Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goergen, Pedro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19085
Resumo: O ensaio examina a relação entre universidade e sociedade desde a perspectiva dos conceitos de educação instrumental e educação cidadã. Argumenta que a pertinência social da universidade deve responder ao critério de justiça social e democracia que suascontribuições visam incrementar. Restrito ao aspecto do ensino, sob o recorte conceitual a educação instrumental e educação cidadã, o texto sugere que não cabe à universidade promover uma educação instrumental focada apenas na adaptação dos estudantes à realidade socioeconômica, mas também, formar cidadãos autônomos, críticos e reflexivos, socialmente competentes. Palavras-chave: Universidade; pertinência social; educação instrumental; formação cidadã; subjetividade.
id UFPR-4_d4cea643de63219549127d07b2015a33
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/19085
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidadeO ensaio examina a relação entre universidade e sociedade desde a perspectiva dos conceitos de educação instrumental e educação cidadã. Argumenta que a pertinência social da universidade deve responder ao critério de justiça social e democracia que suascontribuições visam incrementar. Restrito ao aspecto do ensino, sob o recorte conceitual a educação instrumental e educação cidadã, o texto sugere que não cabe à universidade promover uma educação instrumental focada apenas na adaptação dos estudantes à realidade socioeconômica, mas também, formar cidadãos autônomos, críticos e reflexivos, socialmente competentes. Palavras-chave: Universidade; pertinência social; educação instrumental; formação cidadã; subjetividade.UFPRGoergen, Pedro2010-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19085Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 59-76Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 59-76Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 59-761984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19085/12465https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19085/31017info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:59:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/19085Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:59:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade
title Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade
spellingShingle Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade
Goergen, Pedro
title_short Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade
title_full Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade
title_fullStr Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade
title_full_unstemmed Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade
title_sort Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade
author Goergen, Pedro
author_facet Goergen, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Goergen, Pedro
dc.subject.none.fl_str_mv


description O ensaio examina a relação entre universidade e sociedade desde a perspectiva dos conceitos de educação instrumental e educação cidadã. Argumenta que a pertinência social da universidade deve responder ao critério de justiça social e democracia que suascontribuições visam incrementar. Restrito ao aspecto do ensino, sob o recorte conceitual a educação instrumental e educação cidadã, o texto sugere que não cabe à universidade promover uma educação instrumental focada apenas na adaptação dos estudantes à realidade socioeconômica, mas também, formar cidadãos autônomos, críticos e reflexivos, socialmente competentes. Palavras-chave: Universidade; pertinência social; educação instrumental; formação cidadã; subjetividade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19085
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19085/12465
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19085/31017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 59-76
Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 59-76
Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 59-76
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896587206656