Ensino médico e legitimação: a presença da homeopatia na Faculdade de Medicina do Paraná nos anos 1910

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sigolo, Renata Palandri
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37812
Resumo: A memória construída a partir da fundação da Universidade do Paraná e de seu curso médico retrata um de seus idealizadores, Nilo Cairo, como um personagem com duas facetas distintas. Este texto procura analisar como esta memória fragmentada nos impede de entender a implantação da Faculdade de Medicina do Paraná como um projeto que se harmoniza com o debate da medicina homeopática do início do século XX, suas estratégias de legitimação e os anseios de Nilo Cairo como homeopata.
id UFPR-4_d19e4173fb0ede286d59506d00ffabb4
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/37812
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Ensino médico e legitimação: a presença da homeopatia na Faculdade de Medicina do Paraná nos anos 1910A memória construída a partir da fundação da Universidade do Paraná e de seu curso médico retrata um de seus idealizadores, Nilo Cairo, como um personagem com duas facetas distintas. Este texto procura analisar como esta memória fragmentada nos impede de entender a implantação da Faculdade de Medicina do Paraná como um projeto que se harmoniza com o debate da medicina homeopática do início do século XX, suas estratégias de legitimação e os anseios de Nilo Cairo como homeopata.UFPRSigolo, Renata Palandri2014-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37812Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 19-35Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 19-35Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 19-351984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37812/23904https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37812/30589info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:07:43Zoai:revistas.ufpr.br:article/37812Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:07:43Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino médico e legitimação: a presença da homeopatia na Faculdade de Medicina do Paraná nos anos 1910
title Ensino médico e legitimação: a presença da homeopatia na Faculdade de Medicina do Paraná nos anos 1910
spellingShingle Ensino médico e legitimação: a presença da homeopatia na Faculdade de Medicina do Paraná nos anos 1910
Sigolo, Renata Palandri
title_short Ensino médico e legitimação: a presença da homeopatia na Faculdade de Medicina do Paraná nos anos 1910
title_full Ensino médico e legitimação: a presença da homeopatia na Faculdade de Medicina do Paraná nos anos 1910
title_fullStr Ensino médico e legitimação: a presença da homeopatia na Faculdade de Medicina do Paraná nos anos 1910
title_full_unstemmed Ensino médico e legitimação: a presença da homeopatia na Faculdade de Medicina do Paraná nos anos 1910
title_sort Ensino médico e legitimação: a presença da homeopatia na Faculdade de Medicina do Paraná nos anos 1910
author Sigolo, Renata Palandri
author_facet Sigolo, Renata Palandri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sigolo, Renata Palandri
dc.subject.none.fl_str_mv


description A memória construída a partir da fundação da Universidade do Paraná e de seu curso médico retrata um de seus idealizadores, Nilo Cairo, como um personagem com duas facetas distintas. Este texto procura analisar como esta memória fragmentada nos impede de entender a implantação da Faculdade de Medicina do Paraná como um projeto que se harmoniza com o debate da medicina homeopática do início do século XX, suas estratégias de legitimação e os anseios de Nilo Cairo como homeopata.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37812
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37812/23904
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37812/30589
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 19-35
Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 19-35
Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 19-35
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892817575936