O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2121 |
Resumo: | A aprendizagem no ambiente virtual utilizando as tecnologias de informação e de comunicação (TICs) na Educação Aberta e a Distância (EAD) possibilita uma maior interação entre professor-alunos e alunos-alunos e uma mudança do perfil de ambos. Este artigo aborda uma breve explicação do significado de EAD, os protagonistas da educação virtual professor e alunos e os coadjuvantes as direções e/ou coordenações, os supervisores pedagógicos, os orientadores educacionais, os bibliotecários, os pais, a família, os dirigentes do sistema educacional, os governantes, os legisladores. Traça-se então um comparativo entre o papel do professor tradicional e o professor da modalidade a distância, e entre o aluno tradicional e o aluno aprendiz. Apresenta algumas ferramentas que permitem uma relação de cooperação e de interação destacando a videoconferência. The role of teachers and students as protagonists of a distance education model mediated by computers Abstract The learning in the virtual environment using new technologies o long Distance Learning makes possible for a bigger interaction between professors and pupils and a change of profile on both. The article briefly explains the meaning of Distance Education and the virtual education´s participants: students, professors, administrators, pedagogical supervisors, educational tutors, librarians, parents, governants and legislators. A comparative study is traced between the role of the traditional professor and the distance educations professor and between the traditional pupil and the distance learnings pupil. It presents some tools that allow a relationship of interaction and cooperation between them, enphasized by the videoconferência. |
id |
UFPR-4_dd62ceb6328b66cdea3d86f694a9e101 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2121 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computadoreducação aberta e a distância EAD; professor; aluno; aprendiz; educador; distance education; teacher; student; learner; educator. A aprendizagem no ambiente virtual utilizando as tecnologias de informação e de comunicação (TICs) na Educação Aberta e a Distância (EAD) possibilita uma maior interação entre professor-alunos e alunos-alunos e uma mudança do perfil de ambos. Este artigo aborda uma breve explicação do significado de EAD, os protagonistas da educação virtual professor e alunos e os coadjuvantes as direções e/ou coordenações, os supervisores pedagógicos, os orientadores educacionais, os bibliotecários, os pais, a família, os dirigentes do sistema educacional, os governantes, os legisladores. Traça-se então um comparativo entre o papel do professor tradicional e o professor da modalidade a distância, e entre o aluno tradicional e o aluno aprendiz. Apresenta algumas ferramentas que permitem uma relação de cooperação e de interação destacando a videoconferência. The role of teachers and students as protagonists of a distance education model mediated by computers Abstract The learning in the virtual environment using new technologies o long Distance Learning makes possible for a bigger interaction between professors and pupils and a change of profile on both. The article briefly explains the meaning of Distance Education and the virtual education´s participants: students, professors, administrators, pedagogical supervisors, educational tutors, librarians, parents, governants and legislators. A comparative study is traced between the role of the traditional professor and the distance educations professor and between the traditional pupil and the distance learnings pupil. It presents some tools that allow a relationship of interaction and cooperation between them, enphasized by the videoconferência. UFPR2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2121Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 29-44Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 29-44Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 29-441984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2121/1773https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2121/31299Tarouco, Liane Margarida RockenbachMoro, Eliane Lourdes da SilvaEstabel, Lizandra Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:20:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/2121Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:20:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador |
title |
O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador |
spellingShingle |
O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador Tarouco, Liane Margarida Rockenbach educação aberta e a distância EAD; professor; aluno; aprendiz; educador; distance education; teacher; student; learner; educator. |
title_short |
O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador |
title_full |
O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador |
title_fullStr |
O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador |
title_full_unstemmed |
O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador |
title_sort |
O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador |
author |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author_facet |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Moro, Eliane Lourdes da Silva Estabel, Lizandra Brasil |
author_role |
author |
author2 |
Moro, Eliane Lourdes da Silva Estabel, Lizandra Brasil |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Moro, Eliane Lourdes da Silva Estabel, Lizandra Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação aberta e a distância EAD; professor; aluno; aprendiz; educador; distance education; teacher; student; learner; educator. |
topic |
educação aberta e a distância EAD; professor; aluno; aprendiz; educador; distance education; teacher; student; learner; educator. |
description |
A aprendizagem no ambiente virtual utilizando as tecnologias de informação e de comunicação (TICs) na Educação Aberta e a Distância (EAD) possibilita uma maior interação entre professor-alunos e alunos-alunos e uma mudança do perfil de ambos. Este artigo aborda uma breve explicação do significado de EAD, os protagonistas da educação virtual professor e alunos e os coadjuvantes as direções e/ou coordenações, os supervisores pedagógicos, os orientadores educacionais, os bibliotecários, os pais, a família, os dirigentes do sistema educacional, os governantes, os legisladores. Traça-se então um comparativo entre o papel do professor tradicional e o professor da modalidade a distância, e entre o aluno tradicional e o aluno aprendiz. Apresenta algumas ferramentas que permitem uma relação de cooperação e de interação destacando a videoconferência. The role of teachers and students as protagonists of a distance education model mediated by computers Abstract The learning in the virtual environment using new technologies o long Distance Learning makes possible for a bigger interaction between professors and pupils and a change of profile on both. The article briefly explains the meaning of Distance Education and the virtual education´s participants: students, professors, administrators, pedagogical supervisors, educational tutors, librarians, parents, governants and legislators. A comparative study is traced between the role of the traditional professor and the distance educations professor and between the traditional pupil and the distance learnings pupil. It presents some tools that allow a relationship of interaction and cooperation between them, enphasized by the videoconferência. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2121 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2121/1773 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2121/31299 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 29-44 Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 29-44 Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 29-44 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711893463498752 |