Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24272 |
Resumo: | Este trabalho relata uma pesquisa realizada tendo como principal enfoque a análise dos resultados obtidos após o emprego de um material didático (IQA) aliado a recursos tecnológicos (software Google Earth™) utilizados em uma oficina pedagógica ambiental. A oficina foi desenvolvida com estudantes do ensino médio profissionalizante do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente de uma escola pública na cidade de Ponta Grossa, Paraná. No trabalho foi realizada a análise da qualidade da água de um arroio no entorno da escola, a qual foi classificada como ruim pelo IQA proposto. Os resultados apontam para a necessidade de articulação efetiva entre a formação básica e profissional, além de evidenciarem a necessidade de repensar a formação dos técnicos como detentores de conhecimentos científicos e competências profissionais afinadas com a realidade social. |
id |
UFPR-4_ee569985b260c921d3161303499d7bd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/24272 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio AmbienteEste trabalho relata uma pesquisa realizada tendo como principal enfoque a análise dos resultados obtidos após o emprego de um material didático (IQA) aliado a recursos tecnológicos (software Google Earth™) utilizados em uma oficina pedagógica ambiental. A oficina foi desenvolvida com estudantes do ensino médio profissionalizante do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente de uma escola pública na cidade de Ponta Grossa, Paraná. No trabalho foi realizada a análise da qualidade da água de um arroio no entorno da escola, a qual foi classificada como ruim pelo IQA proposto. Os resultados apontam para a necessidade de articulação efetiva entre a formação básica e profissional, além de evidenciarem a necessidade de repensar a formação dos técnicos como detentores de conhecimentos científicos e competências profissionais afinadas com a realidade social.UFPRCampos, Sandro Xavier deFreire, Leila Inês FollmannScheffer, Elizabeth Weinhardt de OliveiraMilaré, ThahianeMartins, Paulo Henrique Medeiros de LimaZittel, Rosimara2011-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24272Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 35-50Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 35-50Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 35-501984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24272/16281https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24272/30939info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:53:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/24272Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:53:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente |
title |
Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente |
spellingShingle |
Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente Campos, Sandro Xavier de |
title_short |
Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente |
title_full |
Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente |
title_fullStr |
Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente |
title_full_unstemmed |
Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente |
title_sort |
Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente |
author |
Campos, Sandro Xavier de |
author_facet |
Campos, Sandro Xavier de Freire, Leila Inês Follmann Scheffer, Elizabeth Weinhardt de Oliveira Milaré, Thahiane Martins, Paulo Henrique Medeiros de Lima Zittel, Rosimara |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Leila Inês Follmann Scheffer, Elizabeth Weinhardt de Oliveira Milaré, Thahiane Martins, Paulo Henrique Medeiros de Lima Zittel, Rosimara |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Sandro Xavier de Freire, Leila Inês Follmann Scheffer, Elizabeth Weinhardt de Oliveira Milaré, Thahiane Martins, Paulo Henrique Medeiros de Lima Zittel, Rosimara |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este trabalho relata uma pesquisa realizada tendo como principal enfoque a análise dos resultados obtidos após o emprego de um material didático (IQA) aliado a recursos tecnológicos (software Google Earth™) utilizados em uma oficina pedagógica ambiental. A oficina foi desenvolvida com estudantes do ensino médio profissionalizante do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente de uma escola pública na cidade de Ponta Grossa, Paraná. No trabalho foi realizada a análise da qualidade da água de um arroio no entorno da escola, a qual foi classificada como ruim pelo IQA proposto. Os resultados apontam para a necessidade de articulação efetiva entre a formação básica e profissional, além de evidenciarem a necessidade de repensar a formação dos técnicos como detentores de conhecimentos científicos e competências profissionais afinadas com a realidade social. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24272 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24272/16281 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24272/30939 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 35-50 Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 35-50 Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 35-50 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711896600838144 |