Rotina de famílias de crianças com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Souza da Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pontes, Fernando Augusto Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44688
Resumo: A paralisia cerebral (PC) é ocasionada por uma lesão neurológica que afeta o cérebro em seu desenvolvimento inicial, produzindo consequências, essencialmente, motoras, porém, dependendo da área lesionada, o indivíduo pode apresentar comprometimento cognitivo. Crianças com essa deficiência necessitam de cuidados especiais e exigem das famílias uma reestruturação que possibilite o desenvolvimento adequado desses indivíduos. Tendo isto como base investigou-se a rotina de famílias com crianças diagnosticadas com paralisia cerebral. Foi aplicado o Inventário de Rotina (IR) a três mães de crianças com PC atendidas no Serviço Caminhar, do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, de Belém do Pará. Os resultados apontaram que mães de crianças com PC tendem a dispor a maior parte do seu tempo aos cuidados com o filho em detrimento do tempo de dedicação a elas mesmas, incluindo cuidados com sua saúde. Este padrão comportamental é gerado por influência dos níveis de comprometimento motor e de autonomia da criança – quanto maior o nível de comprometimento motor, menor o nível de autonomia e maior é a sobrecarga de cuidado da mãe.
id UFPR-4_cf97f70c2178fb167a3e06b9c91d50df
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/44688
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Rotina de famílias de crianças com paralisia cerebralEducaçãoRotinas, famílias, paralisia cerebralEducaçãoA paralisia cerebral (PC) é ocasionada por uma lesão neurológica que afeta o cérebro em seu desenvolvimento inicial, produzindo consequências, essencialmente, motoras, porém, dependendo da área lesionada, o indivíduo pode apresentar comprometimento cognitivo. Crianças com essa deficiência necessitam de cuidados especiais e exigem das famílias uma reestruturação que possibilite o desenvolvimento adequado desses indivíduos. Tendo isto como base investigou-se a rotina de famílias com crianças diagnosticadas com paralisia cerebral. Foi aplicado o Inventário de Rotina (IR) a três mães de crianças com PC atendidas no Serviço Caminhar, do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, de Belém do Pará. Os resultados apontaram que mães de crianças com PC tendem a dispor a maior parte do seu tempo aos cuidados com o filho em detrimento do tempo de dedicação a elas mesmas, incluindo cuidados com sua saúde. Este padrão comportamental é gerado por influência dos níveis de comprometimento motor e de autonomia da criança – quanto maior o nível de comprometimento motor, menor o nível de autonomia e maior é a sobrecarga de cuidado da mãe.UFPRSilva, Simone Souza da CostaPontes, Fernando Augusto Ramos2016-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44688Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 65-78Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 65-78Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 65-781984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44688/27715https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44688/30322info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:04:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/44688Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:04:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Rotina de famílias de crianças com paralisia cerebral
title Rotina de famílias de crianças com paralisia cerebral
spellingShingle Rotina de famílias de crianças com paralisia cerebral
Silva, Simone Souza da Costa
Educação
Rotinas, famílias, paralisia cerebral
Educação
title_short Rotina de famílias de crianças com paralisia cerebral
title_full Rotina de famílias de crianças com paralisia cerebral
title_fullStr Rotina de famílias de crianças com paralisia cerebral
title_full_unstemmed Rotina de famílias de crianças com paralisia cerebral
title_sort Rotina de famílias de crianças com paralisia cerebral
author Silva, Simone Souza da Costa
author_facet Silva, Simone Souza da Costa
Pontes, Fernando Augusto Ramos
author_role author
author2 Pontes, Fernando Augusto Ramos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Simone Souza da Costa
Pontes, Fernando Augusto Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Rotinas, famílias, paralisia cerebral
Educação
topic Educação
Rotinas, famílias, paralisia cerebral
Educação
description A paralisia cerebral (PC) é ocasionada por uma lesão neurológica que afeta o cérebro em seu desenvolvimento inicial, produzindo consequências, essencialmente, motoras, porém, dependendo da área lesionada, o indivíduo pode apresentar comprometimento cognitivo. Crianças com essa deficiência necessitam de cuidados especiais e exigem das famílias uma reestruturação que possibilite o desenvolvimento adequado desses indivíduos. Tendo isto como base investigou-se a rotina de famílias com crianças diagnosticadas com paralisia cerebral. Foi aplicado o Inventário de Rotina (IR) a três mães de crianças com PC atendidas no Serviço Caminhar, do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, de Belém do Pará. Os resultados apontaram que mães de crianças com PC tendem a dispor a maior parte do seu tempo aos cuidados com o filho em detrimento do tempo de dedicação a elas mesmas, incluindo cuidados com sua saúde. Este padrão comportamental é gerado por influência dos níveis de comprometimento motor e de autonomia da criança – quanto maior o nível de comprometimento motor, menor o nível de autonomia e maior é a sobrecarga de cuidado da mãe.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44688
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44688/27715
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44688/30322
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 65-78
Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 65-78
Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 65-78
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902666850304