Circulação e estratégias da revista “O Jovem Luterano”: perspectiva transnacional e das histórias cruzadas (1950-1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weiduschadt, Patrícia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Albrecht, Elias Krüger
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87131
Resumo: O presente estudo tem como objetivo discutir um provável intercâmbio cultural entre jovens luteranos ligados ao Sínodo de Missouri em diferentes países do mundo. Tal intercâmbio foi veiculado pela revista “O Jovem Luterano” (1929-1970), periódico juvenil produzido no Brasil,  pelo Sínodo de Missouri, atual Igreja Evangélica Luterana do Brasil, para educar e orientar a vida social e religiosa dos seus jovens. O recorte temporal escolhido foi o das décadas de 1950-1970, por ser um período de circulação e estratégias que visavam fomentar esse intercâmbio. Assim, para efetivá-las, intensificou-se a propagação de tais práticas no impresso, sendo responsável por mediar a interlocução e as conexões de diferentes realidades juvenis luteranas. Por meio de suas páginas disseminaram-se estratégias, como planos de leituras, círculo de amizades, viagens de jovens, que possibilitaram conexões entre jovens de diferentes partes do mundo. Para a análise do corpus utilizou-se da teoria transnacional e das histórias cruzadas (WERNER; ZIMMERMANN, 2003; SCHWRIEWER; CARUSO, 2005), buscando compreender como as ideias e os princípios religiosos envolvidos na dinâmica foram reverberados no contexto brasileiro e como se deu a interconexão entre realidades. Pode-se afirmar que a instituição luterana do Sínodo de Missouri, por meio dos intercâmbios e das práticas adotadas no periódico em questão, buscou homogeneizar a formação cultural, educativa e moral das uniões juvenis, mas que, certamente, essas práticas foram recebidas e adaptadas de acordo com o contexto local.
id UFPR-4_d13571ecc2d70706d7e54888bbb96bae
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/87131
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Circulação e estratégias da revista “O Jovem Luterano”: perspectiva transnacional e das histórias cruzadas (1950-1970)Educação; Fundamentos da Educação; História da EducaçãoJuventude, Luteranismo, Transnacional, Histórias Cruzadas, Impresso.O presente estudo tem como objetivo discutir um provável intercâmbio cultural entre jovens luteranos ligados ao Sínodo de Missouri em diferentes países do mundo. Tal intercâmbio foi veiculado pela revista “O Jovem Luterano” (1929-1970), periódico juvenil produzido no Brasil,  pelo Sínodo de Missouri, atual Igreja Evangélica Luterana do Brasil, para educar e orientar a vida social e religiosa dos seus jovens. O recorte temporal escolhido foi o das décadas de 1950-1970, por ser um período de circulação e estratégias que visavam fomentar esse intercâmbio. Assim, para efetivá-las, intensificou-se a propagação de tais práticas no impresso, sendo responsável por mediar a interlocução e as conexões de diferentes realidades juvenis luteranas. Por meio de suas páginas disseminaram-se estratégias, como planos de leituras, círculo de amizades, viagens de jovens, que possibilitaram conexões entre jovens de diferentes partes do mundo. Para a análise do corpus utilizou-se da teoria transnacional e das histórias cruzadas (WERNER; ZIMMERMANN, 2003; SCHWRIEWER; CARUSO, 2005), buscando compreender como as ideias e os princípios religiosos envolvidos na dinâmica foram reverberados no contexto brasileiro e como se deu a interconexão entre realidades. Pode-se afirmar que a instituição luterana do Sínodo de Missouri, por meio dos intercâmbios e das práticas adotadas no periódico em questão, buscou homogeneizar a formação cultural, educativa e moral das uniões juvenis, mas que, certamente, essas práticas foram recebidas e adaptadas de acordo com o contexto local.UFPRWeiduschadt, PatríciaAlbrecht, Elias Krüger2023-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87131Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87131Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87131Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e871311984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87131/50456https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87131/50457Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:16:20Zoai:revistas.ufpr.br:article/87131Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:16:20Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Circulação e estratégias da revista “O Jovem Luterano”: perspectiva transnacional e das histórias cruzadas (1950-1970)
title Circulação e estratégias da revista “O Jovem Luterano”: perspectiva transnacional e das histórias cruzadas (1950-1970)
spellingShingle Circulação e estratégias da revista “O Jovem Luterano”: perspectiva transnacional e das histórias cruzadas (1950-1970)
Weiduschadt, Patrícia
Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação
Juventude, Luteranismo, Transnacional, Histórias Cruzadas, Impresso.
title_short Circulação e estratégias da revista “O Jovem Luterano”: perspectiva transnacional e das histórias cruzadas (1950-1970)
title_full Circulação e estratégias da revista “O Jovem Luterano”: perspectiva transnacional e das histórias cruzadas (1950-1970)
title_fullStr Circulação e estratégias da revista “O Jovem Luterano”: perspectiva transnacional e das histórias cruzadas (1950-1970)
title_full_unstemmed Circulação e estratégias da revista “O Jovem Luterano”: perspectiva transnacional e das histórias cruzadas (1950-1970)
title_sort Circulação e estratégias da revista “O Jovem Luterano”: perspectiva transnacional e das histórias cruzadas (1950-1970)
author Weiduschadt, Patrícia
author_facet Weiduschadt, Patrícia
Albrecht, Elias Krüger
author_role author
author2 Albrecht, Elias Krüger
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Weiduschadt, Patrícia
Albrecht, Elias Krüger
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação
Juventude, Luteranismo, Transnacional, Histórias Cruzadas, Impresso.
topic Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação
Juventude, Luteranismo, Transnacional, Histórias Cruzadas, Impresso.
description O presente estudo tem como objetivo discutir um provável intercâmbio cultural entre jovens luteranos ligados ao Sínodo de Missouri em diferentes países do mundo. Tal intercâmbio foi veiculado pela revista “O Jovem Luterano” (1929-1970), periódico juvenil produzido no Brasil,  pelo Sínodo de Missouri, atual Igreja Evangélica Luterana do Brasil, para educar e orientar a vida social e religiosa dos seus jovens. O recorte temporal escolhido foi o das décadas de 1950-1970, por ser um período de circulação e estratégias que visavam fomentar esse intercâmbio. Assim, para efetivá-las, intensificou-se a propagação de tais práticas no impresso, sendo responsável por mediar a interlocução e as conexões de diferentes realidades juvenis luteranas. Por meio de suas páginas disseminaram-se estratégias, como planos de leituras, círculo de amizades, viagens de jovens, que possibilitaram conexões entre jovens de diferentes partes do mundo. Para a análise do corpus utilizou-se da teoria transnacional e das histórias cruzadas (WERNER; ZIMMERMANN, 2003; SCHWRIEWER; CARUSO, 2005), buscando compreender como as ideias e os princípios religiosos envolvidos na dinâmica foram reverberados no contexto brasileiro e como se deu a interconexão entre realidades. Pode-se afirmar que a instituição luterana do Sínodo de Missouri, por meio dos intercâmbios e das práticas adotadas no periódico em questão, buscou homogeneizar a formação cultural, educativa e moral das uniões juvenis, mas que, certamente, essas práticas foram recebidas e adaptadas de acordo com o contexto local.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87131
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87131
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87131/50456
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87131/50457
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87131
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87131
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87131
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900249882624