A história ensinada na alfabetização de jovens e adultos: os parâmetros curriculares nacionais e o sentido do passado na educação popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cainelli, Marlene Rosa
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2089
Resumo: Este artigo analisa como as concepções de história aparecem nos currículos destinados a educação de jovens e adultos, utilizando-se como fonte a proposta de Parâmetros Curriculares Nacionais, para educação de jovens e adultos. Aborda, também, questões relativas a produção de parâmetros na educação brasileira e a elaboração pedagógica de seus conteúdos. The history taugh in the teching of reading for young and adults: national curricula parameters and the sense of past in popular education Abstract This article intent analyses how the conception of history appear on the curriculum purpose to the education of juvenile and adult, have as principal font of analysis the Parameters National Curriculum, to as much will be approach questions relating to production of parameters in the Brazilian education and the pedagogical elaboration of their contends.
id UFPR-4_e5314f12508d952c7964859078c48447
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2089
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A história ensinada na alfabetização de jovens e adultos: os parâmetros curriculares nacionais e o sentido do passado na educação populareducação popular; ensino de história; currículo; popular education; teaching history; curriculum. Este artigo analisa como as concepções de história aparecem nos currículos destinados a educação de jovens e adultos, utilizando-se como fonte a proposta de Parâmetros Curriculares Nacionais, para educação de jovens e adultos. Aborda, também, questões relativas a produção de parâmetros na educação brasileira e a elaboração pedagógica de seus conteúdos. The history taugh in the teching of reading for young and adults: national curricula parameters and the sense of past in popular education Abstract This article intent analyses how the conception of history appear on the curriculum purpose to the education of juvenile and adult, have as principal font of analysis the Parameters National Curriculum, to as much will be approach questions relating to production of parameters in the Brazilian education and the pedagogical elaboration of their contends. UFPR2002-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2089Educar em Revista; v. 18, n. 19 (2002); p. 187-198Educar em Revista; v. 18, n. 19 (2002); p. 187-198Educar em Revista; v. 18, n. 19 (2002); p. 187-1981984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2089/1741https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2089/31231Cainelli, Marlene Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:24:20Zoai:revistas.ufpr.br:article/2089Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:24:20Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A história ensinada na alfabetização de jovens e adultos: os parâmetros curriculares nacionais e o sentido do passado na educação popular
title A história ensinada na alfabetização de jovens e adultos: os parâmetros curriculares nacionais e o sentido do passado na educação popular
spellingShingle A história ensinada na alfabetização de jovens e adultos: os parâmetros curriculares nacionais e o sentido do passado na educação popular
Cainelli, Marlene Rosa
educação popular; ensino de história; currículo; popular education; teaching history; curriculum.
title_short A história ensinada na alfabetização de jovens e adultos: os parâmetros curriculares nacionais e o sentido do passado na educação popular
title_full A história ensinada na alfabetização de jovens e adultos: os parâmetros curriculares nacionais e o sentido do passado na educação popular
title_fullStr A história ensinada na alfabetização de jovens e adultos: os parâmetros curriculares nacionais e o sentido do passado na educação popular
title_full_unstemmed A história ensinada na alfabetização de jovens e adultos: os parâmetros curriculares nacionais e o sentido do passado na educação popular
title_sort A história ensinada na alfabetização de jovens e adultos: os parâmetros curriculares nacionais e o sentido do passado na educação popular
author Cainelli, Marlene Rosa
author_facet Cainelli, Marlene Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cainelli, Marlene Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv educação popular; ensino de história; currículo; popular education; teaching history; curriculum.
topic educação popular; ensino de história; currículo; popular education; teaching history; curriculum.
description Este artigo analisa como as concepções de história aparecem nos currículos destinados a educação de jovens e adultos, utilizando-se como fonte a proposta de Parâmetros Curriculares Nacionais, para educação de jovens e adultos. Aborda, também, questões relativas a produção de parâmetros na educação brasileira e a elaboração pedagógica de seus conteúdos. The history taugh in the teching of reading for young and adults: national curricula parameters and the sense of past in popular education Abstract This article intent analyses how the conception of history appear on the curriculum purpose to the education of juvenile and adult, have as principal font of analysis the Parameters National Curriculum, to as much will be approach questions relating to production of parameters in the Brazilian education and the pedagogical elaboration of their contends.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2089
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2089/1741
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2089/31231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 18, n. 19 (2002); p. 187-198
Educar em Revista; v. 18, n. 19 (2002); p. 187-198
Educar em Revista; v. 18, n. 19 (2002); p. 187-198
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902839865344