A disseminação de informação científica em escolas de governo como fator de inovação social
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/64675 |
Resumo: | Introdução: O desenvolvimento local e a inclusão social são fundamentalmente interligados à disseminação da informação científica como fator de inovação social. Nesse contexto, as Escolas de Governo devem se estruturar como espaços de trocas de conhecimentos críticos das relações de poder subjacentes no acesso ao conhecimento. Objetivo: Objetiva verificar a frequência da ocorrência de periódicos de acesso livre e de repositórios abertos, como instrumentos de disseminação de informação científica em Escolas de Governo do Ministério Público brasileiro, e analisar sua importância na transformação da realidade social sob a ótica da inovação social. Diferentes conceitos de inovação social foram abordados em diálogo com o papel formativo do Estado, por meio de suas Escolas de Governo e seus diferentes instrumentos de disseminação de informação científica. Metodologia: Consiste em estudo exploratório de natureza qualitativa, com coleta de dados por meio de pesquisa documental em repositórios abertos e portais corporativos das Escolas de Governo dos Ministérios Públicos no Brasil. Trata os dados por meio de tabulação da frequência da ocorrência dos instrumentos. Conclusão: Sugere que o número de Escolas de Governo que não possuem instrumentos de disseminação de informação científica aberta ainda é alto. Demonstra a relevância de políticas institucionais que fortaleçam as Escolas dos Ministérios Públicos, principalmente aquelas Escolas Institucionais, cujas estruturas administrativas integram as Instituições. Importante também a efetividade da busca dos repositórios e revistas que nem sempre são amigáveis com os usuários. |
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A disseminação de informação científica em escolas de governo como fator de inovação socialThe dissemination of scientific information in government schools as a factor of social innovationCiências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação: Processos de Disseminação da InformaçãoInovação Social; Disseminação de Informação; Escola de Governo.Social Innovation; Information Dissemination; School of Government.Introdução: O desenvolvimento local e a inclusão social são fundamentalmente interligados à disseminação da informação científica como fator de inovação social. Nesse contexto, as Escolas de Governo devem se estruturar como espaços de trocas de conhecimentos críticos das relações de poder subjacentes no acesso ao conhecimento. Objetivo: Objetiva verificar a frequência da ocorrência de periódicos de acesso livre e de repositórios abertos, como instrumentos de disseminação de informação científica em Escolas de Governo do Ministério Público brasileiro, e analisar sua importância na transformação da realidade social sob a ótica da inovação social. Diferentes conceitos de inovação social foram abordados em diálogo com o papel formativo do Estado, por meio de suas Escolas de Governo e seus diferentes instrumentos de disseminação de informação científica. Metodologia: Consiste em estudo exploratório de natureza qualitativa, com coleta de dados por meio de pesquisa documental em repositórios abertos e portais corporativos das Escolas de Governo dos Ministérios Públicos no Brasil. Trata os dados por meio de tabulação da frequência da ocorrência dos instrumentos. Conclusão: Sugere que o número de Escolas de Governo que não possuem instrumentos de disseminação de informação científica aberta ainda é alto. Demonstra a relevância de políticas institucionais que fortaleçam as Escolas dos Ministérios Públicos, principalmente aquelas Escolas Institucionais, cujas estruturas administrativas integram as Instituições. Importante também a efetividade da busca dos repositórios e revistas que nem sempre são amigáveis com os usuários.Introduction: Local development and social inclusion are fundamentally linked to the dissemination of scientific information as a factor of social innovation. In this context Schools of Government must be structured as spaces for the exchange of critical knowledge of the underlying power relations in access to knowledge. Objective: It aims to verify the frequency of occurrence of open access journals and open repositories as tools to disseminate scientific information in government schools of the Brazilian Public Ministry and to analyze their importance in the transformation of social reality for social innovation. Different concepts of social innovation were approached in dialogue with the formative role of the State, through its Schools of Government and its different instruments of dissemination of scientific information. Method: It consisted of an exploratory study of a qualitative nature, with data collection utilizing documentary research in open repositories and corporate portals of Government Schools of Brazilian Public Ministries and data treatment through tabulation of the frequency of occurrence of the instruments. Conclusions: It suggest that the number of Government Schools that do not have tools to disseminate open scientific information is still high. The study demonstrates the relevance of institutional policies that strengthen the Schools of Public Prosecutions, especially those Institutional Schools, whose administrative structures integrate the Institutions. It is also important to point out the search for the effectiveness of repositories and magazines, which are not always user-friendly.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRSantos, Alessandra de SouzaFigueiredo, Frederico de Carvalho2020-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/6467510.5380/atoz.v9i1.64675AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 1 (2020): jan./jun.; 85 - 93AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 1 (2020): jan./jun.; 85 - 93AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 1 (2020): jan./jun.; 85 - 932237-826X10.5380/atoz.v9i1reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/64675/41586Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-10T03:04:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/64675Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2021-08-10T03:04:30AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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