Música e escola: um diálogo com a diversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uriarte, Mônica Zewe
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2218
Resumo: Este artigo aborda aspectos relacionados ao papel da Educação Musical na escola de hoje e à formação de professores, agentes na mudança das práticas escolares. Reconhecendo as subjetividades presentes nas salas de aula, caberá ao professor a mobilização de diferentes formas de trabalhar, estruturando ações que condizem com a realidade de cada aluno. Pretende promover uma reflexão sobre o entendimento do processo da arte e mais especificamente do fenômeno musical frente à indústria cultural, além de sua inserção nas instituições escolares. O referencial adotado contempla uma visão antropológica da Educação e inspira-se em idéias de ADORNO, FABIANO, MENEGALE, ZABALZA, PERRENOUD, entre outros, para refletir sobre a massificação da cultura e o papel da escola, questionando sua posição como produtora de consumidores, ou como instância estimuladora de sensibilidades, formadora de sujeitos criativos, capazes de fruição estética. Music and school: a dialogue with diversity Abstract This article approaches aspects related to the role of Musical Education in schools nowadays and to teachers’ training, changing agents of school practice. Recognizing the subjectivities present at classrooms, it will be up to the teacher the mobilization of different working forms, structuring actions, which correspond to each student reality. It intends a reflection about the understanding of art process, and more specifically about the musical phenomenon before the cultural industry, and its insertion in school institutions. The referential adopted contemplates an anthropologic view of Education, takes inspiration from the ideas of ADORNO, FABIANO, MENEGALE, ZABALZA, PERRENOUD, among others, to reflect about the massification of the culture and the school role, questioning its position as producers of consumers, or as stimulating instance of sensitivity, formers of creative individuals, capable of esthetics usufruct ion.
id UFPR-4_fb3993917adfa9bc50789410be84da9c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2218
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Música e escola: um diálogo com a diversidadeEducação Musical; formação de professores; indústria cultural; Musical Education; teachers’ formation; cultural industry. Este artigo aborda aspectos relacionados ao papel da Educação Musical na escola de hoje e à formação de professores, agentes na mudança das práticas escolares. Reconhecendo as subjetividades presentes nas salas de aula, caberá ao professor a mobilização de diferentes formas de trabalhar, estruturando ações que condizem com a realidade de cada aluno. Pretende promover uma reflexão sobre o entendimento do processo da arte e mais especificamente do fenômeno musical frente à indústria cultural, além de sua inserção nas instituições escolares. O referencial adotado contempla uma visão antropológica da Educação e inspira-se em idéias de ADORNO, FABIANO, MENEGALE, ZABALZA, PERRENOUD, entre outros, para refletir sobre a massificação da cultura e o papel da escola, questionando sua posição como produtora de consumidores, ou como instância estimuladora de sensibilidades, formadora de sujeitos criativos, capazes de fruição estética. Music and school: a dialogue with diversity Abstract This article approaches aspects related to the role of Musical Education in schools nowadays and to teachers’ training, changing agents of school practice. Recognizing the subjectivities present at classrooms, it will be up to the teacher the mobilization of different working forms, structuring actions, which correspond to each student reality. It intends a reflection about the understanding of art process, and more specifically about the musical phenomenon before the cultural industry, and its insertion in school institutions. The referential adopted contemplates an anthropologic view of Education, takes inspiration from the ideas of ADORNO, FABIANO, MENEGALE, ZABALZA, PERRENOUD, among others, to reflect about the massification of the culture and the school role, questioning its position as producers of consumers, or as stimulating instance of sensitivity, formers of creative individuals, capable of esthetics usufruct ion. UFPR2004-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2218Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 245-258Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 245-258Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 245-2581984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2218/1861https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2218/31380Uriarte, Mônica Zeweinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:15:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/2218Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:15:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Música e escola: um diálogo com a diversidade
title Música e escola: um diálogo com a diversidade
spellingShingle Música e escola: um diálogo com a diversidade
Uriarte, Mônica Zewe
Educação Musical; formação de professores; indústria cultural; Musical Education; teachers’ formation; cultural industry.
title_short Música e escola: um diálogo com a diversidade
title_full Música e escola: um diálogo com a diversidade
title_fullStr Música e escola: um diálogo com a diversidade
title_full_unstemmed Música e escola: um diálogo com a diversidade
title_sort Música e escola: um diálogo com a diversidade
author Uriarte, Mônica Zewe
author_facet Uriarte, Mônica Zewe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Uriarte, Mônica Zewe
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical; formação de professores; indústria cultural; Musical Education; teachers’ formation; cultural industry.
topic Educação Musical; formação de professores; indústria cultural; Musical Education; teachers’ formation; cultural industry.
description Este artigo aborda aspectos relacionados ao papel da Educação Musical na escola de hoje e à formação de professores, agentes na mudança das práticas escolares. Reconhecendo as subjetividades presentes nas salas de aula, caberá ao professor a mobilização de diferentes formas de trabalhar, estruturando ações que condizem com a realidade de cada aluno. Pretende promover uma reflexão sobre o entendimento do processo da arte e mais especificamente do fenômeno musical frente à indústria cultural, além de sua inserção nas instituições escolares. O referencial adotado contempla uma visão antropológica da Educação e inspira-se em idéias de ADORNO, FABIANO, MENEGALE, ZABALZA, PERRENOUD, entre outros, para refletir sobre a massificação da cultura e o papel da escola, questionando sua posição como produtora de consumidores, ou como instância estimuladora de sensibilidades, formadora de sujeitos criativos, capazes de fruição estética. Music and school: a dialogue with diversity Abstract This article approaches aspects related to the role of Musical Education in schools nowadays and to teachers’ training, changing agents of school practice. Recognizing the subjectivities present at classrooms, it will be up to the teacher the mobilization of different working forms, structuring actions, which correspond to each student reality. It intends a reflection about the understanding of art process, and more specifically about the musical phenomenon before the cultural industry, and its insertion in school institutions. The referential adopted contemplates an anthropologic view of Education, takes inspiration from the ideas of ADORNO, FABIANO, MENEGALE, ZABALZA, PERRENOUD, among others, to reflect about the massification of the culture and the school role, questioning its position as producers of consumers, or as stimulating instance of sensitivity, formers of creative individuals, capable of esthetics usufruct ion.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2218
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2218/1861
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2218/31380
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 245-258
Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 245-258
Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 245-258
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893533753344