Ensino da filosofia no discurso das políticas públicas educacionais no período 1996-2006

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Segundo, Paulo Roberto Marques
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Tomazetti, Elisete Medianeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83156
Resumo: No presente artigo compartilhamos alguns resultados da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A questão que a orientou foi formulada da seguinte forma: como o discurso das políticas públicas e das produções acadêmicas sobre ensino da filosofia vem conduzindo formas de ser professor(a) de filosofia? No entanto, neste texto tratamos de uma parte apenas da pesquisa, que diz respeito aos documentos das políticas públicas educacionais e discorremos sobre a metodologia de pesquisa, cuja inspiração é a filosofia de Michel Foucault. Os conceitos: discurso, governamentalidade e enunciado sustentaram a problematização realizada. Foi evidenciado, a partir dos enunciados que constituem o discurso dos referidos documentos, o modo como o(a) professor(a) de filosofia é conduzido(a) a realizar sua prática pedagógica. A partir da pesquisa indicamos que as políticas públicas educacionais, indutoras de novas práticas curriculares, exercem um governamento na conduta dos/das professores (as) de filosofia, na medida em que situam a filosofia e o ensino da filosofia em um registro de saber moderno eurocentrado. Nas considerações finais indicamos uma possibilidade de governamento, a partir de outras concepções de filosofia e de ensino de filosofia.
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