Um estudo comparativo entre modelos de utilização de equipamentos de tecnologia da informação para práticas em laboratórios de computação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frinhani, Rafael de Magalhães Dias
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mattedi, Adriana Prest, Souza, Rarysh Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: AtoZ (Curitiba)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/87687
Resumo: Introdução: Algumas instituições de ensino estruturam seus laboratórios de computação sem a elaboração de um estudo prévio de alternativas além do modelo baseado em compra dos equipamentos. A ausência desse estudo costuma causar um custo elevado que poderia ser evitado. Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre quatro diferentes modelos de utilização de equipamentos de TI para práticas em laboratórios de computação em uma instituição pública de ensino superior, a partir de critérios técnicos e financeiros. Método: Foi realizado um estudo de caso em uma IES pública, cujos dados foram obtidos via questionários. A base de condução da pesquisa considerou as práticas de COBIT e ITIL. Resultados: Os resultados apontaram que, além de apresentar o custo mais baixo entre os quatro modelos estudados, a virtualização traz muita flexibilidade de configuração, pois, na gestão centralizada, é possível criar diferentes ambientes conforme necessidade das disciplinas. Conclusão: No ambiente estudado, o modelo de virtualização é o melhor tanto sob o ponto de vista técnico quanto financeiro para uma estrutura de laboratório de prática de ensino em computação.   
id UFPR-6_289a1f674c31c0608e4b3ad924ebffbe
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/87687
network_acronym_str UFPR-6
network_name_str AtoZ (Curitiba)
repository_id_str
spelling Um estudo comparativo entre modelos de utilização de equipamentos de tecnologia da informação para práticas em laboratórios de computaçãoA comparative study between models for practical computer teaching laboratoryInterdisciplinar: Engenharia/Tecnologia/GestãoGestão; Governança; Tecnologia da Informação; Laboratórios de computaçãoManagement; Governance; Information Technology; Computer labs.Introdução: Algumas instituições de ensino estruturam seus laboratórios de computação sem a elaboração de um estudo prévio de alternativas além do modelo baseado em compra dos equipamentos. A ausência desse estudo costuma causar um custo elevado que poderia ser evitado. Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre quatro diferentes modelos de utilização de equipamentos de TI para práticas em laboratórios de computação em uma instituição pública de ensino superior, a partir de critérios técnicos e financeiros. Método: Foi realizado um estudo de caso em uma IES pública, cujos dados foram obtidos via questionários. A base de condução da pesquisa considerou as práticas de COBIT e ITIL. Resultados: Os resultados apontaram que, além de apresentar o custo mais baixo entre os quatro modelos estudados, a virtualização traz muita flexibilidade de configuração, pois, na gestão centralizada, é possível criar diferentes ambientes conforme necessidade das disciplinas. Conclusão: No ambiente estudado, o modelo de virtualização é o melhor tanto sob o ponto de vista técnico quanto financeiro para uma estrutura de laboratório de prática de ensino em computação.   Introduction: Some educational institutions that have computer labs set up their labs without previously conducting a study of alternatives other than the model based on the purchase of equipment. The absence of this study usually causes high infrastructure costs that could be avoided. This work presents a comparative study between four different models of IT equipment in a public higher education institution, based on technical and financial criteria. Method: A case study was carried out in a public IES, whose data were obtained via questionnaires. The basis for conducting the research considered COBIT and ITIL practices. Results: The results showed that, in addition to having the lowest cost among the four models studied, virtualization brings a lot of flexibility in configuration, since in centralized management it is possible to create different environments according to the needs of the disciplines. Conclusions: The virtualization model is the best model both from a technical and financial point of view for a teaching practice laboratory structure in computing.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRFrinhani, Rafael de Magalhães DiasMattedi, Adriana PrestSouza, Rarysh Costa2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/8768710.5380/atoz.v12i0.87687AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 15AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 15AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 152237-826X10.5380/atoz.v12i0reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/87687/51271https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/87687/55226https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/87687/55227https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/87687/55228https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/87687/55948IES; RegionalDireitos autorais 2023 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-22T22:28:20Zoai:revistas.ufpr.br:article/87687Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2024-02-22T22:28:20AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo comparativo entre modelos de utilização de equipamentos de tecnologia da informação para práticas em laboratórios de computação
A comparative study between models for practical computer teaching laboratory
title Um estudo comparativo entre modelos de utilização de equipamentos de tecnologia da informação para práticas em laboratórios de computação
spellingShingle Um estudo comparativo entre modelos de utilização de equipamentos de tecnologia da informação para práticas em laboratórios de computação
Frinhani, Rafael de Magalhães Dias
Interdisciplinar: Engenharia/Tecnologia/Gestão
Gestão; Governança; Tecnologia da Informação; Laboratórios de computação
Management; Governance; Information Technology; Computer labs.
title_short Um estudo comparativo entre modelos de utilização de equipamentos de tecnologia da informação para práticas em laboratórios de computação
title_full Um estudo comparativo entre modelos de utilização de equipamentos de tecnologia da informação para práticas em laboratórios de computação
title_fullStr Um estudo comparativo entre modelos de utilização de equipamentos de tecnologia da informação para práticas em laboratórios de computação
title_full_unstemmed Um estudo comparativo entre modelos de utilização de equipamentos de tecnologia da informação para práticas em laboratórios de computação
title_sort Um estudo comparativo entre modelos de utilização de equipamentos de tecnologia da informação para práticas em laboratórios de computação
author Frinhani, Rafael de Magalhães Dias
author_facet Frinhani, Rafael de Magalhães Dias
Mattedi, Adriana Prest
Souza, Rarysh Costa
author_role author
author2 Mattedi, Adriana Prest
Souza, Rarysh Costa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Frinhani, Rafael de Magalhães Dias
Mattedi, Adriana Prest
Souza, Rarysh Costa
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinar: Engenharia/Tecnologia/Gestão
Gestão; Governança; Tecnologia da Informação; Laboratórios de computação
Management; Governance; Information Technology; Computer labs.
topic Interdisciplinar: Engenharia/Tecnologia/Gestão
Gestão; Governança; Tecnologia da Informação; Laboratórios de computação
Management; Governance; Information Technology; Computer labs.
description Introdução: Algumas instituições de ensino estruturam seus laboratórios de computação sem a elaboração de um estudo prévio de alternativas além do modelo baseado em compra dos equipamentos. A ausência desse estudo costuma causar um custo elevado que poderia ser evitado. Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre quatro diferentes modelos de utilização de equipamentos de TI para práticas em laboratórios de computação em uma instituição pública de ensino superior, a partir de critérios técnicos e financeiros. Método: Foi realizado um estudo de caso em uma IES pública, cujos dados foram obtidos via questionários. A base de condução da pesquisa considerou as práticas de COBIT e ITIL. Resultados: Os resultados apontaram que, além de apresentar o custo mais baixo entre os quatro modelos estudados, a virtualização traz muita flexibilidade de configuração, pois, na gestão centralizada, é possível criar diferentes ambientes conforme necessidade das disciplinas. Conclusão: No ambiente estudado, o modelo de virtualização é o melhor tanto sob o ponto de vista técnico quanto financeiro para uma estrutura de laboratório de prática de ensino em computação.   
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artículo evaluado por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/87687
10.5380/atoz.v12i0.87687
url https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/87687
identifier_str_mv 10.5380/atoz.v12i0.87687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/87687/51271
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/87687/55226
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/87687/55227
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/87687/55228
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/87687/55948
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv IES; Regional





dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
dc.source.none.fl_str_mv AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 15
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 15
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 15
2237-826X
10.5380/atoz.v12i0
reponame:AtoZ (Curitiba)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str AtoZ (Curitiba)
collection AtoZ (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com
_version_ 1809276796241182720