Sobre a educação cultural e ético-política dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Licínio C.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46864
Resumo: A formação de professores como educadores profissionais tem sido dominadapela razão instrumental. Políticas educativas baseadas no gerencialismo, naperformance competitiva da escola, em padrões de avaliação, têm sublinhadoa necessidade de um novo tipo de professor: um professor altamente racional,dotado de um perfil fortemente técnico. Instituições de formação tambémtêm mudado os seus projetos educativos para a formação de professores,agora muito centrados nas novas tecnologias e em instrumentos práticos paraa ação didática, para avaliações de todo o tipo, para a microgestão da salade aula e para a medição através de testes, o uso de padrões e a produçãode evidência empírica sobre o seu trabalho. Estas tendências instrumentaise os riscos envolvidos no processo de didatização da educação dos professores são criticados com base na importância de uma educação cultural e ético-política de professores. Os trabalhos de Paulo Freire foram escolhidos como a principal fonte para refletir sobre algumas das exigências básicas para alguém se tornar um professor, de acordo com uma agenda democrática e crítica. De acordo com a prespectiva freiriana, as possíveis contribuições resultantes de uma educação emancipatória e transformadora de educadores profissionais exigirão a capacidade de combinar formação técnica, científica e profissional com educação política, sonho e utopia.
id UFPR-4_e8ecf0bb8d2c98d7491a40fb6148e282
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/46864
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Sobre a educação cultural e ético-política dos professoresEducaçãoFormação de professores; Educação cultural; Educação ético-política; Paulo FreireEducaçãoA formação de professores como educadores profissionais tem sido dominadapela razão instrumental. Políticas educativas baseadas no gerencialismo, naperformance competitiva da escola, em padrões de avaliação, têm sublinhadoa necessidade de um novo tipo de professor: um professor altamente racional,dotado de um perfil fortemente técnico. Instituições de formação tambémtêm mudado os seus projetos educativos para a formação de professores,agora muito centrados nas novas tecnologias e em instrumentos práticos paraa ação didática, para avaliações de todo o tipo, para a microgestão da salade aula e para a medição através de testes, o uso de padrões e a produçãode evidência empírica sobre o seu trabalho. Estas tendências instrumentaise os riscos envolvidos no processo de didatização da educação dos professores são criticados com base na importância de uma educação cultural e ético-política de professores. Os trabalhos de Paulo Freire foram escolhidos como a principal fonte para refletir sobre algumas das exigências básicas para alguém se tornar um professor, de acordo com uma agenda democrática e crítica. De acordo com a prespectiva freiriana, as possíveis contribuições resultantes de uma educação emancipatória e transformadora de educadores profissionais exigirão a capacidade de combinar formação técnica, científica e profissional com educação política, sonho e utopia.UFPRLima, Licínio C.2016-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46864Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 143-156Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 143-156Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 143-1561984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46864/29228https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46864/30246Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:02:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/46864Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:02:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a educação cultural e ético-política dos professores
title Sobre a educação cultural e ético-política dos professores
spellingShingle Sobre a educação cultural e ético-política dos professores
Lima, Licínio C.
Educação
Formação de professores; Educação cultural; Educação ético-política; Paulo Freire
Educação
title_short Sobre a educação cultural e ético-política dos professores
title_full Sobre a educação cultural e ético-política dos professores
title_fullStr Sobre a educação cultural e ético-política dos professores
title_full_unstemmed Sobre a educação cultural e ético-política dos professores
title_sort Sobre a educação cultural e ético-política dos professores
author Lima, Licínio C.
author_facet Lima, Licínio C.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Licínio C.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores; Educação cultural; Educação ético-política; Paulo Freire
Educação
topic Educação
Formação de professores; Educação cultural; Educação ético-política; Paulo Freire
Educação
description A formação de professores como educadores profissionais tem sido dominadapela razão instrumental. Políticas educativas baseadas no gerencialismo, naperformance competitiva da escola, em padrões de avaliação, têm sublinhadoa necessidade de um novo tipo de professor: um professor altamente racional,dotado de um perfil fortemente técnico. Instituições de formação tambémtêm mudado os seus projetos educativos para a formação de professores,agora muito centrados nas novas tecnologias e em instrumentos práticos paraa ação didática, para avaliações de todo o tipo, para a microgestão da salade aula e para a medição através de testes, o uso de padrões e a produçãode evidência empírica sobre o seu trabalho. Estas tendências instrumentaise os riscos envolvidos no processo de didatização da educação dos professores são criticados com base na importância de uma educação cultural e ético-política de professores. Os trabalhos de Paulo Freire foram escolhidos como a principal fonte para refletir sobre algumas das exigências básicas para alguém se tornar um professor, de acordo com uma agenda democrática e crítica. De acordo com a prespectiva freiriana, as possíveis contribuições resultantes de uma educação emancipatória e transformadora de educadores profissionais exigirão a capacidade de combinar formação técnica, científica e profissional com educação política, sonho e utopia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46864
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46864/29228
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46864/30246
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 143-156
Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 143-156
Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 143-156
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892161167360