Artefato da cultura escolar ou mercadoria: a escolha do livro didático de Física em análise
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59291 |
Resumo: | Apresentam-se resultados de pesquisa qualitativa cujo objetivo foi identificar de que modo a cultura escolar, a produção cultural e o mercado, enquanto eixos analíticos, são articulados num processo de escolha e apropriação de livros didáticos por professores de Física, brasileiros e portugueses, que atuam na Educação Básica. Dividida em duas etapas, a pesquisa contou com aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas, sendo as informações obtidas analisadas com base nos procedimentos da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que os professores escolhem seus livros didáticos através de uma combinação desses eixos. Deste modo, a escolha se constitui em um processo complexo de produção de sentidos e significados, construída ao longo da atividade docente e culminando na indicação de um livro didático que melhor representa as expectativas dos professores com relação a esses eixos e em face do contexto social, econômico e cultural. |
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Artefato da cultura escolar ou mercadoria: a escolha do livro didático de Física em análiseEducação;Ensino-Aprendizagem;Tópicos Específicos de Educaçãolivro didático de Física; escolha de livro didático; cultura escolar; produção cultural; mercadoriaLivros didáticosApresentam-se resultados de pesquisa qualitativa cujo objetivo foi identificar de que modo a cultura escolar, a produção cultural e o mercado, enquanto eixos analíticos, são articulados num processo de escolha e apropriação de livros didáticos por professores de Física, brasileiros e portugueses, que atuam na Educação Básica. Dividida em duas etapas, a pesquisa contou com aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas, sendo as informações obtidas analisadas com base nos procedimentos da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que os professores escolhem seus livros didáticos através de uma combinação desses eixos. Deste modo, a escolha se constitui em um processo complexo de produção de sentidos e significados, construída ao longo da atividade docente e culminando na indicação de um livro didático que melhor representa as expectativas dos professores com relação a esses eixos e em face do contexto social, econômico e cultural.UFPRCapesApoio parcial da Fundação AraucáriaMartins, Alisson AntonioGarcia, Nilson Marcos Dias2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59291Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 173-192Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 173-192Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 173-1921984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59291/38471Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-30T19:58:46Zoai:revistas.ufpr.br:article/59291Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-07-30T19:58:46Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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