Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19086 |
Resumo: | O texto analisa e discute aspectos e possibilidades para a formação de professores nas universidades. Apresenta hipóteses para a constituição de uma pedagogia da pesquisa e uma pedagogia da formação de professores. Para tanto, retoma a noção de habitus de P. Bourdieu, e introduz duas perspectivas para o trabalho formador: a cultura da atenção como perspectiva a ser atingida na educação docente e os estilos didáticos como disposições e marcas da ação pedagógica construídas pelos professores no exercício da profissão. Articulando esses três conceitos à valorização e constituição de histórias de formação e histórias de relações com o conhecimento e o trabalho, constituem sugestões a serem consideradas pelos cursos de Licenciatura e Pedagogia.Palavras-chave: Formação de Professores; Pedagogia da Pesquisa; Habitus; Cultura da Atenção; Estilos Didáticos |
id |
UFPR-4_fc04200a2a6ea94c100081eb64a49c6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/19086 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade O texto analisa e discute aspectos e possibilidades para a formação de professores nas universidades. Apresenta hipóteses para a constituição de uma pedagogia da pesquisa e uma pedagogia da formação de professores. Para tanto, retoma a noção de habitus de P. Bourdieu, e introduz duas perspectivas para o trabalho formador: a cultura da atenção como perspectiva a ser atingida na educação docente e os estilos didáticos como disposições e marcas da ação pedagógica construídas pelos professores no exercício da profissão. Articulando esses três conceitos à valorização e constituição de histórias de formação e histórias de relações com o conhecimento e o trabalho, constituem sugestões a serem consideradas pelos cursos de Licenciatura e Pedagogia.Palavras-chave: Formação de Professores; Pedagogia da Pesquisa; Habitus; Cultura da Atenção; Estilos Didáticos UFPRCatani, Denice2010-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19086Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 77-92Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 77-92Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 77-921984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19086/12388https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19086/31018info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:59:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/19086Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:59:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade |
title |
Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade |
spellingShingle |
Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade Catani, Denice |
title_short |
Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade |
title_full |
Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade |
title_fullStr |
Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade |
title_full_unstemmed |
Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade |
title_sort |
Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade |
author |
Catani, Denice |
author_facet |
Catani, Denice |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catani, Denice |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O texto analisa e discute aspectos e possibilidades para a formação de professores nas universidades. Apresenta hipóteses para a constituição de uma pedagogia da pesquisa e uma pedagogia da formação de professores. Para tanto, retoma a noção de habitus de P. Bourdieu, e introduz duas perspectivas para o trabalho formador: a cultura da atenção como perspectiva a ser atingida na educação docente e os estilos didáticos como disposições e marcas da ação pedagógica construídas pelos professores no exercício da profissão. Articulando esses três conceitos à valorização e constituição de histórias de formação e histórias de relações com o conhecimento e o trabalho, constituem sugestões a serem consideradas pelos cursos de Licenciatura e Pedagogia.Palavras-chave: Formação de Professores; Pedagogia da Pesquisa; Habitus; Cultura da Atenção; Estilos Didáticos |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19086 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19086/12388 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19086/31018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 77-92 Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 77-92 Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 77-92 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902048190464 |