Consciência fonológica e linguagem escrita: efeitos de um programa de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria José dos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Maluf, Maria Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20313
Resumo: A consciência fonológica, entendida como habilidade de reflexão e manipulação dos sons da fala, está relacionada ao êxito na aquisição da linguagem escrita. Esta pesquisa teve como objetivos avaliar a eficácia de um programa de intervenção para desenvolver habilidades metafonológicas e facilitar a aprendizagem da escrita em crianças falantes do português do Brasil. Participaram 90 crianças de 5 a 6 anos que frequentavam classes de alfabetização. Foi utilizado delineamento quase experimental em três fases: pré-teste, intervenção e pós-teste, com aplicação de provas às crianças. Os resultados mostraram que as habilidades metafonológicas têm papel facilitador no início do processo de aquisição da linguagem escrita e podem ser desenvolvidas por meio de programas de intervenção em diferentes condições de aplicação.
id UFPR-4_dae1930c5928424229989b6a4f27e7ef
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/20313
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Consciência fonológica e linguagem escrita: efeitos de um programa de intervençãoA consciência fonológica, entendida como habilidade de reflexão e manipulação dos sons da fala, está relacionada ao êxito na aquisição da linguagem escrita. Esta pesquisa teve como objetivos avaliar a eficácia de um programa de intervenção para desenvolver habilidades metafonológicas e facilitar a aprendizagem da escrita em crianças falantes do português do Brasil. Participaram 90 crianças de 5 a 6 anos que frequentavam classes de alfabetização. Foi utilizado delineamento quase experimental em três fases: pré-teste, intervenção e pós-teste, com aplicação de provas às crianças. Os resultados mostraram que as habilidades metafonológicas têm papel facilitador no início do processo de aquisição da linguagem escrita e podem ser desenvolvidas por meio de programas de intervenção em diferentes condições de aplicação.UFPRSantos, Maria José dosMaluf, Maria Regina2010-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20313Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 57-71Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 57-71Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 57-711984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20313/13457https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20313/30995info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:58:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/20313Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:58:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Consciência fonológica e linguagem escrita: efeitos de um programa de intervenção
title Consciência fonológica e linguagem escrita: efeitos de um programa de intervenção
spellingShingle Consciência fonológica e linguagem escrita: efeitos de um programa de intervenção
Santos, Maria José dos
title_short Consciência fonológica e linguagem escrita: efeitos de um programa de intervenção
title_full Consciência fonológica e linguagem escrita: efeitos de um programa de intervenção
title_fullStr Consciência fonológica e linguagem escrita: efeitos de um programa de intervenção
title_full_unstemmed Consciência fonológica e linguagem escrita: efeitos de um programa de intervenção
title_sort Consciência fonológica e linguagem escrita: efeitos de um programa de intervenção
author Santos, Maria José dos
author_facet Santos, Maria José dos
Maluf, Maria Regina
author_role author
author2 Maluf, Maria Regina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria José dos
Maluf, Maria Regina
dc.subject.none.fl_str_mv


description A consciência fonológica, entendida como habilidade de reflexão e manipulação dos sons da fala, está relacionada ao êxito na aquisição da linguagem escrita. Esta pesquisa teve como objetivos avaliar a eficácia de um programa de intervenção para desenvolver habilidades metafonológicas e facilitar a aprendizagem da escrita em crianças falantes do português do Brasil. Participaram 90 crianças de 5 a 6 anos que frequentavam classes de alfabetização. Foi utilizado delineamento quase experimental em três fases: pré-teste, intervenção e pós-teste, com aplicação de provas às crianças. Os resultados mostraram que as habilidades metafonológicas têm papel facilitador no início do processo de aquisição da linguagem escrita e podem ser desenvolvidas por meio de programas de intervenção em diferentes condições de aplicação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20313
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20313/13457
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20313/30995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 57-71
Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 57-71
Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 57-71
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711901995761664