Repetência e reprovação na implementação da escola graduada: emergência e significados históricos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74535 |
Resumo: | O artigo busca investigar a emergência da reprovação e da repetência escolarnos primeiros anos de implementação da escola graduada, em Minas Gerais.Procura-se apreender sua ocorrência e os significados que lhes eram atribuídospelos profissionais da Educação de uma escola primária: o Grupo EscolarPaula Rocha, na cidade de Sabará/MG. Entendemos que tais fenômenosrelacionam-se com a organização da escola graduada, no interior de umacultura escolar fundada na homogeneização das turmas e na complexificaçãodos processos avaliativos. O corpus documental foi constituído pela legislaçãoeducacional, relatórios de direção e inspeção, atas de exames, termos depromoção e livros de matrículas. Verificou-se no período analisado, entre1907 e 1930, que reprovação e repetência eram concentradas no 1º Anoescolar, sendo compreendidas como fenômenos distintos. A repetênciaconstituía recurso didático que procurava garantir a aprendizagem dianteda extensão do Programa de Ensino e a pouca idade dos estudantes. Estaseram também as justificativas para a reprovação, que incidia mesmo entrealunos aprovados nos exames finais. Verificou-se a criação, pela escola, deestratégias de organização seriada e de avaliação que buscassem garantir aaprendizagem e facilitassem a homogeneização das turmas. |
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