Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25966 |
Resumo: | Apresentamos por meio deste artigo o resultado de uma investigação realizada com professores regentes de escolas públicas do município de Cáceres-MT. O texto é parte de uma pesquisa realizada, sob o título, O Estágio Supervisionado na Formação Docente: a prática pedagógica dos estagiários a partir da visão dos professores regentes das escolas-campo. Em nossas análises apresentamos a concepção de estágio presente no pensamento dos professores regentes e a avaliação que tais docentes fazem quanto aos aspectos que consideram positivos no estágio. A metodologia utilizada tem como pressuposto de investigação, a pesquisa qualitativa, com a aplicação de um questionário a 62 professores regentes das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Cáceres-MT. As perspectivas aqui apontadas nos remetem para a compreensão dos desafios enfrentados na formação docente por intermédio da relação que se estabelece entre a escola e a universidade por ocasião da realização do Estágio Supervisionado. |
id |
UFPR-4_ceb49d3e80eaf2da21ab033f92951709 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/25966 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolaresEducaçãoEstágio supervisionado; formação de professores; prática docenteFormação de professores Apresentamos por meio deste artigo o resultado de uma investigação realizada com professores regentes de escolas públicas do município de Cáceres-MT. O texto é parte de uma pesquisa realizada, sob o título, O Estágio Supervisionado na Formação Docente: a prática pedagógica dos estagiários a partir da visão dos professores regentes das escolas-campo. Em nossas análises apresentamos a concepção de estágio presente no pensamento dos professores regentes e a avaliação que tais docentes fazem quanto aos aspectos que consideram positivos no estágio. A metodologia utilizada tem como pressuposto de investigação, a pesquisa qualitativa, com a aplicação de um questionário a 62 professores regentes das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Cáceres-MT. As perspectivas aqui apontadas nos remetem para a compreensão dos desafios enfrentados na formação docente por intermédio da relação que se estabelece entre a escola e a universidade por ocasião da realização do Estágio Supervisionado.UFPRFAPEMAT (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso)Milanesi, Irton2012-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25966Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 209-227Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 209-227Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 209-2271984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25966/19529https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25966/30807info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:45:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/25966Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:45:37Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares |
title |
Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares |
spellingShingle |
Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares Milanesi, Irton Educação Estágio supervisionado; formação de professores; prática docente Formação de professores |
title_short |
Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares |
title_full |
Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares |
title_fullStr |
Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares |
title_full_unstemmed |
Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares |
title_sort |
Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares |
author |
Milanesi, Irton |
author_facet |
Milanesi, Irton |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPEMAT (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milanesi, Irton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estágio supervisionado; formação de professores; prática docente Formação de professores |
topic |
Educação Estágio supervisionado; formação de professores; prática docente Formação de professores |
description |
Apresentamos por meio deste artigo o resultado de uma investigação realizada com professores regentes de escolas públicas do município de Cáceres-MT. O texto é parte de uma pesquisa realizada, sob o título, O Estágio Supervisionado na Formação Docente: a prática pedagógica dos estagiários a partir da visão dos professores regentes das escolas-campo. Em nossas análises apresentamos a concepção de estágio presente no pensamento dos professores regentes e a avaliação que tais docentes fazem quanto aos aspectos que consideram positivos no estágio. A metodologia utilizada tem como pressuposto de investigação, a pesquisa qualitativa, com a aplicação de um questionário a 62 professores regentes das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Cáceres-MT. As perspectivas aqui apontadas nos remetem para a compreensão dos desafios enfrentados na formação docente por intermédio da relação que se estabelece entre a escola e a universidade por ocasião da realização do Estágio Supervisionado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25966 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25966/19529 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25966/30807 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 209-227 Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 209-227 Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 209-227 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897537216512 |