Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Sandro Xavier de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Freire, Leila Inês Follmann, Scheffer, Elizabeth Weinhardt de Oliveira, Milaré, Thahiane, Martins, Paulo Henrique Medeiros de Lima, Zittel, Rosimara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24272
Resumo: Este trabalho relata uma pesquisa realizada tendo como principal enfoque a análise dos resultados obtidos após o emprego de um material didático (IQA) aliado a recursos tecnológicos (software Google Earth™) utilizados em uma oficina pedagógica ambiental.  A oficina foi desenvolvida com estudantes do ensino médio profissionalizante do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente de uma escola pública na cidade de Ponta Grossa, Paraná.  No trabalho foi realizada a análise da qualidade da água de um arroio no entorno da escola, a qual foi classificada como ruim pelo IQA proposto.  Os resultados apontam para a necessidade de articulação efetiva entre a formação básica e profissional, além de evidenciarem a necessidade de repensar a formação dos técnicos como detentores de conhecimentos científicos e competências profissionais afinadas com a realidade social.
id UFPR-4_ee569985b260c921d3161303499d7bd9
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/24272
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio AmbienteEste trabalho relata uma pesquisa realizada tendo como principal enfoque a análise dos resultados obtidos após o emprego de um material didático (IQA) aliado a recursos tecnológicos (software Google Earth™) utilizados em uma oficina pedagógica ambiental.  A oficina foi desenvolvida com estudantes do ensino médio profissionalizante do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente de uma escola pública na cidade de Ponta Grossa, Paraná.  No trabalho foi realizada a análise da qualidade da água de um arroio no entorno da escola, a qual foi classificada como ruim pelo IQA proposto.  Os resultados apontam para a necessidade de articulação efetiva entre a formação básica e profissional, além de evidenciarem a necessidade de repensar a formação dos técnicos como detentores de conhecimentos científicos e competências profissionais afinadas com a realidade social.UFPRCampos, Sandro Xavier deFreire, Leila Inês FollmannScheffer, Elizabeth Weinhardt de OliveiraMilaré, ThahianeMartins, Paulo Henrique Medeiros de LimaZittel, Rosimara2011-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24272Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 35-50Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 35-50Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 35-501984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24272/16281https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24272/30939info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:53:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/24272Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:53:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente
title Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente
spellingShingle Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente
Campos, Sandro Xavier de
title_short Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente
title_full Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente
title_fullStr Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente
title_full_unstemmed Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente
title_sort Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente
author Campos, Sandro Xavier de
author_facet Campos, Sandro Xavier de
Freire, Leila Inês Follmann
Scheffer, Elizabeth Weinhardt de Oliveira
Milaré, Thahiane
Martins, Paulo Henrique Medeiros de Lima
Zittel, Rosimara
author_role author
author2 Freire, Leila Inês Follmann
Scheffer, Elizabeth Weinhardt de Oliveira
Milaré, Thahiane
Martins, Paulo Henrique Medeiros de Lima
Zittel, Rosimara
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Sandro Xavier de
Freire, Leila Inês Follmann
Scheffer, Elizabeth Weinhardt de Oliveira
Milaré, Thahiane
Martins, Paulo Henrique Medeiros de Lima
Zittel, Rosimara
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este trabalho relata uma pesquisa realizada tendo como principal enfoque a análise dos resultados obtidos após o emprego de um material didático (IQA) aliado a recursos tecnológicos (software Google Earth™) utilizados em uma oficina pedagógica ambiental.  A oficina foi desenvolvida com estudantes do ensino médio profissionalizante do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente de uma escola pública na cidade de Ponta Grossa, Paraná.  No trabalho foi realizada a análise da qualidade da água de um arroio no entorno da escola, a qual foi classificada como ruim pelo IQA proposto.  Os resultados apontam para a necessidade de articulação efetiva entre a formação básica e profissional, além de evidenciarem a necessidade de repensar a formação dos técnicos como detentores de conhecimentos científicos e competências profissionais afinadas com a realidade social.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24272
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24272/16281
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24272/30939
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 35-50
Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 35-50
Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 35-50
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896600838144