Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catani, Denice
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19086
Resumo:  O texto analisa e discute aspectos e possibilidades para a formação de professores nas universidades. Apresenta hipóteses para a constituição de uma pedagogia da pesquisa e uma pedagogia da formação de professores. Para tanto, retoma a noção de habitus de P. Bourdieu, e introduz duas perspectivas para o trabalho formador: a cultura da atenção como perspectiva a ser atingida na educação docente e os estilos didáticos como disposições e marcas da ação pedagógica construídas pelos professores no exercício da profissão. Articulando esses três conceitos à valorização e constituição de histórias de formação e histórias de relações com o conhecimento e o trabalho, constituem sugestões a serem consideradas pelos cursos de Licenciatura e Pedagogia.Palavras-chave: Formação de Professores; Pedagogia da Pesquisa; Habitus; Cultura da Atenção; Estilos Didáticos  
id UFPR-4_fc04200a2a6ea94c100081eb64a49c6f
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/19086
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade O texto analisa e discute aspectos e possibilidades para a formação de professores nas universidades. Apresenta hipóteses para a constituição de uma pedagogia da pesquisa e uma pedagogia da formação de professores. Para tanto, retoma a noção de habitus de P. Bourdieu, e introduz duas perspectivas para o trabalho formador: a cultura da atenção como perspectiva a ser atingida na educação docente e os estilos didáticos como disposições e marcas da ação pedagógica construídas pelos professores no exercício da profissão. Articulando esses três conceitos à valorização e constituição de histórias de formação e histórias de relações com o conhecimento e o trabalho, constituem sugestões a serem consideradas pelos cursos de Licenciatura e Pedagogia.Palavras-chave: Formação de Professores; Pedagogia da Pesquisa; Habitus; Cultura da Atenção; Estilos Didáticos  UFPRCatani, Denice2010-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19086Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 77-92Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 77-92Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 77-921984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19086/12388https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19086/31018info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:59:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/19086Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:59:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade
title Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade
spellingShingle Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade
Catani, Denice
title_short Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade
title_full Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade
title_fullStr Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade
title_full_unstemmed Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade
title_sort Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade
author Catani, Denice
author_facet Catani, Denice
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Catani, Denice
dc.subject.none.fl_str_mv


description  O texto analisa e discute aspectos e possibilidades para a formação de professores nas universidades. Apresenta hipóteses para a constituição de uma pedagogia da pesquisa e uma pedagogia da formação de professores. Para tanto, retoma a noção de habitus de P. Bourdieu, e introduz duas perspectivas para o trabalho formador: a cultura da atenção como perspectiva a ser atingida na educação docente e os estilos didáticos como disposições e marcas da ação pedagógica construídas pelos professores no exercício da profissão. Articulando esses três conceitos à valorização e constituição de histórias de formação e histórias de relações com o conhecimento e o trabalho, constituem sugestões a serem consideradas pelos cursos de Licenciatura e Pedagogia.Palavras-chave: Formação de Professores; Pedagogia da Pesquisa; Habitus; Cultura da Atenção; Estilos Didáticos  
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19086
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19086/12388
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19086/31018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 77-92
Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 77-92
Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 77-92
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902048190464