Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelo, Claudia Laus
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lins, Romulo Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44134
Resumo: A discussão que trazemos neste artigo é parte de nossa leitura das falas de alunos que frequentavam os anos finais do ensino fundamental em 2009 e 2010. Temos como objetivo evidenciar os significados que eles produziram para a escola à luz das noções de significado, objeto, legitimidade e espaço comunicativo que fazem parte do Modelo dos Campos Semânticos e de um ensaio da história de Peter Pan, que nos permitiu distinguir que quando os alunos falam sobre a escola os significados que eles produzem, de que a escola é importante para o futuro deles, vão em direção ao Mundo dos Adultos. Mas, quando eles se colocam dentro da escola, suas falas contemplam o encontro com os amigos e a hora do recreio, aproximando-se mais da lógica da Terra do Nunca.
id UFPR-4_ce3453c668ac22ed71274299e5cf6bbb
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/44134
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do NuncaEducação; Fundamentos da EducaçãoEscola; Alunos; Significado; Objeto; Espaço comunicativoSociologia da EducaçãoA discussão que trazemos neste artigo é parte de nossa leitura das falas de alunos que frequentavam os anos finais do ensino fundamental em 2009 e 2010. Temos como objetivo evidenciar os significados que eles produziram para a escola à luz das noções de significado, objeto, legitimidade e espaço comunicativo que fazem parte do Modelo dos Campos Semânticos e de um ensaio da história de Peter Pan, que nos permitiu distinguir que quando os alunos falam sobre a escola os significados que eles produzem, de que a escola é importante para o futuro deles, vão em direção ao Mundo dos Adultos. Mas, quando eles se colocam dentro da escola, suas falas contemplam o encontro com os amigos e a hora do recreio, aproximando-se mais da lógica da Terra do Nunca.UFPRAngelo, Claudia LausLins, Romulo Campos2017-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44134Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 165-180Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 165-180Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 165-1801984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44134/29853https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44134/30229Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:01:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/44134Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:01:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca
title Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca
spellingShingle Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca
Angelo, Claudia Laus
Educação; Fundamentos da Educação
Escola; Alunos; Significado; Objeto; Espaço comunicativo
Sociologia da Educação
title_short Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca
title_full Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca
title_fullStr Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca
title_full_unstemmed Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca
title_sort Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca
author Angelo, Claudia Laus
author_facet Angelo, Claudia Laus
Lins, Romulo Campos
author_role author
author2 Lins, Romulo Campos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelo, Claudia Laus
Lins, Romulo Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação
Escola; Alunos; Significado; Objeto; Espaço comunicativo
Sociologia da Educação
topic Educação; Fundamentos da Educação
Escola; Alunos; Significado; Objeto; Espaço comunicativo
Sociologia da Educação
description A discussão que trazemos neste artigo é parte de nossa leitura das falas de alunos que frequentavam os anos finais do ensino fundamental em 2009 e 2010. Temos como objetivo evidenciar os significados que eles produziram para a escola à luz das noções de significado, objeto, legitimidade e espaço comunicativo que fazem parte do Modelo dos Campos Semânticos e de um ensaio da história de Peter Pan, que nos permitiu distinguir que quando os alunos falam sobre a escola os significados que eles produzem, de que a escola é importante para o futuro deles, vão em direção ao Mundo dos Adultos. Mas, quando eles se colocam dentro da escola, suas falas contemplam o encontro com os amigos e a hora do recreio, aproximando-se mais da lógica da Terra do Nunca.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44134
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44134/29853
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44134/30229
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 165-180
Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 165-180
Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 165-180
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894203793408