Sobre a educação cultural e ético-política dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46864 |
Resumo: | A formação de professores como educadores profissionais tem sido dominadapela razão instrumental. Políticas educativas baseadas no gerencialismo, naperformance competitiva da escola, em padrões de avaliação, têm sublinhadoa necessidade de um novo tipo de professor: um professor altamente racional,dotado de um perfil fortemente técnico. Instituições de formação tambémtêm mudado os seus projetos educativos para a formação de professores,agora muito centrados nas novas tecnologias e em instrumentos práticos paraa ação didática, para avaliações de todo o tipo, para a microgestão da salade aula e para a medição através de testes, o uso de padrões e a produçãode evidência empírica sobre o seu trabalho. Estas tendências instrumentaise os riscos envolvidos no processo de didatização da educação dos professores são criticados com base na importância de uma educação cultural e ético-política de professores. Os trabalhos de Paulo Freire foram escolhidos como a principal fonte para refletir sobre algumas das exigências básicas para alguém se tornar um professor, de acordo com uma agenda democrática e crítica. De acordo com a prespectiva freiriana, as possíveis contribuições resultantes de uma educação emancipatória e transformadora de educadores profissionais exigirão a capacidade de combinar formação técnica, científica e profissional com educação política, sonho e utopia. |
id |
UFPR-4_e8ecf0bb8d2c98d7491a40fb6148e282 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/46864 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre a educação cultural e ético-política dos professoresEducaçãoFormação de professores; Educação cultural; Educação ético-política; Paulo FreireEducaçãoA formação de professores como educadores profissionais tem sido dominadapela razão instrumental. Políticas educativas baseadas no gerencialismo, naperformance competitiva da escola, em padrões de avaliação, têm sublinhadoa necessidade de um novo tipo de professor: um professor altamente racional,dotado de um perfil fortemente técnico. Instituições de formação tambémtêm mudado os seus projetos educativos para a formação de professores,agora muito centrados nas novas tecnologias e em instrumentos práticos paraa ação didática, para avaliações de todo o tipo, para a microgestão da salade aula e para a medição através de testes, o uso de padrões e a produçãode evidência empírica sobre o seu trabalho. Estas tendências instrumentaise os riscos envolvidos no processo de didatização da educação dos professores são criticados com base na importância de uma educação cultural e ético-política de professores. Os trabalhos de Paulo Freire foram escolhidos como a principal fonte para refletir sobre algumas das exigências básicas para alguém se tornar um professor, de acordo com uma agenda democrática e crítica. De acordo com a prespectiva freiriana, as possíveis contribuições resultantes de uma educação emancipatória e transformadora de educadores profissionais exigirão a capacidade de combinar formação técnica, científica e profissional com educação política, sonho e utopia.UFPRLima, Licínio C.2016-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46864Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 143-156Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 143-156Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 143-1561984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46864/29228https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46864/30246Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:02:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/46864Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:02:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre a educação cultural e ético-política dos professores |
title |
Sobre a educação cultural e ético-política dos professores |
spellingShingle |
Sobre a educação cultural e ético-política dos professores Lima, Licínio C. Educação Formação de professores; Educação cultural; Educação ético-política; Paulo Freire Educação |
title_short |
Sobre a educação cultural e ético-política dos professores |
title_full |
Sobre a educação cultural e ético-política dos professores |
title_fullStr |
Sobre a educação cultural e ético-política dos professores |
title_full_unstemmed |
Sobre a educação cultural e ético-política dos professores |
title_sort |
Sobre a educação cultural e ético-política dos professores |
author |
Lima, Licínio C. |
author_facet |
Lima, Licínio C. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Licínio C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação de professores; Educação cultural; Educação ético-política; Paulo Freire Educação |
topic |
Educação Formação de professores; Educação cultural; Educação ético-política; Paulo Freire Educação |
description |
A formação de professores como educadores profissionais tem sido dominadapela razão instrumental. Políticas educativas baseadas no gerencialismo, naperformance competitiva da escola, em padrões de avaliação, têm sublinhadoa necessidade de um novo tipo de professor: um professor altamente racional,dotado de um perfil fortemente técnico. Instituições de formação tambémtêm mudado os seus projetos educativos para a formação de professores,agora muito centrados nas novas tecnologias e em instrumentos práticos paraa ação didática, para avaliações de todo o tipo, para a microgestão da salade aula e para a medição através de testes, o uso de padrões e a produçãode evidência empírica sobre o seu trabalho. Estas tendências instrumentaise os riscos envolvidos no processo de didatização da educação dos professores são criticados com base na importância de uma educação cultural e ético-política de professores. Os trabalhos de Paulo Freire foram escolhidos como a principal fonte para refletir sobre algumas das exigências básicas para alguém se tornar um professor, de acordo com uma agenda democrática e crítica. De acordo com a prespectiva freiriana, as possíveis contribuições resultantes de uma educação emancipatória e transformadora de educadores profissionais exigirão a capacidade de combinar formação técnica, científica e profissional com educação política, sonho e utopia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46864 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46864/29228 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46864/30246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 143-156 Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 143-156 Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 143-156 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892161167360 |