A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2060
Resumo: O artigo sintetiza uma tese de Doutorado (1996-1999) que versa sobre a prática de Educação Ambiental. Partindo da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), associada à Teoria das Representações Sociais (SÁ, 1996) e considerando dados e resultados de Pesquisa Interdisciplinar conduzida por um grupo de doutorandos sobre as condições socioeconômicas, culturais e ambientais da cidade de Paranaguá (1996), considerou-se a prática de Educação Ambiental nas primeiras séries do ensino fundamental nesta cidade. A Educação Ambiental, a partir da qual é elaborado um enfoque curricular-metodológico no nível abrangido pela pesquisa, é tida como dimensão processual da própria educação escolar. Nessa perspectiva, os resultados do trabalho de campo possibilitaram considerações finais indicativas nos âmbitos socioinstitucional e pedagógico-didático; por fim, foram postas algumas sugestões a uma continuidade de pesquisas. Abstract This is the summary of a Ph.d dissertation(1996-1999) which deals with Environmental Teaching. It starts with a content analysis (BARDIN, 1977) associated with the Theory of Social Representation (SÁ,1966), taking into account data and results from some Interdisciplinary Research done by a group of students taking their doctorate graduate program about social-economical, cultural and environmental conditions of the municipality of Paranaguá (1996), and so Environmental Education in the first grades was taken into consideration. Environmental Education , from a curricular-methodological approach in the referred grades, is considered as a processual dimension of education itself. From this point-of-view, the data ressearch led to final conclusions with considerations possible at social-institutional and pedagogical-didatic levels. Finally some suggestions such as the research to be continued are offerred.
id UFPR-4_fafa2fc6f718b4f901059751e4e294ad
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2060
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguámeio ambiente; dimensão ambiental; Educação Ambiental; environment; environmental dimension; Environmental Education. O artigo sintetiza uma tese de Doutorado (1996-1999) que versa sobre a prática de Educação Ambiental. Partindo da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), associada à Teoria das Representações Sociais (SÁ, 1996) e considerando dados e resultados de Pesquisa Interdisciplinar conduzida por um grupo de doutorandos sobre as condições socioeconômicas, culturais e ambientais da cidade de Paranaguá (1996), considerou-se a prática de Educação Ambiental nas primeiras séries do ensino fundamental nesta cidade. A Educação Ambiental, a partir da qual é elaborado um enfoque curricular-metodológico no nível abrangido pela pesquisa, é tida como dimensão processual da própria educação escolar. Nessa perspectiva, os resultados do trabalho de campo possibilitaram considerações finais indicativas nos âmbitos socioinstitucional e pedagógico-didático; por fim, foram postas algumas sugestões a uma continuidade de pesquisas. Abstract This is the summary of a Ph.d dissertation(1996-1999) which deals with Environmental Teaching. It starts with a content analysis (BARDIN, 1977) associated with the Theory of Social Representation (SÁ,1966), taking into account data and results from some Interdisciplinary Research done by a group of students taking their doctorate graduate program about social-economical, cultural and environmental conditions of the municipality of Paranaguá (1996), and so Environmental Education in the first grades was taken into consideration. Environmental Education , from a curricular-methodological approach in the referred grades, is considered as a processual dimension of education itself. From this point-of-view, the data ressearch led to final conclusions with considerations possible at social-institutional and pedagogical-didatic levels. Finally some suggestions such as the research to be continued are offerred. UFPR1999-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2060Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 101-108Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 101-108Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 101-1081984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2060/1712https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2060/31159Carneiro, Sônia Maria Marchioratoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:59:01Zoai:revistas.ufpr.br:article/2060Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:59:01Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá
title A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá
spellingShingle A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá
Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
meio ambiente; dimensão ambiental; Educação Ambiental; environment; environmental dimension; Environmental Education.
title_short A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá
title_full A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá
title_fullStr A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá
title_full_unstemmed A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá
title_sort A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá
author Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
author_facet Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
dc.subject.por.fl_str_mv meio ambiente; dimensão ambiental; Educação Ambiental; environment; environmental dimension; Environmental Education.
topic meio ambiente; dimensão ambiental; Educação Ambiental; environment; environmental dimension; Environmental Education.
description O artigo sintetiza uma tese de Doutorado (1996-1999) que versa sobre a prática de Educação Ambiental. Partindo da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), associada à Teoria das Representações Sociais (SÁ, 1996) e considerando dados e resultados de Pesquisa Interdisciplinar conduzida por um grupo de doutorandos sobre as condições socioeconômicas, culturais e ambientais da cidade de Paranaguá (1996), considerou-se a prática de Educação Ambiental nas primeiras séries do ensino fundamental nesta cidade. A Educação Ambiental, a partir da qual é elaborado um enfoque curricular-metodológico no nível abrangido pela pesquisa, é tida como dimensão processual da própria educação escolar. Nessa perspectiva, os resultados do trabalho de campo possibilitaram considerações finais indicativas nos âmbitos socioinstitucional e pedagógico-didático; por fim, foram postas algumas sugestões a uma continuidade de pesquisas. Abstract This is the summary of a Ph.d dissertation(1996-1999) which deals with Environmental Teaching. It starts with a content analysis (BARDIN, 1977) associated with the Theory of Social Representation (SÁ,1966), taking into account data and results from some Interdisciplinary Research done by a group of students taking their doctorate graduate program about social-economical, cultural and environmental conditions of the municipality of Paranaguá (1996), and so Environmental Education in the first grades was taken into consideration. Environmental Education , from a curricular-methodological approach in the referred grades, is considered as a processual dimension of education itself. From this point-of-view, the data ressearch led to final conclusions with considerations possible at social-institutional and pedagogical-didatic levels. Finally some suggestions such as the research to be continued are offerred.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2060
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2060/1712
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2060/31159
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 101-108
Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 101-108
Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 101-108
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897619005440