Artefatos escolares e saberes em apresentação: estudos de cultura material

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Gizele
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gaspar da Silva, Vera Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68421
Resumo: Através das palavras extraídas da refinada literatura de Javier Cercas, expressamosa inquietação que nos move no sentido de buscar e fortalecer formasde ler e compreender a oficialização2 da escola e do aluno e sua difusão. Numleque de possibilidades elegemos algumas formas, como diz Heloisa Rocha(2019)3, de “interrogar o passado educacional por meio do exame dos artefatose dos modos de fabricação inventados por diferentes sujeitos e grupos, pararesponder às demandas da escolarização”, evidenciando também “dimensõesenvolvidas na cadeia de produção e circulação dos artefatos escolares”. Istosignifica dizer que nos ocupamos particularmente da dimensão material daescolarização da infância em diferentes lugares, de formas de organização eprovimento material da escola primária e de modos de circulação das ideiasque conformam (no sentido mesmo de dar forma) esta materialidade. Nestaesteira, identificar discursos que advogam um desenho material para a escola, formas de operacionalização e modos de uso ajudam a compor um cenário que explicita sentidos que esta materialidade porta.  
id UFPR-4_e0744e11e4f8c83183c1db5cf02d22fe
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/68421
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Artefatos escolares e saberes em apresentação: estudos de cultura materialAtravés das palavras extraídas da refinada literatura de Javier Cercas, expressamosa inquietação que nos move no sentido de buscar e fortalecer formasde ler e compreender a oficialização2 da escola e do aluno e sua difusão. Numleque de possibilidades elegemos algumas formas, como diz Heloisa Rocha(2019)3, de “interrogar o passado educacional por meio do exame dos artefatose dos modos de fabricação inventados por diferentes sujeitos e grupos, pararesponder às demandas da escolarização”, evidenciando também “dimensõesenvolvidas na cadeia de produção e circulação dos artefatos escolares”. Istosignifica dizer que nos ocupamos particularmente da dimensão material daescolarização da infância em diferentes lugares, de formas de organização eprovimento material da escola primária e de modos de circulação das ideiasque conformam (no sentido mesmo de dar forma) esta materialidade. Nestaesteira, identificar discursos que advogam um desenho material para a escola, formas de operacionalização e modos de uso ajudam a compor um cenário que explicita sentidos que esta materialidade porta.  UFPRde Souza, GizeleGaspar da Silva, Vera Lucia2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68421Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 7-12Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 7-12Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 7-121984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68421/39567Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:16:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/68421Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:16:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Artefatos escolares e saberes em apresentação: estudos de cultura material
title Artefatos escolares e saberes em apresentação: estudos de cultura material
spellingShingle Artefatos escolares e saberes em apresentação: estudos de cultura material
de Souza, Gizele
title_short Artefatos escolares e saberes em apresentação: estudos de cultura material
title_full Artefatos escolares e saberes em apresentação: estudos de cultura material
title_fullStr Artefatos escolares e saberes em apresentação: estudos de cultura material
title_full_unstemmed Artefatos escolares e saberes em apresentação: estudos de cultura material
title_sort Artefatos escolares e saberes em apresentação: estudos de cultura material
author de Souza, Gizele
author_facet de Souza, Gizele
Gaspar da Silva, Vera Lucia
author_role author
author2 Gaspar da Silva, Vera Lucia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Gizele
Gaspar da Silva, Vera Lucia
dc.subject.none.fl_str_mv


description Através das palavras extraídas da refinada literatura de Javier Cercas, expressamosa inquietação que nos move no sentido de buscar e fortalecer formasde ler e compreender a oficialização2 da escola e do aluno e sua difusão. Numleque de possibilidades elegemos algumas formas, como diz Heloisa Rocha(2019)3, de “interrogar o passado educacional por meio do exame dos artefatose dos modos de fabricação inventados por diferentes sujeitos e grupos, pararesponder às demandas da escolarização”, evidenciando também “dimensõesenvolvidas na cadeia de produção e circulação dos artefatos escolares”. Istosignifica dizer que nos ocupamos particularmente da dimensão material daescolarização da infância em diferentes lugares, de formas de organização eprovimento material da escola primária e de modos de circulação das ideiasque conformam (no sentido mesmo de dar forma) esta materialidade. Nestaesteira, identificar discursos que advogam um desenho material para a escola, formas de operacionalização e modos de uso ajudam a compor um cenário que explicita sentidos que esta materialidade porta.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68421
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68421/39567
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 7-12
Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 7-12
Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 7-12
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892794507264