsto para queela o fizesse. Os compêndios dirigidos à escola primária e à formação deprofessores, em sua dimensão histórica, são, por óbvio, reveladores de umdado processo psíquico civilizador. Nesses, a palavra é dirigida à regulaçãode comportamentos. |
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A civilização escolar pelos compêndios didáticos de formação de professoresEducação; História da EducaçãoHistória da Educação; livros didáticos; ensino; cultura escolar; didática.História da EducaçãoO presente trabalho tem por finalidade averiguar aspectos concernentes aocotidiano escolar por sua dimensão ritual. A hipótese da educação escolarcomo rito de iniciação será o foco norteador da pesquisa. Nesse sentido, osdocumentos trabalhados foram variados, contemplando fundamentalmente,para os casos de Portugal e do Brasil, livros didáticos de formação de professores.Quando se observam os modos de ensino, constata-se a força daestatura cultural da escola. Se a disposição de um sistema de ensino codificanormas de agir para a estrutura da rede escolar, há aspectos, no domínio daescola, que extrapolam as prescrições normativas dos programas oficiaise das diretrizes que contam como ou o quê se deverá ensinar. Portanto,é possível dizer que nem tudo que a escola faz estava previsto para queela o fizesse. Os compêndios dirigidos à escola primária e à formação deprofessores, em sua dimensão histórica, são, por óbvio, reveladores de umdado processo psíquico civilizador. Nesses, a palavra é dirigida à regulaçãode comportamentos.UFPRCNPqBoto, Carlota2018-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58075Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.155-178Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.155-178Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.155-1781984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58075/35912https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58075/35913Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-16T02:51:48Zoai:revistas.ufpr.br:article/58075Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-08-16T02:51:48Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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