Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62733 |
Resumo: | Proponho neste texto uma análise das relações decisivas, para a culturaocidental, entre mimese e educação. Em minha perspectiva, esses termossão mesmo indissociáveis no exercício do ato educador, na medida em que,ao longo do desdobramento dos esforços formativos durante a trajetóriaocidental nos últimos dois mil anos, o signifi cado polissêmico do termomimese ultrapassou em muito sua tradução consagrada como “imitação”,defi nindo aspectos cruciais do que se entende como educação. |
id |
UFPR-4_f7afc5eaea90a174da80d89ea0e90bc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/62733 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educaçãoProponho neste texto uma análise das relações decisivas, para a culturaocidental, entre mimese e educação. Em minha perspectiva, esses termossão mesmo indissociáveis no exercício do ato educador, na medida em que,ao longo do desdobramento dos esforços formativos durante a trajetóriaocidental nos últimos dois mil anos, o signifi cado polissêmico do termomimese ultrapassou em muito sua tradução consagrada como “imitação”,defi nindo aspectos cruciais do que se entende como educação.UFPRCorrea de Carvalho, Marcus Vinícius2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62733Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 15-31Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 15-31Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 15-311984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62733/37903Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:21:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/62733Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:21:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação |
title |
Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação |
spellingShingle |
Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação Correa de Carvalho, Marcus Vinícius |
title_short |
Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação |
title_full |
Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação |
title_fullStr |
Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação |
title_full_unstemmed |
Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação |
title_sort |
Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação |
author |
Correa de Carvalho, Marcus Vinícius |
author_facet |
Correa de Carvalho, Marcus Vinícius |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa de Carvalho, Marcus Vinícius |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Proponho neste texto uma análise das relações decisivas, para a culturaocidental, entre mimese e educação. Em minha perspectiva, esses termossão mesmo indissociáveis no exercício do ato educador, na medida em que,ao longo do desdobramento dos esforços formativos durante a trajetóriaocidental nos últimos dois mil anos, o signifi cado polissêmico do termomimese ultrapassou em muito sua tradução consagrada como “imitação”,defi nindo aspectos cruciais do que se entende como educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62733 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62733/37903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 15-31 Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 15-31 Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 15-31 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892213596160 |