A educação fora da escola: a mercantilização e a disciplina do lazer nas Colônias de Férias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68789 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi discutir a mercantilização do lazer nas Colônias de Férias. Trata-se de um trabalho qualitativo com uso de entrevistas semiestruturadas com 10 profissionais de Educação Física que atuaram em diferentes Colônias de Férias do município do Rio de Janeiro. Para a análise dos resultados foi empregada a técnica de Análise do Conteúdo segundo Laurence Bardin. Constatou-se que a Colônia de Férias é mais uma forma de lazer na figura de mercadoria. Isso atrai o uso de técnicas disciplinares por parte dos professores para que estes consigam administrar, por exemplo, grandes quantidades de alunos que ficam sob sua responsabilidade. Este fato é semelhante ao que acontece no ambiente escolar. Concluiu-se que as práticas disciplinares e a violência entre os alunos também estão na lógica de funcionamento das Colônias de Férias, o que pode dificultar o lazer como prática de emancipação, diversão e liberdade. |
id |
UFPR-4_de39ed3921da91ac29ee727980cdd85b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/68789 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação fora da escola: a mercantilização e a disciplina do lazer nas Colônias de Fériaseducação;filosofia da educaçãoCriança. Educação extraescolar; Férias; Atividades de lazerfilosofia da educaçãoO objetivo desse estudo foi discutir a mercantilização do lazer nas Colônias de Férias. Trata-se de um trabalho qualitativo com uso de entrevistas semiestruturadas com 10 profissionais de Educação Física que atuaram em diferentes Colônias de Férias do município do Rio de Janeiro. Para a análise dos resultados foi empregada a técnica de Análise do Conteúdo segundo Laurence Bardin. Constatou-se que a Colônia de Férias é mais uma forma de lazer na figura de mercadoria. Isso atrai o uso de técnicas disciplinares por parte dos professores para que estes consigam administrar, por exemplo, grandes quantidades de alunos que ficam sob sua responsabilidade. Este fato é semelhante ao que acontece no ambiente escolar. Concluiu-se que as práticas disciplinares e a violência entre os alunos também estão na lógica de funcionamento das Colônias de Férias, o que pode dificultar o lazer como prática de emancipação, diversão e liberdade. UFPRNascimento, Stephany de SáMattos, Rafael da Silva2020-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68789Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68789/41853https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68789/41854Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/68789Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação fora da escola: a mercantilização e a disciplina do lazer nas Colônias de Férias |
title |
A educação fora da escola: a mercantilização e a disciplina do lazer nas Colônias de Férias |
spellingShingle |
A educação fora da escola: a mercantilização e a disciplina do lazer nas Colônias de Férias Nascimento, Stephany de Sá educação;filosofia da educação Criança. Educação extraescolar; Férias; Atividades de lazer filosofia da educação |
title_short |
A educação fora da escola: a mercantilização e a disciplina do lazer nas Colônias de Férias |
title_full |
A educação fora da escola: a mercantilização e a disciplina do lazer nas Colônias de Férias |
title_fullStr |
A educação fora da escola: a mercantilização e a disciplina do lazer nas Colônias de Férias |
title_full_unstemmed |
A educação fora da escola: a mercantilização e a disciplina do lazer nas Colônias de Férias |
title_sort |
A educação fora da escola: a mercantilização e a disciplina do lazer nas Colônias de Férias |
author |
Nascimento, Stephany de Sá |
author_facet |
Nascimento, Stephany de Sá Mattos, Rafael da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Mattos, Rafael da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Stephany de Sá Mattos, Rafael da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação;filosofia da educação Criança. Educação extraescolar; Férias; Atividades de lazer filosofia da educação |
topic |
educação;filosofia da educação Criança. Educação extraescolar; Férias; Atividades de lazer filosofia da educação |
description |
O objetivo desse estudo foi discutir a mercantilização do lazer nas Colônias de Férias. Trata-se de um trabalho qualitativo com uso de entrevistas semiestruturadas com 10 profissionais de Educação Física que atuaram em diferentes Colônias de Férias do município do Rio de Janeiro. Para a análise dos resultados foi empregada a técnica de Análise do Conteúdo segundo Laurence Bardin. Constatou-se que a Colônia de Férias é mais uma forma de lazer na figura de mercadoria. Isso atrai o uso de técnicas disciplinares por parte dos professores para que estes consigam administrar, por exemplo, grandes quantidades de alunos que ficam sob sua responsabilidade. Este fato é semelhante ao que acontece no ambiente escolar. Concluiu-se que as práticas disciplinares e a violência entre os alunos também estão na lógica de funcionamento das Colônias de Férias, o que pode dificultar o lazer como prática de emancipação, diversão e liberdade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68789 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68789/41853 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68789/41854 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899175092224 |