O paradigma indiciário para análise de narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Everaldo Gomes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74611
Resumo: Neste artigo objetiva-se apresentar contribuições do paradigma indiciário para a análise de narrativas em pesquisas do campo da Educação. O paradigma indiciário, estudado e utilizado pelo historiador italiano Carlo Ginzburg, possibilita interpretar a realidade, algumas vezes opaca, em busca de características menos vistosas, de indícios que permitam decifrá-lae compreendê-la. Porém, constatou-se que há uma utilização restrita do paradigma indiciário no Brasil, e por esse motivo surgiram perguntas: que contribuições o paradigma indiciário traz para a análise de narrativas? E que elementos considerar, à procura de indícios? Esta pesquisa é de cunho teórico e constitui-se como um recorte da tese de doutorado do primeiro autor.
id UFPR-4_dc050a684f5deabb2c6ded9e8d8ff5c4
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/74611
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling O paradigma indiciário para análise de narrativasPesquisa com narrativasParadigma Indiciário; Análise de Narrativas; Indícios Narrativos; Pesquisa em Educação;pesquisa com narrativasNeste artigo objetiva-se apresentar contribuições do paradigma indiciário para a análise de narrativas em pesquisas do campo da Educação. O paradigma indiciário, estudado e utilizado pelo historiador italiano Carlo Ginzburg, possibilita interpretar a realidade, algumas vezes opaca, em busca de características menos vistosas, de indícios que permitam decifrá-lae compreendê-la. Porém, constatou-se que há uma utilização restrita do paradigma indiciário no Brasil, e por esse motivo surgiram perguntas: que contribuições o paradigma indiciário traz para a análise de narrativas? E que elementos considerar, à procura de indícios? Esta pesquisa é de cunho teórico e constitui-se como um recorte da tese de doutorado do primeiro autor.UFPRCNPqLeandro, Everaldo GomesPassos, Cármen Lúcia Brancaglion2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74611Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74611/43513https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74611/43514Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/74611Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O paradigma indiciário para análise de narrativas
title O paradigma indiciário para análise de narrativas
spellingShingle O paradigma indiciário para análise de narrativas
Leandro, Everaldo Gomes
Pesquisa com narrativas
Paradigma Indiciário; Análise de Narrativas; Indícios Narrativos; Pesquisa em Educação;
pesquisa com narrativas
title_short O paradigma indiciário para análise de narrativas
title_full O paradigma indiciário para análise de narrativas
title_fullStr O paradigma indiciário para análise de narrativas
title_full_unstemmed O paradigma indiciário para análise de narrativas
title_sort O paradigma indiciário para análise de narrativas
author Leandro, Everaldo Gomes
author_facet Leandro, Everaldo Gomes
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
author_role author
author2 Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro, Everaldo Gomes
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa com narrativas
Paradigma Indiciário; Análise de Narrativas; Indícios Narrativos; Pesquisa em Educação;
pesquisa com narrativas
topic Pesquisa com narrativas
Paradigma Indiciário; Análise de Narrativas; Indícios Narrativos; Pesquisa em Educação;
pesquisa com narrativas
description Neste artigo objetiva-se apresentar contribuições do paradigma indiciário para a análise de narrativas em pesquisas do campo da Educação. O paradigma indiciário, estudado e utilizado pelo historiador italiano Carlo Ginzburg, possibilita interpretar a realidade, algumas vezes opaca, em busca de características menos vistosas, de indícios que permitam decifrá-lae compreendê-la. Porém, constatou-se que há uma utilização restrita do paradigma indiciário no Brasil, e por esse motivo surgiram perguntas: que contribuições o paradigma indiciário traz para a análise de narrativas? E que elementos considerar, à procura de indícios? Esta pesquisa é de cunho teórico e constitui-se como um recorte da tese de doutorado do primeiro autor.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74611
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74611
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74611/43513
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74611/43514
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899288338432