A disseminação de informação científica em escolas de governo como fator de inovação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alessandra de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Figueiredo, Frederico de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: AtoZ (Curitiba)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/64675
Resumo: Introdução: O desenvolvimento local e a inclusão social são fundamentalmente interligados à disseminação da informação científica como fator de inovação social. Nesse contexto, as Escolas de Governo devem se estruturar como espaços de trocas de conhecimentos críticos das relações de poder subjacentes no acesso ao conhecimento. Objetivo: Objetiva verificar a frequência da ocorrência de periódicos de acesso livre e de repositórios abertos, como instrumentos de disseminação de informação científica em Escolas de Governo do Ministério Público brasileiro, e analisar sua importância na transformação da realidade social sob a ótica da inovação social. Diferentes conceitos de inovação social foram abordados em diálogo com o papel formativo do Estado, por meio de suas Escolas de Governo e seus diferentes instrumentos de disseminação de informação científica. Metodologia: Consiste em estudo exploratório de natureza qualitativa, com coleta de dados por meio de pesquisa documental em repositórios abertos e portais corporativos das Escolas de Governo dos Ministérios Públicos no Brasil. Trata os dados por meio de tabulação da frequência da ocorrência dos instrumentos. Conclusão: Sugere que o número de Escolas de Governo que não possuem instrumentos de disseminação de informação científica aberta ainda é alto. Demonstra a relevância de políticas institucionais que fortaleçam as Escolas dos Ministérios Públicos, principalmente aquelas Escolas Institucionais, cujas estruturas administrativas integram as Instituições. Importante também a efetividade da busca dos repositórios e revistas que nem sempre são amigáveis com os usuários.
id UFPR-6_207b1713d97f65964989b5817aa8e027
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/64675
network_acronym_str UFPR-6
network_name_str AtoZ (Curitiba)
repository_id_str
spelling A disseminação de informação científica em escolas de governo como fator de inovação socialThe dissemination of scientific information in government schools as a factor of social innovationCiências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação: Processos de Disseminação da InformaçãoInovação Social; Disseminação de Informação; Escola de Governo.Social Innovation; Information Dissemination; School of Government.Introdução: O desenvolvimento local e a inclusão social são fundamentalmente interligados à disseminação da informação científica como fator de inovação social. Nesse contexto, as Escolas de Governo devem se estruturar como espaços de trocas de conhecimentos críticos das relações de poder subjacentes no acesso ao conhecimento. Objetivo: Objetiva verificar a frequência da ocorrência de periódicos de acesso livre e de repositórios abertos, como instrumentos de disseminação de informação científica em Escolas de Governo do Ministério Público brasileiro, e analisar sua importância na transformação da realidade social sob a ótica da inovação social. Diferentes conceitos de inovação social foram abordados em diálogo com o papel formativo do Estado, por meio de suas Escolas de Governo e seus diferentes instrumentos de disseminação de informação científica. Metodologia: Consiste em estudo exploratório de natureza qualitativa, com coleta de dados por meio de pesquisa documental em repositórios abertos e portais corporativos das Escolas de Governo dos Ministérios Públicos no Brasil. Trata os dados por meio de tabulação da frequência da ocorrência dos instrumentos. Conclusão: Sugere que o número de Escolas de Governo que não possuem instrumentos de disseminação de informação científica aberta ainda é alto. Demonstra a relevância de políticas institucionais que fortaleçam as Escolas dos Ministérios Públicos, principalmente aquelas Escolas Institucionais, cujas estruturas administrativas integram as Instituições. Importante também a efetividade da busca dos repositórios e revistas que nem sempre são amigáveis com os usuários.Introduction: Local development and social inclusion are fundamentally linked to the dissemination of scientific information as a factor of social innovation. In this context Schools of Government must be structured as spaces for the exchange of critical knowledge of the underlying power relations in access to knowledge. Objective: It aims to verify the frequency of occurrence of open access journals and open repositories as tools to disseminate scientific information in government schools of the Brazilian Public Ministry and to analyze their importance in the transformation of social reality for social innovation. Different concepts of social innovation were approached in dialogue with the formative role of the State, through its Schools of Government and its different instruments of dissemination of scientific information. Method: It consisted of an exploratory study of a qualitative nature, with data collection utilizing documentary research in open repositories and corporate portals of Government Schools of Brazilian Public Ministries and data treatment through tabulation of the frequency of occurrence of the instruments. Conclusions: It suggest that the number of Government Schools that do not have tools to disseminate open scientific information is still high. The study demonstrates the relevance of institutional policies that strengthen the Schools of Public Prosecutions, especially those Institutional Schools, whose administrative structures integrate the Institutions. It is also important to point out the search for the effectiveness of repositories and magazines, which are not always user-friendly.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRSantos, Alessandra de SouzaFigueiredo, Frederico de Carvalho2020-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/6467510.5380/atoz.v9i1.64675AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 1 (2020): jan./jun.; 85 - 93AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 1 (2020): jan./jun.; 85 - 93AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 1 (2020): jan./jun.; 85 - 932237-826X10.5380/atoz.v9i1reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/64675/41586Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-10T03:04:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/64675Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2021-08-10T03:04:30AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A disseminação de informação científica em escolas de governo como fator de inovação social
The dissemination of scientific information in government schools as a factor of social innovation
title A disseminação de informação científica em escolas de governo como fator de inovação social
spellingShingle A disseminação de informação científica em escolas de governo como fator de inovação social
Santos, Alessandra de Souza
Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação: Processos de Disseminação da Informação
Inovação Social; Disseminação de Informação; Escola de Governo.
Social Innovation; Information Dissemination; School of Government.
title_short A disseminação de informação científica em escolas de governo como fator de inovação social
title_full A disseminação de informação científica em escolas de governo como fator de inovação social
title_fullStr A disseminação de informação científica em escolas de governo como fator de inovação social
title_full_unstemmed A disseminação de informação científica em escolas de governo como fator de inovação social
title_sort A disseminação de informação científica em escolas de governo como fator de inovação social
author Santos, Alessandra de Souza
author_facet Santos, Alessandra de Souza
Figueiredo, Frederico de Carvalho
author_role author
author2 Figueiredo, Frederico de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alessandra de Souza
Figueiredo, Frederico de Carvalho
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação: Processos de Disseminação da Informação
Inovação Social; Disseminação de Informação; Escola de Governo.
Social Innovation; Information Dissemination; School of Government.
topic Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação: Processos de Disseminação da Informação
Inovação Social; Disseminação de Informação; Escola de Governo.
Social Innovation; Information Dissemination; School of Government.
description Introdução: O desenvolvimento local e a inclusão social são fundamentalmente interligados à disseminação da informação científica como fator de inovação social. Nesse contexto, as Escolas de Governo devem se estruturar como espaços de trocas de conhecimentos críticos das relações de poder subjacentes no acesso ao conhecimento. Objetivo: Objetiva verificar a frequência da ocorrência de periódicos de acesso livre e de repositórios abertos, como instrumentos de disseminação de informação científica em Escolas de Governo do Ministério Público brasileiro, e analisar sua importância na transformação da realidade social sob a ótica da inovação social. Diferentes conceitos de inovação social foram abordados em diálogo com o papel formativo do Estado, por meio de suas Escolas de Governo e seus diferentes instrumentos de disseminação de informação científica. Metodologia: Consiste em estudo exploratório de natureza qualitativa, com coleta de dados por meio de pesquisa documental em repositórios abertos e portais corporativos das Escolas de Governo dos Ministérios Públicos no Brasil. Trata os dados por meio de tabulação da frequência da ocorrência dos instrumentos. Conclusão: Sugere que o número de Escolas de Governo que não possuem instrumentos de disseminação de informação científica aberta ainda é alto. Demonstra a relevância de políticas institucionais que fortaleçam as Escolas dos Ministérios Públicos, principalmente aquelas Escolas Institucionais, cujas estruturas administrativas integram as Instituições. Importante também a efetividade da busca dos repositórios e revistas que nem sempre são amigáveis com os usuários.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-11
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artículo evaluado por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/64675
10.5380/atoz.v9i1.64675
url https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/64675
identifier_str_mv 10.5380/atoz.v9i1.64675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/64675/41586
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv





dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
dc.source.none.fl_str_mv AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 1 (2020): jan./jun.; 85 - 93
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 1 (2020): jan./jun.; 85 - 93
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 1 (2020): jan./jun.; 85 - 93
2237-826X
10.5380/atoz.v9i1
reponame:AtoZ (Curitiba)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str AtoZ (Curitiba)
collection AtoZ (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com
_version_ 1799711938700115968