Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44134 |
Resumo: | A discussão que trazemos neste artigo é parte de nossa leitura das falas de alunos que frequentavam os anos finais do ensino fundamental em 2009 e 2010. Temos como objetivo evidenciar os significados que eles produziram para a escola à luz das noções de significado, objeto, legitimidade e espaço comunicativo que fazem parte do Modelo dos Campos Semânticos e de um ensaio da história de Peter Pan, que nos permitiu distinguir que quando os alunos falam sobre a escola os significados que eles produzem, de que a escola é importante para o futuro deles, vão em direção ao Mundo dos Adultos. Mas, quando eles se colocam dentro da escola, suas falas contemplam o encontro com os amigos e a hora do recreio, aproximando-se mais da lógica da Terra do Nunca. |
id |
UFPR-4_ce3453c668ac22ed71274299e5cf6bbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/44134 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do NuncaEducação; Fundamentos da EducaçãoEscola; Alunos; Significado; Objeto; Espaço comunicativoSociologia da EducaçãoA discussão que trazemos neste artigo é parte de nossa leitura das falas de alunos que frequentavam os anos finais do ensino fundamental em 2009 e 2010. Temos como objetivo evidenciar os significados que eles produziram para a escola à luz das noções de significado, objeto, legitimidade e espaço comunicativo que fazem parte do Modelo dos Campos Semânticos e de um ensaio da história de Peter Pan, que nos permitiu distinguir que quando os alunos falam sobre a escola os significados que eles produzem, de que a escola é importante para o futuro deles, vão em direção ao Mundo dos Adultos. Mas, quando eles se colocam dentro da escola, suas falas contemplam o encontro com os amigos e a hora do recreio, aproximando-se mais da lógica da Terra do Nunca.UFPRAngelo, Claudia LausLins, Romulo Campos2017-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44134Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 165-180Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 165-180Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 165-1801984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44134/29853https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44134/30229Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:01:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/44134Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:01:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca |
title |
Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca |
spellingShingle |
Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca Angelo, Claudia Laus Educação; Fundamentos da Educação Escola; Alunos; Significado; Objeto; Espaço comunicativo Sociologia da Educação |
title_short |
Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca |
title_full |
Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca |
title_fullStr |
Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca |
title_full_unstemmed |
Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca |
title_sort |
Alunos falam sobre a escola: do Mundo dos Adultos à Terra do Nunca |
author |
Angelo, Claudia Laus |
author_facet |
Angelo, Claudia Laus Lins, Romulo Campos |
author_role |
author |
author2 |
Lins, Romulo Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angelo, Claudia Laus Lins, Romulo Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da Educação Escola; Alunos; Significado; Objeto; Espaço comunicativo Sociologia da Educação |
topic |
Educação; Fundamentos da Educação Escola; Alunos; Significado; Objeto; Espaço comunicativo Sociologia da Educação |
description |
A discussão que trazemos neste artigo é parte de nossa leitura das falas de alunos que frequentavam os anos finais do ensino fundamental em 2009 e 2010. Temos como objetivo evidenciar os significados que eles produziram para a escola à luz das noções de significado, objeto, legitimidade e espaço comunicativo que fazem parte do Modelo dos Campos Semânticos e de um ensaio da história de Peter Pan, que nos permitiu distinguir que quando os alunos falam sobre a escola os significados que eles produzem, de que a escola é importante para o futuro deles, vão em direção ao Mundo dos Adultos. Mas, quando eles se colocam dentro da escola, suas falas contemplam o encontro com os amigos e a hora do recreio, aproximando-se mais da lógica da Terra do Nunca. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44134 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44134/29853 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44134/30229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 165-180 Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 165-180 Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 165-180 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894203793408 |