Citizen science in libraries: practices and possibilities
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/89422 |
Resumo: | Introdução: A aplicação de tecnologias informacionais em bibliotecas pode ajudar a satisfazer não apenas as necessidades de informação dos usuários, mas também a reduzir a lacuna digital e informacional na sociedade, além de melhorar plenamente o desenvolvimento científico, tradicionalmente restrito à academia, proporcionando a participação e construção de novos conhecimentos de forma irrestrita. Nesse contexto, surge a Ciência Cidadã, cuja característica principal é propiciar a ampla participação da sociedade em geral em processos científicos. Em virtude da relevância do papel da biblioteca para a educação e a formação cidadã, vislumbra-se que ela pode desempenhar ações direcionadas para a Ciência Cidadã. Método: Para analisar esse cenário, buscou-se nas bases de dados “Web of Science” (WoS), “Base de dados de Periódicos em Ciência da Informação” (Brapci) e “Library, Information Science & Technology Abstracts” (Lista), materiais informacionais relativos ao contexto de atuação das bibliotecas em Ciência Cidadã. Resultados: No total, 29 materiais informacionais compõem o corpus da pesquisa. Para análise, estabeleceu-se uma categorização por seis eixos de assuntos que representam as possibilidades de atuação da biblioteca: – 1. Aproximação com a Ciência Aberta, 2. Desenvolvimento de habilidades em pesquisa, 3. Participação social, 4. Questões éticas em pesquisa, 5. Sustentabilidade e 6. Parcerias. Conclusão: Conclui-se que a biblioteca tem a capacidade de atuar no contexto da Ciência de múltiplas formas, inclusive com a criação de projetos. Existem barreiras que dificultam essa atuação, mas acredita-se que a expertise do bibliotecário é um fator que pode mitigar os entraves. |
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Citizen science in libraries: practices and possibilitiesCiência Cidadã em Bibliotecas: práticas e possibilidadesCiência da Informação: BiblioteconomiaBibliotecas; Ciência aberta; Ciência cidadã; Objetivos do Desenvolvimento SustentávelInformation Science: Library ScienceLibraries; Open science; Citizen science; Social contribution in scienceIntrodução: A aplicação de tecnologias informacionais em bibliotecas pode ajudar a satisfazer não apenas as necessidades de informação dos usuários, mas também a reduzir a lacuna digital e informacional na sociedade, além de melhorar plenamente o desenvolvimento científico, tradicionalmente restrito à academia, proporcionando a participação e construção de novos conhecimentos de forma irrestrita. Nesse contexto, surge a Ciência Cidadã, cuja característica principal é propiciar a ampla participação da sociedade em geral em processos científicos. Em virtude da relevância do papel da biblioteca para a educação e a formação cidadã, vislumbra-se que ela pode desempenhar ações direcionadas para a Ciência Cidadã. Método: Para analisar esse cenário, buscou-se nas bases de dados “Web of Science” (WoS), “Base de dados de Periódicos em Ciência da Informação” (Brapci) e “Library, Information Science & Technology Abstracts” (Lista), materiais informacionais relativos ao contexto de atuação das bibliotecas em Ciência Cidadã. Resultados: No total, 29 materiais informacionais compõem o corpus da pesquisa. Para análise, estabeleceu-se uma categorização por seis eixos de assuntos que representam as possibilidades de atuação da biblioteca: – 1. Aproximação com a Ciência Aberta, 2. Desenvolvimento de habilidades em pesquisa, 3. Participação social, 4. Questões éticas em pesquisa, 5. Sustentabilidade e 6. Parcerias. Conclusão: Conclui-se que a biblioteca tem a capacidade de atuar no contexto da Ciência de múltiplas formas, inclusive com a criação de projetos. Existem barreiras que dificultam essa atuação, mas acredita-se que a expertise do bibliotecário é um fator que pode mitigar os entraves.Introduction: The application of informational technologies in libraries can help to satisfy not only the users' information needs, but also to reduce the digital and informational gap in society, besides fully improving the scientific development, traditionally restricted to the academy, providing the participation and construction of new knowledge in an unrestricted way. In this context, Citizen Science arises, whose main characteristic is to provide the broad participation of society in general in scientific processes. Due to the relevance of the library's role in education and citizen formation, we can see that it can perform actions directed to Citizen Science. Method: To analyze this scenario, we searched the databases "Web of Science" (WoS), "Database of Periodicals in Information Science" (Brapci) and "Library, Information Science & Technology Abstracts" (Lista), for informational materials related to the context of libraries' actions in Citizen Science. Results: In total, 29 informational materials compose the research corpus. For the analysis, it was established a categorization by six axes of subjects that represent the possibilities of library action: 11. Approach to Open Science, 2. Development of research skills, 3. Ethical issues in research, 5. Sustainability, and 6. Partnerships. Conclusions: We conclude that the library has the ability to act in the context of science in multiple ways, including the creation of projects. There are barriers that hinder this action, but it is believed that the expertise of the librarian is a factor that can mitigate the obstacles.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRSantos Witt, AmandaCouto Corrêa da Silva, Fabiano2024-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/8942210.5380/atoz.v13i0.89422AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 13 (2024); 1 - 11AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 13 (2024); 1 - 11AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 13 (2024); 1 - 112237-826X10.5380/atoz.v13i0reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/89422/51768https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/89422/56844Direitos autorais 2024 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-02T18:29:56Zoai:revistas.ufpr.br:article/89422Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2024-09-02T18:29:56AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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