A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2105 |
Resumo: | As propostas metodológicas para o ensino de línguas estrangeiras das últimas décadas, ao optarem por adotar um referencial teórico sociointeracionista na definição mais geral da concepção de linguagem e ensino e outro, mais formalista, na fundamentação dos procedimentos empíricos da sala de aula, acabaram por nos colocar numa espécie de limbo metodológico, ou seja, uma metodologia imprecisa teoricamente e confusa na prática. Nesse sentido, este artigo propõe uma discussão acerca dos problemas teórico-metodológicos do ensino de LEs, partindo de uma reflexão sobre o enunciado, fundamentada, por sua vez, por uma concepção de linguagem mais ampla, inspirada nas formulações teóricas dos pensadores do Círculo de Bakhtin. Foreign language in the mirrors land: a reflection about the methodological limbo Abstract The methodological proposal for foreign language teaching of the last decades has created a kind of methodological limbo, in other words, a methodology that is not-precisely in its theory and confuse in its practice. This situation resulted for an option by a socio-interactionist reference in a more general definition of language and teaching conception. In this way, here there is a proposal for a discussion about theoretical and methodological problems in FL teaching. This reflection starts with a reflection about utterance, that is particularly based on a wider language conception inspired on theoretical formulations of Bakhtins Circle thinkers. |
id |
UFPR-4_f90691aeb45a42d6dbab6b5ab2babc3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2105 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológicoensino de línguas; Círculo de Bakhtin; parâmetros curriculares para LEs; lingüística aplicada ao ensino de LEs; language teaching; Bakhtin Circle; curricula parameters for FL; applied linguistic for FL teaching. As propostas metodológicas para o ensino de línguas estrangeiras das últimas décadas, ao optarem por adotar um referencial teórico sociointeracionista na definição mais geral da concepção de linguagem e ensino e outro, mais formalista, na fundamentação dos procedimentos empíricos da sala de aula, acabaram por nos colocar numa espécie de limbo metodológico, ou seja, uma metodologia imprecisa teoricamente e confusa na prática. Nesse sentido, este artigo propõe uma discussão acerca dos problemas teórico-metodológicos do ensino de LEs, partindo de uma reflexão sobre o enunciado, fundamentada, por sua vez, por uma concepção de linguagem mais ampla, inspirada nas formulações teóricas dos pensadores do Círculo de Bakhtin. Foreign language in the mirrors land: a reflection about the methodological limbo Abstract The methodological proposal for foreign language teaching of the last decades has created a kind of methodological limbo, in other words, a methodology that is not-precisely in its theory and confuse in its practice. This situation resulted for an option by a socio-interactionist reference in a more general definition of language and teaching conception. In this way, here there is a proposal for a discussion about theoretical and methodological problems in FL teaching. This reflection starts with a reflection about utterance, that is particularly based on a wider language conception inspired on theoretical formulations of Bakhtins Circle thinkers. UFPR2002-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2105Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 165-182Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 165-182Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 165-1821984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2105/1757https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2105/31249Picanço, Deise Cristina de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:23:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/2105Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:23:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico |
title |
A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico |
spellingShingle |
A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico Picanço, Deise Cristina de Lima ensino de línguas; Círculo de Bakhtin; parâmetros curriculares para LEs; lingüística aplicada ao ensino de LEs; language teaching; Bakhtin Circle; curricula parameters for FL; applied linguistic for FL teaching. |
title_short |
A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico |
title_full |
A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico |
title_fullStr |
A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico |
title_full_unstemmed |
A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico |
title_sort |
A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico |
author |
Picanço, Deise Cristina de Lima |
author_facet |
Picanço, Deise Cristina de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Picanço, Deise Cristina de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de línguas; Círculo de Bakhtin; parâmetros curriculares para LEs; lingüística aplicada ao ensino de LEs; language teaching; Bakhtin Circle; curricula parameters for FL; applied linguistic for FL teaching. |
topic |
ensino de línguas; Círculo de Bakhtin; parâmetros curriculares para LEs; lingüística aplicada ao ensino de LEs; language teaching; Bakhtin Circle; curricula parameters for FL; applied linguistic for FL teaching. |
description |
As propostas metodológicas para o ensino de línguas estrangeiras das últimas décadas, ao optarem por adotar um referencial teórico sociointeracionista na definição mais geral da concepção de linguagem e ensino e outro, mais formalista, na fundamentação dos procedimentos empíricos da sala de aula, acabaram por nos colocar numa espécie de limbo metodológico, ou seja, uma metodologia imprecisa teoricamente e confusa na prática. Nesse sentido, este artigo propõe uma discussão acerca dos problemas teórico-metodológicos do ensino de LEs, partindo de uma reflexão sobre o enunciado, fundamentada, por sua vez, por uma concepção de linguagem mais ampla, inspirada nas formulações teóricas dos pensadores do Círculo de Bakhtin. Foreign language in the mirrors land: a reflection about the methodological limbo Abstract The methodological proposal for foreign language teaching of the last decades has created a kind of methodological limbo, in other words, a methodology that is not-precisely in its theory and confuse in its practice. This situation resulted for an option by a socio-interactionist reference in a more general definition of language and teaching conception. In this way, here there is a proposal for a discussion about theoretical and methodological problems in FL teaching. This reflection starts with a reflection about utterance, that is particularly based on a wider language conception inspired on theoretical formulations of Bakhtins Circle thinkers. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2105 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2105/1757 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2105/31249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 165-182 Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 165-182 Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 165-182 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902833573888 |