A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picanço, Deise Cristina de Lima
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2105
Resumo: As propostas metodológicas para o ensino de línguas estrangeiras das últimas décadas, ao optarem por adotar um referencial teórico sociointeracionista na definição mais geral da concepção de linguagem e ensino e outro, mais formalista, na fundamentação dos procedimentos empíricos da sala de aula, acabaram por nos colocar numa espécie de limbo metodológico, ou seja, uma metodologia imprecisa teoricamente e confusa na prática. Nesse sentido, este artigo propõe uma discussão acerca dos problemas teórico-metodológicos do ensino de LEs, partindo de uma reflexão sobre o enunciado, fundamentada, por sua vez, por uma concepção de linguagem mais ampla, inspirada nas formulações teóricas dos pensadores do Círculo de Bakhtin. Foreign language in the mirror’s land: a reflection about the methodological limbo Abstract The methodological proposal for foreign language teaching of the last decades has created a kind of methodological limbo, in other words, a methodology that is not-precisely in its theory and confuse in its practice. This situation resulted for an option by a socio-interactionist reference in a more general definition of language and teaching conception. In this way, here there is a proposal for a discussion about theoretical and methodological problems in FL teaching. This reflection starts with a reflection about utterance, that is particularly based on a wider language conception inspired on theoretical formulations of Bakhtin’s Circle thinkers.
id UFPR-4_f90691aeb45a42d6dbab6b5ab2babc3e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2105
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológicoensino de línguas; Círculo de Bakhtin; parâmetros curriculares para LEs; lingüística aplicada ao ensino de LEs; language teaching; Bakhtin Circle; curricula parameters for FL; applied linguistic for FL teaching. As propostas metodológicas para o ensino de línguas estrangeiras das últimas décadas, ao optarem por adotar um referencial teórico sociointeracionista na definição mais geral da concepção de linguagem e ensino e outro, mais formalista, na fundamentação dos procedimentos empíricos da sala de aula, acabaram por nos colocar numa espécie de limbo metodológico, ou seja, uma metodologia imprecisa teoricamente e confusa na prática. Nesse sentido, este artigo propõe uma discussão acerca dos problemas teórico-metodológicos do ensino de LEs, partindo de uma reflexão sobre o enunciado, fundamentada, por sua vez, por uma concepção de linguagem mais ampla, inspirada nas formulações teóricas dos pensadores do Círculo de Bakhtin. Foreign language in the mirror’s land: a reflection about the methodological limbo Abstract The methodological proposal for foreign language teaching of the last decades has created a kind of methodological limbo, in other words, a methodology that is not-precisely in its theory and confuse in its practice. This situation resulted for an option by a socio-interactionist reference in a more general definition of language and teaching conception. In this way, here there is a proposal for a discussion about theoretical and methodological problems in FL teaching. This reflection starts with a reflection about utterance, that is particularly based on a wider language conception inspired on theoretical formulations of Bakhtin’s Circle thinkers. UFPR2002-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2105Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 165-182Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 165-182Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 165-1821984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2105/1757https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2105/31249Picanço, Deise Cristina de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:23:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/2105Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:23:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico
title A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico
spellingShingle A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico
Picanço, Deise Cristina de Lima
ensino de línguas; Círculo de Bakhtin; parâmetros curriculares para LEs; lingüística aplicada ao ensino de LEs; language teaching; Bakhtin Circle; curricula parameters for FL; applied linguistic for FL teaching.
title_short A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico
title_full A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico
title_fullStr A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico
title_full_unstemmed A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico
title_sort A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico
author Picanço, Deise Cristina de Lima
author_facet Picanço, Deise Cristina de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Picanço, Deise Cristina de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de línguas; Círculo de Bakhtin; parâmetros curriculares para LEs; lingüística aplicada ao ensino de LEs; language teaching; Bakhtin Circle; curricula parameters for FL; applied linguistic for FL teaching.
topic ensino de línguas; Círculo de Bakhtin; parâmetros curriculares para LEs; lingüística aplicada ao ensino de LEs; language teaching; Bakhtin Circle; curricula parameters for FL; applied linguistic for FL teaching.
description As propostas metodológicas para o ensino de línguas estrangeiras das últimas décadas, ao optarem por adotar um referencial teórico sociointeracionista na definição mais geral da concepção de linguagem e ensino e outro, mais formalista, na fundamentação dos procedimentos empíricos da sala de aula, acabaram por nos colocar numa espécie de limbo metodológico, ou seja, uma metodologia imprecisa teoricamente e confusa na prática. Nesse sentido, este artigo propõe uma discussão acerca dos problemas teórico-metodológicos do ensino de LEs, partindo de uma reflexão sobre o enunciado, fundamentada, por sua vez, por uma concepção de linguagem mais ampla, inspirada nas formulações teóricas dos pensadores do Círculo de Bakhtin. Foreign language in the mirror’s land: a reflection about the methodological limbo Abstract The methodological proposal for foreign language teaching of the last decades has created a kind of methodological limbo, in other words, a methodology that is not-precisely in its theory and confuse in its practice. This situation resulted for an option by a socio-interactionist reference in a more general definition of language and teaching conception. In this way, here there is a proposal for a discussion about theoretical and methodological problems in FL teaching. This reflection starts with a reflection about utterance, that is particularly based on a wider language conception inspired on theoretical formulations of Bakhtin’s Circle thinkers.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2105
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2105/1757
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2105/31249
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 165-182
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 165-182
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 165-182
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902833573888