Políticas de línguas e educação escolar indígena no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Rodrigo Bastos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6710
Resumo: Neste artigo, após uma breve revisão conceitual sobre planejamento epolítica lingüística, modelos de políticas de línguas e um caso exemplarde política lingüística no mundo, abordarei questões atuais de políticasde línguas no Brasil, como o ensino bilíngüe em escolas indígenas, ofinanciamento a pesquisas para documentação de línguas em extinção, arevitalização de línguas ou de variedades de línguas e investimento governamentalem material didático específico para a educação indígena.
id UFPR-4_e262ef40e1a794dc12e79d98cbf249b6
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/6710
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Políticas de línguas e educação escolar indígena no BrasilLanguage policies and indigenous schools in Brazillanguage policy; indigenous languages; indigenous education; política lingüística; línguas indígenas; educação indígenaNeste artigo, após uma breve revisão conceitual sobre planejamento epolítica lingüística, modelos de políticas de línguas e um caso exemplarde política lingüística no mundo, abordarei questões atuais de políticasde línguas no Brasil, como o ensino bilíngüe em escolas indígenas, ofinanciamento a pesquisas para documentação de línguas em extinção, arevitalização de línguas ou de variedades de línguas e investimento governamentalem material didático específico para a educação indígena.In this article, after a brief conceptual revision on language planning andpolicy, models of language policies and an exemplary case of languagepolicy in the world, I will approach actual issues about languages policies inBrazil, such as the bilingual education in indigenous schools, the financingto research for documentation of languages in extinction, the revitalizationof languages or their varieties and the governmental investment in specificdidactic material for the indigenous education.UFPR2008-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6710Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 143-159Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 143-159Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 143-1591984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6710/9378https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6710/31119Cunha, Rodrigo Bastosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:06:08Zoai:revistas.ufpr.br:article/6710Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:06:08Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de línguas e educação escolar indígena no Brasil
Language policies and indigenous schools in Brazil
title Políticas de línguas e educação escolar indígena no Brasil
spellingShingle Políticas de línguas e educação escolar indígena no Brasil
Cunha, Rodrigo Bastos
language policy; indigenous languages; indigenous education; política lingüística; línguas indígenas; educação indígena
title_short Políticas de línguas e educação escolar indígena no Brasil
title_full Políticas de línguas e educação escolar indígena no Brasil
title_fullStr Políticas de línguas e educação escolar indígena no Brasil
title_full_unstemmed Políticas de línguas e educação escolar indígena no Brasil
title_sort Políticas de línguas e educação escolar indígena no Brasil
author Cunha, Rodrigo Bastos
author_facet Cunha, Rodrigo Bastos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Rodrigo Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv language policy; indigenous languages; indigenous education; política lingüística; línguas indígenas; educação indígena
topic language policy; indigenous languages; indigenous education; política lingüística; línguas indígenas; educação indígena
description Neste artigo, após uma breve revisão conceitual sobre planejamento epolítica lingüística, modelos de políticas de línguas e um caso exemplarde política lingüística no mundo, abordarei questões atuais de políticasde línguas no Brasil, como o ensino bilíngüe em escolas indígenas, ofinanciamento a pesquisas para documentação de línguas em extinção, arevitalização de línguas ou de variedades de línguas e investimento governamentalem material didático específico para a educação indígena.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6710
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6710/9378
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6710/31119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 143-159
Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 143-159
Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 143-159
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894811967488