Tecnologias sociais nas bibliotecas: o entendimento dos bibliotecários do Sul do Brasil quanto ao tema
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/84684 |
Resumo: | Objetivo: O avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem contribuído com o desenvolvimento social e econômico e, assim, com a disseminação de informações, a aproximação de culturas diversas, a ampliação das redes comerciais, etc. Em face ao exposto, o objetivo deste estudo consiste em investigar qual o entendimento que os bibliotecários de uma Instituição Pública de Ensino do Sul do Brasil possuem com relação às Tecnologias Sociais e seu uso nas bibliotecas como ferramenta educacional inclusiva. Metodologia: a pesquisa é caracterizada como uma abordagem exploratória e descritiva, desenvolvida com o método de investigação denominado Estudo de Caso. Este método possui caráter qualitativo e se utilizou de três técnicas para coleta de dados e triangulação de análise: 1) Revisão de literatura – pesquisa em artigos científicos de autores brasileiros publicados entre os anos de 2016 e 2020; 2) Pesquisa documental – considerou exemplos publicados em sites institucionais (Fundações, Organizações e outros); 3) Aplicação de questionário semiestruturado aos bibliotecários da Instituição Pública de Ensino do Sul do Brasil. Resultados: Os resultados demonstraram evidências, diante dos dados analisados, de que, em grande parte dos bibliotecários, o entendimento da descrição, características e uso das Tecnologias Sociais no ambiente das bibliotecas ainda permanecem pouco conhecidos e/ou fragmentados. Conclusão: Como principal contribuição teórico-prática do estudo, ratifica-se o valor do debate entre os bibliotecários, mas também entre outros atores do campo da educação, como gestores, docentes e discentes, sobre uma maior inserção das Tecnologias Sociais – como técnicas, saberes, metodologias, práticas e instrumentos geradores de educação inclusiva – no ambiente das bibliotecas. |
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Tecnologias sociais nas bibliotecas: o entendimento dos bibliotecários do Sul do Brasil quanto ao temaSocial technologies in libraries: the understanding of librarians in southern Brazil on the subjectCiências Sociais Aplicadas: Comunicação e InformaçãoTecnologias Sociais; Tecnologias da Informação e Comunicação; Bibliotecas - Instituição Pública de EnsinoApplied Social Science: Information ScienceSocial Technologies; Information and Communication Technologies; Libraries - Public Education Institution.Objetivo: O avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem contribuído com o desenvolvimento social e econômico e, assim, com a disseminação de informações, a aproximação de culturas diversas, a ampliação das redes comerciais, etc. Em face ao exposto, o objetivo deste estudo consiste em investigar qual o entendimento que os bibliotecários de uma Instituição Pública de Ensino do Sul do Brasil possuem com relação às Tecnologias Sociais e seu uso nas bibliotecas como ferramenta educacional inclusiva. Metodologia: a pesquisa é caracterizada como uma abordagem exploratória e descritiva, desenvolvida com o método de investigação denominado Estudo de Caso. Este método possui caráter qualitativo e se utilizou de três técnicas para coleta de dados e triangulação de análise: 1) Revisão de literatura – pesquisa em artigos científicos de autores brasileiros publicados entre os anos de 2016 e 2020; 2) Pesquisa documental – considerou exemplos publicados em sites institucionais (Fundações, Organizações e outros); 3) Aplicação de questionário semiestruturado aos bibliotecários da Instituição Pública de Ensino do Sul do Brasil. Resultados: Os resultados demonstraram evidências, diante dos dados analisados, de que, em grande parte dos bibliotecários, o entendimento da descrição, características e uso das Tecnologias Sociais no ambiente das bibliotecas ainda permanecem pouco conhecidos e/ou fragmentados. Conclusão: Como principal contribuição teórico-prática do estudo, ratifica-se o valor do debate entre os bibliotecários, mas também entre outros atores do campo da educação, como gestores, docentes e discentes, sobre uma maior inserção das Tecnologias Sociais – como técnicas, saberes, metodologias, práticas e instrumentos geradores de educação inclusiva – no ambiente das bibliotecas.Objective: The advancement of Information and Communication Technologies (ICT) has contributed to social and economic development and, thus, to the dissemination of information, bringing different cultures closer together, expanding commercial networks, etc. Considering the above, the aim of this study is to investigate what is the understanding that librarians of a Public Education Institution in southern Brazil have regarding Social Technologies and their usability in libraries as an inclusive educational tool. Methodology: The research is characterized as an exploratory and descriptive approach, developed with the investigation method called Case Study. This method has a qualitative character and uses three techniques for data collection and analysis triangulation: 1) Literature review – research on scientific articles by Brazilian authors published between 2016 and 2020; 2) Documentary research – considered examples published on institutional websites (Foundations, Organizations, and others); 3) Application of a semi-structured questionnaire to librarians of the Southern Brazil Public Education Institution. Results: The results showed evidence, given the analyzed data, that, in most librarians, the understanding of the description, characteristics and usability of Social Technologies in the library environment remained little known and/or fragmented. Conclusions: As the main theoretical-practical contribution of the study, the value of the debate among librarians, but also among other actors in the field of education, such as managers, teachers, and students, about a greater insertion of Social Technologies - as techniques, is ratified. knowledge, methodologies, practices, and instruments that generate inclusive education – in the library environment.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRMoreno, Edinei AntônioNunes, Nei Antonio2023-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresAvaliado pelos paresCase Studyinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/8468410.5380/atoz.v11i0.84684AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 11 (2022); 1 - 20AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 11 (2022); 1 - 20AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 11 (2022); 1 - 202237-826X10.5380/atoz.v11i0reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/84684/48471https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/84684/52739https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/84684/52740https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/84684/52741https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/84684/52742https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/84684/55136https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/84684/55141Sul; BrasilPor função: bibliotecáriosSouth; BrazilLibrarianDireitos autorais 2022 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T22:24:25Zoai:revistas.ufpr.br:article/84684Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2023-05-29T22:24:25AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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