Urbanidade e disciplinarização e o imigrante italiano nas relações sociais: o Método Facile
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2075 |
Resumo: | Este trabalho resulta de análise de textos que compõem o Método Facile, compreendendo-o como uma proposta educativa para imigrantes italianos no Brasil no início da república. Tal proposta se desenvolve por meio da possibilidade que tem o imigrante de aprender a língua portuguesa sem precisar de auxílio de professor, para o que esse método proporciona as devidas orientações. Ao mesmo tempo em que é permitido a esse imigrante a oportunidade de aprender a falar a língua portuguesa, são incutidas noções de civilidade, de cortesia, de abnegação com o trabalho, de devoção e de respeito a Deus. O Método Facile resulta de iniciativa da Sociedade Promotora da Imigração, tendo sido publicado em 1892. |
id |
UFPR-4_dae73d7f58e84f476777da442b892245 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2075 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Urbanidade e disciplinarização e o imigrante italiano nas relações sociais: o Método Facileimigração; educação; língua portuguesa. Este trabalho resulta de análise de textos que compõem o Método Facile, compreendendo-o como uma proposta educativa para imigrantes italianos no Brasil no início da república. Tal proposta se desenvolve por meio da possibilidade que tem o imigrante de aprender a língua portuguesa sem precisar de auxílio de professor, para o que esse método proporciona as devidas orientações. Ao mesmo tempo em que é permitido a esse imigrante a oportunidade de aprender a falar a língua portuguesa, são incutidas noções de civilidade, de cortesia, de abnegação com o trabalho, de devoção e de respeito a Deus. O Método Facile resulta de iniciativa da Sociedade Promotora da Imigração, tendo sido publicado em 1892. UFPR2001-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2075Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 177-196Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 177-196Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 177-1961984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2075/1727https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2075/31190Corrêa, Rosa Lydia Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:57:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/2075Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:57:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Urbanidade e disciplinarização e o imigrante italiano nas relações sociais: o Método Facile |
title |
Urbanidade e disciplinarização e o imigrante italiano nas relações sociais: o Método Facile |
spellingShingle |
Urbanidade e disciplinarização e o imigrante italiano nas relações sociais: o Método Facile Corrêa, Rosa Lydia Teixeira imigração; educação; língua portuguesa. |
title_short |
Urbanidade e disciplinarização e o imigrante italiano nas relações sociais: o Método Facile |
title_full |
Urbanidade e disciplinarização e o imigrante italiano nas relações sociais: o Método Facile |
title_fullStr |
Urbanidade e disciplinarização e o imigrante italiano nas relações sociais: o Método Facile |
title_full_unstemmed |
Urbanidade e disciplinarização e o imigrante italiano nas relações sociais: o Método Facile |
title_sort |
Urbanidade e disciplinarização e o imigrante italiano nas relações sociais: o Método Facile |
author |
Corrêa, Rosa Lydia Teixeira |
author_facet |
Corrêa, Rosa Lydia Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Rosa Lydia Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
imigração; educação; língua portuguesa. |
topic |
imigração; educação; língua portuguesa. |
description |
Este trabalho resulta de análise de textos que compõem o Método Facile, compreendendo-o como uma proposta educativa para imigrantes italianos no Brasil no início da república. Tal proposta se desenvolve por meio da possibilidade que tem o imigrante de aprender a língua portuguesa sem precisar de auxílio de professor, para o que esse método proporciona as devidas orientações. Ao mesmo tempo em que é permitido a esse imigrante a oportunidade de aprender a falar a língua portuguesa, são incutidas noções de civilidade, de cortesia, de abnegação com o trabalho, de devoção e de respeito a Deus. O Método Facile resulta de iniciativa da Sociedade Promotora da Imigração, tendo sido publicado em 1892. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2075 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2075/1727 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2075/31190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 177-196 Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 177-196 Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 177-196 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892861616128 |