Os adolescentes e a leitura literária por opção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Mello Sanfelici, Aline
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: da Silva, Fábio Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38946
Resumo: Este estudo investiga o comportamento literário de adolescentes que buscam literatura por opção própria, ou seja, além daquela exigida pela escola. Analisando questionários respondidos por 92 alunos com idade entre 10 e 17 anos na cidade de Londrina, Paraná, buscamos traçar um perfil dos leitores voluntários, assim como observar diferenças entre os interesses de leitura dos jovens e os interesses de ensino do currículo escolar. A partir dessas constatações, finalizamos nosso estudo trazendo algumas considerações práticas sobre como mediar harmoniosamente o conflito entre essas diferenças de interesses, tomando como ponto de partida o trabalho de Jobim (2009), entre outros. Destacamos que as considerações apresentadas podem aplicar-se a outros contextos dentro e fora do Brasil.PALAVRAS-CHAVE: Adolescentes; leitura literária; conflito de interesses.
id UFPR-4_cf784a928b8a0c91b0beeffaac7eb65a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/38946
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Os adolescentes e a leitura literária por opçãoEste estudo investiga o comportamento literário de adolescentes que buscam literatura por opção própria, ou seja, além daquela exigida pela escola. Analisando questionários respondidos por 92 alunos com idade entre 10 e 17 anos na cidade de Londrina, Paraná, buscamos traçar um perfil dos leitores voluntários, assim como observar diferenças entre os interesses de leitura dos jovens e os interesses de ensino do currículo escolar. A partir dessas constatações, finalizamos nosso estudo trazendo algumas considerações práticas sobre como mediar harmoniosamente o conflito entre essas diferenças de interesses, tomando como ponto de partida o trabalho de Jobim (2009), entre outros. Destacamos que as considerações apresentadas podem aplicar-se a outros contextos dentro e fora do Brasil.PALAVRAS-CHAVE: Adolescentes; leitura literária; conflito de interesses.UFPRCAPESde Mello Sanfelici, Alineda Silva, Fábio Luiz2015-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38946Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 191-204Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 191-204Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 191-2041984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38946/26346https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38946/30360info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/38946Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os adolescentes e a leitura literária por opção
title Os adolescentes e a leitura literária por opção
spellingShingle Os adolescentes e a leitura literária por opção
de Mello Sanfelici, Aline
title_short Os adolescentes e a leitura literária por opção
title_full Os adolescentes e a leitura literária por opção
title_fullStr Os adolescentes e a leitura literária por opção
title_full_unstemmed Os adolescentes e a leitura literária por opção
title_sort Os adolescentes e a leitura literária por opção
author de Mello Sanfelici, Aline
author_facet de Mello Sanfelici, Aline
da Silva, Fábio Luiz
author_role author
author2 da Silva, Fábio Luiz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv de Mello Sanfelici, Aline
da Silva, Fábio Luiz
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este estudo investiga o comportamento literário de adolescentes que buscam literatura por opção própria, ou seja, além daquela exigida pela escola. Analisando questionários respondidos por 92 alunos com idade entre 10 e 17 anos na cidade de Londrina, Paraná, buscamos traçar um perfil dos leitores voluntários, assim como observar diferenças entre os interesses de leitura dos jovens e os interesses de ensino do currículo escolar. A partir dessas constatações, finalizamos nosso estudo trazendo algumas considerações práticas sobre como mediar harmoniosamente o conflito entre essas diferenças de interesses, tomando como ponto de partida o trabalho de Jobim (2009), entre outros. Destacamos que as considerações apresentadas podem aplicar-se a outros contextos dentro e fora do Brasil.PALAVRAS-CHAVE: Adolescentes; leitura literária; conflito de interesses.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38946
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38946/26346
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38946/30360
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 191-204
Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 191-204
Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 191-204
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902762270720