O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Moro, Eliane Lourdes da Silva, Estabel, Lizandra Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2121
Resumo: A aprendizagem no ambiente virtual utilizando as tecnologias de informação e de comunicação (TIC’s) na Educação Aberta e a Distância (EAD) possibilita uma maior interação entre professor-alunos e alunos-alunos e uma mudança do perfil de ambos. Este artigo aborda uma breve explicação do significado de EAD, os protagonistas da educação virtual – professor e alunos – e os coadjuvantes – as direções e/ou coordenações, os supervisores pedagógicos, os orientadores educacionais, os bibliotecários, os pais, a família, os dirigentes do sistema educacional, os governantes, os legisladores. Traça-se então um comparativo entre o papel do professor tradicional e o professor da modalidade a distância, e entre o aluno tradicional e o aluno aprendiz. Apresenta algumas ferramentas que permitem uma relação de cooperação e de interação destacando a videoconferência. The role of teachers and students as protagonists of a distance education model mediated by computers Abstract The learning in the virtual environment using new technologies o long Distance Learning makes possible for a bigger interaction between professors and pupils and a change of profile on both. The article briefly explains the meaning of Distance Education and the virtual education´s participants: students, professors, administrators, pedagogical supervisors, educational tutors, librarians, parents, governants and legislators. A comparative study is traced between the role of the traditional professor and the distance education’s professor and between the traditional pupil and the distance learning’s pupil. It presents some tools that allow a relationship of interaction and cooperation between them, enphasized by the videoconferência.
id UFPR-4_dd62ceb6328b66cdea3d86f694a9e101
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2121
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computadoreducação aberta e a distância – EAD; professor; aluno; aprendiz; educador; distance education; teacher; student; learner; educator. A aprendizagem no ambiente virtual utilizando as tecnologias de informação e de comunicação (TIC’s) na Educação Aberta e a Distância (EAD) possibilita uma maior interação entre professor-alunos e alunos-alunos e uma mudança do perfil de ambos. Este artigo aborda uma breve explicação do significado de EAD, os protagonistas da educação virtual – professor e alunos – e os coadjuvantes – as direções e/ou coordenações, os supervisores pedagógicos, os orientadores educacionais, os bibliotecários, os pais, a família, os dirigentes do sistema educacional, os governantes, os legisladores. Traça-se então um comparativo entre o papel do professor tradicional e o professor da modalidade a distância, e entre o aluno tradicional e o aluno aprendiz. Apresenta algumas ferramentas que permitem uma relação de cooperação e de interação destacando a videoconferência. The role of teachers and students as protagonists of a distance education model mediated by computers Abstract The learning in the virtual environment using new technologies o long Distance Learning makes possible for a bigger interaction between professors and pupils and a change of profile on both. The article briefly explains the meaning of Distance Education and the virtual education´s participants: students, professors, administrators, pedagogical supervisors, educational tutors, librarians, parents, governants and legislators. A comparative study is traced between the role of the traditional professor and the distance education’s professor and between the traditional pupil and the distance learning’s pupil. It presents some tools that allow a relationship of interaction and cooperation between them, enphasized by the videoconferência. UFPR2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2121Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 29-44Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 29-44Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 29-441984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2121/1773https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2121/31299Tarouco, Liane Margarida RockenbachMoro, Eliane Lourdes da SilvaEstabel, Lizandra Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:20:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/2121Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:20:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador
title O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador
spellingShingle O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
educação aberta e a distância – EAD; professor; aluno; aprendiz; educador; distance education; teacher; student; learner; educator.
title_short O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador
title_full O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador
title_fullStr O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador
title_full_unstemmed O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador
title_sort O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador
author Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author_facet Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Moro, Eliane Lourdes da Silva
Estabel, Lizandra Brasil
author_role author
author2 Moro, Eliane Lourdes da Silva
Estabel, Lizandra Brasil
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Moro, Eliane Lourdes da Silva
Estabel, Lizandra Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv educação aberta e a distância – EAD; professor; aluno; aprendiz; educador; distance education; teacher; student; learner; educator.
topic educação aberta e a distância – EAD; professor; aluno; aprendiz; educador; distance education; teacher; student; learner; educator.
description A aprendizagem no ambiente virtual utilizando as tecnologias de informação e de comunicação (TIC’s) na Educação Aberta e a Distância (EAD) possibilita uma maior interação entre professor-alunos e alunos-alunos e uma mudança do perfil de ambos. Este artigo aborda uma breve explicação do significado de EAD, os protagonistas da educação virtual – professor e alunos – e os coadjuvantes – as direções e/ou coordenações, os supervisores pedagógicos, os orientadores educacionais, os bibliotecários, os pais, a família, os dirigentes do sistema educacional, os governantes, os legisladores. Traça-se então um comparativo entre o papel do professor tradicional e o professor da modalidade a distância, e entre o aluno tradicional e o aluno aprendiz. Apresenta algumas ferramentas que permitem uma relação de cooperação e de interação destacando a videoconferência. The role of teachers and students as protagonists of a distance education model mediated by computers Abstract The learning in the virtual environment using new technologies o long Distance Learning makes possible for a bigger interaction between professors and pupils and a change of profile on both. The article briefly explains the meaning of Distance Education and the virtual education´s participants: students, professors, administrators, pedagogical supervisors, educational tutors, librarians, parents, governants and legislators. A comparative study is traced between the role of the traditional professor and the distance education’s professor and between the traditional pupil and the distance learning’s pupil. It presents some tools that allow a relationship of interaction and cooperation between them, enphasized by the videoconferência.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2121
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2121/1773
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2121/31299
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 29-44
Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 29-44
Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 29-44
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893463498752