A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2060 |
Resumo: | O artigo sintetiza uma tese de Doutorado (1996-1999) que versa sobre a prática de Educação Ambiental. Partindo da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), associada à Teoria das Representações Sociais (SÁ, 1996) e considerando dados e resultados de Pesquisa Interdisciplinar conduzida por um grupo de doutorandos sobre as condições socioeconômicas, culturais e ambientais da cidade de Paranaguá (1996), considerou-se a prática de Educação Ambiental nas primeiras séries do ensino fundamental nesta cidade. A Educação Ambiental, a partir da qual é elaborado um enfoque curricular-metodológico no nível abrangido pela pesquisa, é tida como dimensão processual da própria educação escolar. Nessa perspectiva, os resultados do trabalho de campo possibilitaram considerações finais indicativas nos âmbitos socioinstitucional e pedagógico-didático; por fim, foram postas algumas sugestões a uma continuidade de pesquisas. Abstract This is the summary of a Ph.d dissertation(1996-1999) which deals with Environmental Teaching. It starts with a content analysis (BARDIN, 1977) associated with the Theory of Social Representation (SÁ,1966), taking into account data and results from some Interdisciplinary Research done by a group of students taking their doctorate graduate program about social-economical, cultural and environmental conditions of the municipality of Paranaguá (1996), and so Environmental Education in the first grades was taken into consideration. Environmental Education , from a curricular-methodological approach in the referred grades, is considered as a processual dimension of education itself. From this point-of-view, the data ressearch led to final conclusions with considerations possible at social-institutional and pedagogical-didatic levels. Finally some suggestions such as the research to be continued are offerred. |
id |
UFPR-4_fafa2fc6f718b4f901059751e4e294ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2060 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguámeio ambiente; dimensão ambiental; Educação Ambiental; environment; environmental dimension; Environmental Education. O artigo sintetiza uma tese de Doutorado (1996-1999) que versa sobre a prática de Educação Ambiental. Partindo da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), associada à Teoria das Representações Sociais (SÁ, 1996) e considerando dados e resultados de Pesquisa Interdisciplinar conduzida por um grupo de doutorandos sobre as condições socioeconômicas, culturais e ambientais da cidade de Paranaguá (1996), considerou-se a prática de Educação Ambiental nas primeiras séries do ensino fundamental nesta cidade. A Educação Ambiental, a partir da qual é elaborado um enfoque curricular-metodológico no nível abrangido pela pesquisa, é tida como dimensão processual da própria educação escolar. Nessa perspectiva, os resultados do trabalho de campo possibilitaram considerações finais indicativas nos âmbitos socioinstitucional e pedagógico-didático; por fim, foram postas algumas sugestões a uma continuidade de pesquisas. Abstract This is the summary of a Ph.d dissertation(1996-1999) which deals with Environmental Teaching. It starts with a content analysis (BARDIN, 1977) associated with the Theory of Social Representation (SÁ,1966), taking into account data and results from some Interdisciplinary Research done by a group of students taking their doctorate graduate program about social-economical, cultural and environmental conditions of the municipality of Paranaguá (1996), and so Environmental Education in the first grades was taken into consideration. Environmental Education , from a curricular-methodological approach in the referred grades, is considered as a processual dimension of education itself. From this point-of-view, the data ressearch led to final conclusions with considerations possible at social-institutional and pedagogical-didatic levels. Finally some suggestions such as the research to be continued are offerred. UFPR1999-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2060Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 101-108Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 101-108Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 101-1081984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2060/1712https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2060/31159Carneiro, Sônia Maria Marchioratoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:59:01Zoai:revistas.ufpr.br:article/2060Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:59:01Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá |
title |
A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá |
spellingShingle |
A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá Carneiro, Sônia Maria Marchiorato meio ambiente; dimensão ambiental; Educação Ambiental; environment; environmental dimension; Environmental Education. |
title_short |
A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá |
title_full |
A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá |
title_fullStr |
A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá |
title_full_unstemmed |
A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá |
title_sort |
A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá |
author |
Carneiro, Sônia Maria Marchiorato |
author_facet |
Carneiro, Sônia Maria Marchiorato |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Sônia Maria Marchiorato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
meio ambiente; dimensão ambiental; Educação Ambiental; environment; environmental dimension; Environmental Education. |
topic |
meio ambiente; dimensão ambiental; Educação Ambiental; environment; environmental dimension; Environmental Education. |
description |
O artigo sintetiza uma tese de Doutorado (1996-1999) que versa sobre a prática de Educação Ambiental. Partindo da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), associada à Teoria das Representações Sociais (SÁ, 1996) e considerando dados e resultados de Pesquisa Interdisciplinar conduzida por um grupo de doutorandos sobre as condições socioeconômicas, culturais e ambientais da cidade de Paranaguá (1996), considerou-se a prática de Educação Ambiental nas primeiras séries do ensino fundamental nesta cidade. A Educação Ambiental, a partir da qual é elaborado um enfoque curricular-metodológico no nível abrangido pela pesquisa, é tida como dimensão processual da própria educação escolar. Nessa perspectiva, os resultados do trabalho de campo possibilitaram considerações finais indicativas nos âmbitos socioinstitucional e pedagógico-didático; por fim, foram postas algumas sugestões a uma continuidade de pesquisas. Abstract This is the summary of a Ph.d dissertation(1996-1999) which deals with Environmental Teaching. It starts with a content analysis (BARDIN, 1977) associated with the Theory of Social Representation (SÁ,1966), taking into account data and results from some Interdisciplinary Research done by a group of students taking their doctorate graduate program about social-economical, cultural and environmental conditions of the municipality of Paranaguá (1996), and so Environmental Education in the first grades was taken into consideration. Environmental Education , from a curricular-methodological approach in the referred grades, is considered as a processual dimension of education itself. From this point-of-view, the data ressearch led to final conclusions with considerations possible at social-institutional and pedagogical-didatic levels. Finally some suggestions such as the research to be continued are offerred. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2060 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2060/1712 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2060/31159 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 101-108 Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 101-108 Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 101-108 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897619005440 |