Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa de Carvalho, Marcus Vinícius
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62733
Resumo: Proponho neste texto uma análise das relações decisivas, para a culturaocidental, entre mimese e educação. Em minha perspectiva, esses termossão mesmo indissociáveis no exercício do ato educador, na medida em que,ao longo do desdobramento dos esforços formativos durante a trajetóriaocidental nos últimos dois mil anos, o signifi cado polissêmico do termomimese ultrapassou em muito sua tradução consagrada como “imitação”,defi nindo aspectos cruciais do que se entende como educação.
id UFPR-4_f7afc5eaea90a174da80d89ea0e90bc4
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/62733
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educaçãoProponho neste texto uma análise das relações decisivas, para a culturaocidental, entre mimese e educação. Em minha perspectiva, esses termossão mesmo indissociáveis no exercício do ato educador, na medida em que,ao longo do desdobramento dos esforços formativos durante a trajetóriaocidental nos últimos dois mil anos, o signifi cado polissêmico do termomimese ultrapassou em muito sua tradução consagrada como “imitação”,defi nindo aspectos cruciais do que se entende como educação.UFPRCorrea de Carvalho, Marcus Vinícius2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62733Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 15-31Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 15-31Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 15-311984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62733/37903Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:21:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/62733Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:21:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação
title Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação
spellingShingle Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação
Correa de Carvalho, Marcus Vinícius
title_short Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação
title_full Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação
title_fullStr Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação
title_full_unstemmed Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação
title_sort Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação
author Correa de Carvalho, Marcus Vinícius
author_facet Correa de Carvalho, Marcus Vinícius
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa de Carvalho, Marcus Vinícius
dc.subject.none.fl_str_mv


description Proponho neste texto uma análise das relações decisivas, para a culturaocidental, entre mimese e educação. Em minha perspectiva, esses termossão mesmo indissociáveis no exercício do ato educador, na medida em que,ao longo do desdobramento dos esforços formativos durante a trajetóriaocidental nos últimos dois mil anos, o signifi cado polissêmico do termomimese ultrapassou em muito sua tradução consagrada como “imitação”,defi nindo aspectos cruciais do que se entende como educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62733
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62733/37903
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 15-31
Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 15-31
Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 15-31
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892213596160