Influencia de los juegos en la percepción del aprendizaje logrado y en la motivación a participar en clase: estudio de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia Arroyo, José Antonio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: AtoZ (Curitiba)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41323
Resumo: Introdução: O objetivo desta pesquisa é estudar como uma aplicação de jogo, envolvendo temas ministrados na disciplina Planejamento Estratégico de Recursos Humanos - ministrada na Faculdade de Ecologia Humana, Educação e Desenvolvimento da Universidade Casa Grande/Equador - incentiva e motiva os alunos para participar das atividades em classe; e, como tal experiência afeta sua aprendizagem. Método: Nos semestre de aula dos anos de 2012 e 2013, os alunos foram estimulados a trabalhar em grupo e participar de desafios e atividades em sala de aula com o apoio de um jogo. Aplicou-se o questionário de avaliação padrão utilizado por toda a Universidade que visa medir as percepções da aprendizagem e inclui a metodologia de avaliação. Resultados: Os resultados mostraram uma relação positiva entre o uso da metodologia e os objetivos de aprendizagem atingidos, o que não foi só percebido pelos alunos, mas refletido em suas notas. Conclusões: Conclui-se que o uso de jogos incentiva e motiva os alunos a trabalhar em grupo, a participar ativamente em sala de aula, e a realizar atividades desafiadoras, inovadoras e interessantes.
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spelling Influencia de los juegos en la percepción del aprendizaje logrado y en la motivación a participar en clase: estudio de casoInfluence of games in the perception of learning achievement and the motivation to participate in class: a case studyInfluencia de los juegos en la percepción del aprendizaje logrado y en la motivación a participar en clase: estudio de casoEducation: Educational Technology; Computer Science: SoftwareLearning; Educational games; Teaching methodsEducación: Tecnología Educativa; Informática: SoftwareAprendizaje; Juegos educativos; Métodos de enseñanzaEducação: tecnologia educacional; Ciência da Computação: softwareAprendizagem; Jogos educativos; Métodos de ensinoIntrodução: O objetivo desta pesquisa é estudar como uma aplicação de jogo, envolvendo temas ministrados na disciplina Planejamento Estratégico de Recursos Humanos - ministrada na Faculdade de Ecologia Humana, Educação e Desenvolvimento da Universidade Casa Grande/Equador - incentiva e motiva os alunos para participar das atividades em classe; e, como tal experiência afeta sua aprendizagem. Método: Nos semestre de aula dos anos de 2012 e 2013, os alunos foram estimulados a trabalhar em grupo e participar de desafios e atividades em sala de aula com o apoio de um jogo. Aplicou-se o questionário de avaliação padrão utilizado por toda a Universidade que visa medir as percepções da aprendizagem e inclui a metodologia de avaliação. Resultados: Os resultados mostraram uma relação positiva entre o uso da metodologia e os objetivos de aprendizagem atingidos, o que não foi só percebido pelos alunos, mas refletido em suas notas. Conclusões: Conclui-se que o uso de jogos incentiva e motiva os alunos a trabalhar em grupo, a participar ativamente em sala de aula, e a realizar atividades desafiadoras, inovadoras e interessantes.Introduction: The objective of this research is to study how the gaming application on the subject of human resource strategic planning taught by the Faculty of Human Ecology, Education and Development (at the University Casa Grande/Ecuador) encourages and motivates students to participate in the class activities and how games affect  their learning. Method: During the class periods of 2012 and 2013 students were exposed to a game that simulates real environmental work situations they had to resolve by applying the concepts related to the subject. Students were encouraged to work in groups and participate in challenging activities in classes. The evaluation questionnaire generally used throughout the university to measure the perceptions of the learning achieved and also the evaluation methodology that was applied. Results: The results show a positive relationship between the use of the methodology and learning achieved, not only perceived by the students but also reflected in their grades. Conclusions: It is also concluded that the use of games encourages and motivates students to work in groups, to participate actively in class and to perform challenging, innovative and interesting activities.Introducción: El objetivo de esta investigación es estudiar de qué modo la aplicación de juegos en la materia de Planificación estratégica de recursos humanos de la Facultad de Ecología Humana, Educación y Desarrollo de la Universidad Casa Grande/Ecuador estimula y motiva a los alumnos a participar e interactuar en la clase y cómo influye en el aprendizaje de los mismos. Método: Durante los periodos lectivos de 2012 y 2013 los alumnos fueron expuestos a un juego que simula situaciones del ambiente real de trabajo mediante casos que ellos deberían resolver aplicando los conceptos relacionados con la materia. Se estimuló a los alumnos al trabajo en grupo y a participar y realizar actividades desafiantes en las clases. Se utilizó el cuestionario de evaluación que se usa de forma general en toda la universidad para medir la percepción sobre el aprendizaje logrado y la evaluación de la metodología empleada. Resultados: Los resultados muestran una relación positiva entre el uso de la metodología y el aprendizaje logrado tanto percibido por los alumnos como reflejados en sus calificaciones. Conclusiones: También se concluye que el uso de juegos estimula y motiva a los alumnos a trabajar en grupo, a participar más en la clase y a realizar actividades desafiantes, innovadoras e interesantes.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRGarcia Arroyo, José Antonio2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresinvestigación exploratoria, estudio de casoAvaliado pelos parespesquisa exploratória; estudo de casoexploratory research; case studytext/htmlapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/4132310.5380/atoz.v2i2.41323AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 2 (2013): jul./dez.; 86-93AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 2 (2013): jul./dez.; 86-93AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 2 (2013): jul./dez.; 86-932237-826X10.5380/atoz.v2i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRspahttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41323/25274https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41323/25275https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41323/25277Ecuador2012college studentsEcuador2012estudiantes universitariosEquador2012estudantes universitáriosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-03T15:24:16Zoai:revistas.ufpr.br:article/41323Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2017-11-03T15:24:16AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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