A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-service
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67244 |
Resumo: | Este trabalho aborda aspectos de inovação nas redes e mídias sociais nas empresas de e-service (que oferecem serviços de forma online). Neste sentido, visa identificar como acontecem os processos de inovação e como a empresa utiliza o fluxo de informação que surge nas mídias sociais para aprimorar seus produtos, serviços e processos. Especificamente, pretende-se: (a) identificar os fatores de identidade e de engajamento das marcas de e-service nas redes sociais digitais; (b) analisar o discurso e a prática de inovação das empresas de e-service nas redes sociais; (c) verificar a visão de inovação das empresas de e-service nas mídias sociais e; e (d) mapear o fluxo de informação nas empresas de e-service. Para alcançar tais objetivos, emprega a Netnografia como perspectiva metodológica para análise das redes sociais digitais. Para coleta e análise de dados utilizam-se análise de conteúdo, entrevista e análise documental. Como resultado, busca-se compreender como as informações advindas das mídias sociais podem possibilitar inovações e se as empresas de e-service possuem a estrutura necessária para utilizar essas informações e desenvolver novos serviços e processos. |
id |
UFPR-6_23dbcb801b4c80dd6a27cc8df695d02f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/67244 |
network_acronym_str |
UFPR-6 |
network_name_str |
AtoZ (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-serviceRedes Sociais Digitais; Netnografia; Inovação; Mídias Sociais.Este trabalho aborda aspectos de inovação nas redes e mídias sociais nas empresas de e-service (que oferecem serviços de forma online). Neste sentido, visa identificar como acontecem os processos de inovação e como a empresa utiliza o fluxo de informação que surge nas mídias sociais para aprimorar seus produtos, serviços e processos. Especificamente, pretende-se: (a) identificar os fatores de identidade e de engajamento das marcas de e-service nas redes sociais digitais; (b) analisar o discurso e a prática de inovação das empresas de e-service nas redes sociais; (c) verificar a visão de inovação das empresas de e-service nas mídias sociais e; e (d) mapear o fluxo de informação nas empresas de e-service. Para alcançar tais objetivos, emprega a Netnografia como perspectiva metodológica para análise das redes sociais digitais. Para coleta e análise de dados utilizam-se análise de conteúdo, entrevista e análise documental. Como resultado, busca-se compreender como as informações advindas das mídias sociais podem possibilitar inovações e se as empresas de e-service possuem a estrutura necessária para utilizar essas informações e desenvolver novos serviços e processos.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRKava, LuanaBotelho-Francisco, Rodrigo Eduardo2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/6724410.5380/atoz.v7i2.67244AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 7, n. 2 (2018): jul./dez.; 34-38AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 7, n. 2 (2018): jul./dez.; 34-38AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 7, n. 2 (2018): jul./dez.; 34-382237-826X10.5380/atoz.v7i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67244/38721Direitos autorais 2018 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-05T12:00:53Zoai:revistas.ufpr.br:article/67244Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2019-06-05T12:00:53AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-service |
title |
A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-service |
spellingShingle |
A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-service Kava, Luana Redes Sociais Digitais; Netnografia; Inovação; Mídias Sociais. |
title_short |
A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-service |
title_full |
A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-service |
title_fullStr |
A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-service |
title_full_unstemmed |
A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-service |
title_sort |
A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-service |
author |
Kava, Luana |
author_facet |
Kava, Luana Botelho-Francisco, Rodrigo Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Botelho-Francisco, Rodrigo Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kava, Luana Botelho-Francisco, Rodrigo Eduardo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes Sociais Digitais; Netnografia; Inovação; Mídias Sociais. |
topic |
Redes Sociais Digitais; Netnografia; Inovação; Mídias Sociais. |
description |
Este trabalho aborda aspectos de inovação nas redes e mídias sociais nas empresas de e-service (que oferecem serviços de forma online). Neste sentido, visa identificar como acontecem os processos de inovação e como a empresa utiliza o fluxo de informação que surge nas mídias sociais para aprimorar seus produtos, serviços e processos. Especificamente, pretende-se: (a) identificar os fatores de identidade e de engajamento das marcas de e-service nas redes sociais digitais; (b) analisar o discurso e a prática de inovação das empresas de e-service nas redes sociais; (c) verificar a visão de inovação das empresas de e-service nas mídias sociais e; e (d) mapear o fluxo de informação nas empresas de e-service. Para alcançar tais objetivos, emprega a Netnografia como perspectiva metodológica para análise das redes sociais digitais. Para coleta e análise de dados utilizam-se análise de conteúdo, entrevista e análise documental. Como resultado, busca-se compreender como as informações advindas das mídias sociais podem possibilitar inovações e se as empresas de e-service possuem a estrutura necessária para utilizar essas informações e desenvolver novos serviços e processos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67244 10.5380/atoz.v7i2.67244 |
url |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67244 |
identifier_str_mv |
10.5380/atoz.v7i2.67244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67244/38721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 7, n. 2 (2018): jul./dez.; 34-38 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 7, n. 2 (2018): jul./dez.; 34-38 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 7, n. 2 (2018): jul./dez.; 34-38 2237-826X 10.5380/atoz.v7i2 reponame:AtoZ (Curitiba) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
AtoZ (Curitiba) |
collection |
AtoZ (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com |
_version_ |
1809276794959822848 |