Docências em narrações cristalinas transversalizando como sujeitos do conhecimento: o homem, a natureza e a tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Janete Magalhães
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Sandra Kretli da, Delboni, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85986
Resumo: Objetiva destacar a docência em narrações cristalinas e fabulatórias que interligam como sujeitos do conhecimento o homem, a natureza e a tecnologia e, para tanto, aborda o movimento do pensamento na rede de conversação produzidas em processos de formação continuada com professoras do Ensino Fundamental de um sistema público municipal. Apresenta um campo problemático que se dedica a compreender que movimentos do pensamento são produzidos a partir das narrativas estabelecidas em rede de conversação. Utiliza, para a produção de dados, a observação participante e os registros em diário de campo das narrativas cristalinas e fabulatórias que emergiram na rede de conversação com as personagens-escolas (docentes), que se configuram como imagens-narrativas de pesquisa como imagem-cristal e imagem-fábula. No decorrer da pesquisa, a questão central assume duas dimensões interligadas: por um lado a relação entre imagem-cristal e imagem-fábula potencializando o movimento do pensamento dos docentes; por outro, a relação homem, natureza e tecnologia entendidos como sujeitos do conhecimento. As personagens-escolas, em suas narrativas, visualizam os possíveis na docência para contribuir com uma vida e/ou a constituição de mundos não “antropocenos”, onde os sujeitos do conhecimento são o homem, a natureza e a tecnologia.
id UFPR-4_eb809cf178e04edbfc39fe28abf5ac23
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/85986
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Docências em narrações cristalinas transversalizando como sujeitos do conhecimento: o homem, a natureza e a tecnologiaEducação; Formação de professoresDocências; Sujeitos do conhecimento; Narrações cristalinas; Redes de conversaçãoConhecimentoObjetiva destacar a docência em narrações cristalinas e fabulatórias que interligam como sujeitos do conhecimento o homem, a natureza e a tecnologia e, para tanto, aborda o movimento do pensamento na rede de conversação produzidas em processos de formação continuada com professoras do Ensino Fundamental de um sistema público municipal. Apresenta um campo problemático que se dedica a compreender que movimentos do pensamento são produzidos a partir das narrativas estabelecidas em rede de conversação. Utiliza, para a produção de dados, a observação participante e os registros em diário de campo das narrativas cristalinas e fabulatórias que emergiram na rede de conversação com as personagens-escolas (docentes), que se configuram como imagens-narrativas de pesquisa como imagem-cristal e imagem-fábula. No decorrer da pesquisa, a questão central assume duas dimensões interligadas: por um lado a relação entre imagem-cristal e imagem-fábula potencializando o movimento do pensamento dos docentes; por outro, a relação homem, natureza e tecnologia entendidos como sujeitos do conhecimento. As personagens-escolas, em suas narrativas, visualizam os possíveis na docência para contribuir com uma vida e/ou a constituição de mundos não “antropocenos”, onde os sujeitos do conhecimento são o homem, a natureza e a tecnologia.UFPRCarvalho, Janete MagalhãesSilva, Sandra Kretli daDelboni, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85986Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 20221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85986/48184https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85986/48185Direitos autorais 2022 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T13:46:16Zoai:revistas.ufpr.br:article/85986Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-04-04T13:46:16Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Docências em narrações cristalinas transversalizando como sujeitos do conhecimento: o homem, a natureza e a tecnologia
title Docências em narrações cristalinas transversalizando como sujeitos do conhecimento: o homem, a natureza e a tecnologia
spellingShingle Docências em narrações cristalinas transversalizando como sujeitos do conhecimento: o homem, a natureza e a tecnologia
Carvalho, Janete Magalhães
Educação; Formação de professores
Docências; Sujeitos do conhecimento; Narrações cristalinas; Redes de conversação
Conhecimento
title_short Docências em narrações cristalinas transversalizando como sujeitos do conhecimento: o homem, a natureza e a tecnologia
title_full Docências em narrações cristalinas transversalizando como sujeitos do conhecimento: o homem, a natureza e a tecnologia
title_fullStr Docências em narrações cristalinas transversalizando como sujeitos do conhecimento: o homem, a natureza e a tecnologia
title_full_unstemmed Docências em narrações cristalinas transversalizando como sujeitos do conhecimento: o homem, a natureza e a tecnologia
title_sort Docências em narrações cristalinas transversalizando como sujeitos do conhecimento: o homem, a natureza e a tecnologia
author Carvalho, Janete Magalhães
author_facet Carvalho, Janete Magalhães
Silva, Sandra Kretli da
Delboni, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera
author_role author
author2 Silva, Sandra Kretli da
Delboni, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Janete Magalhães
Silva, Sandra Kretli da
Delboni, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Formação de professores
Docências; Sujeitos do conhecimento; Narrações cristalinas; Redes de conversação
Conhecimento
topic Educação; Formação de professores
Docências; Sujeitos do conhecimento; Narrações cristalinas; Redes de conversação
Conhecimento
description Objetiva destacar a docência em narrações cristalinas e fabulatórias que interligam como sujeitos do conhecimento o homem, a natureza e a tecnologia e, para tanto, aborda o movimento do pensamento na rede de conversação produzidas em processos de formação continuada com professoras do Ensino Fundamental de um sistema público municipal. Apresenta um campo problemático que se dedica a compreender que movimentos do pensamento são produzidos a partir das narrativas estabelecidas em rede de conversação. Utiliza, para a produção de dados, a observação participante e os registros em diário de campo das narrativas cristalinas e fabulatórias que emergiram na rede de conversação com as personagens-escolas (docentes), que se configuram como imagens-narrativas de pesquisa como imagem-cristal e imagem-fábula. No decorrer da pesquisa, a questão central assume duas dimensões interligadas: por um lado a relação entre imagem-cristal e imagem-fábula potencializando o movimento do pensamento dos docentes; por outro, a relação homem, natureza e tecnologia entendidos como sujeitos do conhecimento. As personagens-escolas, em suas narrativas, visualizam os possíveis na docência para contribuir com uma vida e/ou a constituição de mundos não “antropocenos”, onde os sujeitos do conhecimento são o homem, a natureza e a tecnologia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85986
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85986
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85986/48184
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85986/48185
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900777316352