“Qualidade da educação”: o nascimento de um conceito ambíguo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charlot, Bernard
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
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Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81286
Resumo: O artigo traz o interesse pelo nascimento do conceito de “qualidade da educação” e seu contexto internacional. É mostrado que o conceito nasceu a partir das reflexões sobre a reforma do ensino de Matemática e de Ciências nas décadas de 60, 70 e 80 do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, e difundiu-se nos anos 80 e 90 do mesmo século enquanto componente educacional do movimento liberal de modernização e globalização, em um ambiente de intensa concorrência econômica, que mobiliza a Matemática e a Ciência como instrumentos de riqueza e poder. Levando em conta a ambiguidade do conceito, o artigo aponta para alguns problemas a serem enfrentados quando se tenta usar esse conceito.
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