A educação fora da escola: a mercantilização e a disciplina do lazer nas Colônias de Férias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Stephany de Sá
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mattos, Rafael da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68789
Resumo: O objetivo desse estudo foi discutir a mercantilização do lazer nas Colônias de Férias. Trata-se de um trabalho qualitativo com uso de entrevistas semiestruturadas com 10 profissionais de Educação Física que atuaram em diferentes Colônias de Férias do município do Rio de Janeiro. Para a análise dos resultados foi empregada a técnica de Análise do Conteúdo segundo Laurence Bardin. Constatou-se que a Colônia de Férias é mais uma forma de lazer na figura de mercadoria. Isso atrai o uso de técnicas disciplinares por parte dos professores para que estes consigam administrar, por exemplo, grandes quantidades de alunos que ficam sob sua responsabilidade. Este fato é semelhante ao que acontece no ambiente escolar. Concluiu-se que as práticas disciplinares e a violência entre os alunos também estão na lógica de funcionamento das Colônias de Férias, o que pode dificultar o lazer como prática de emancipação, diversão e liberdade.   
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