Proposing a maturity model for electronic government sites
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/42319 |
Resumo: | Introdução: Tendo em vista a crescente utilização da tecnologia da informação - em especial a internet - pelo governo como meio de interação com cidadãos, a investigação apresenta estudo bibliográfico acerca de modelos de maturidade para governo eletrônico, abordando os temas de serviços públicos e de maturidade tanto para conceituar a Maturidade em Governo Eletrônico como para propor um modelo de maturidade para sítios de governo eletrônico. Método: Para atendimento ao propósito da pesquisa efetuou-se coleta intencional de 24 modelos de maturidade para governo eletrônico e se procedeu a análise comparativa entre eles verificando-se suas limitações em relação aos serviços prestados; à acessibilidade; à usabilidade e à integração com redes sociais, considerando-se a realidade brasileira e os requisitos previstos no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). Resultados: Propõe-se um modelo de maturidade para sítios de governo eletrônico baseado na convergência dos modelos analisados, o qual é composto por quatro estágios voltados à avaliação de requisitos de serviços, acessibilidade, usabilidade e redes sociais. Diferentemente dos demais analisados, o modelo apresentado considera tanto as recomendações de acessibilidade para internet do World Wide Web Consortium (W3C), como aquelas de acessibilidade e usabilidade do governo brasileiro (e-MAG). Em cada estágio proposto apresentam-se exemplos de requisitos que podem ser avaliados e, potencialmente, transformados em indicadores. Conclusão: A utilização de um modelo para avaliar a maturidade em sítios de governo eletrônico evidencia a situação em que o sítio se encontra em relação ao que é esperado em cada estágio e qual é a linha conceitual de evolução dentro do modelo de maturidade, que reflete em melhorias a seus usuários ou cidadãos de maneira geral. |
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Proposing a maturity model for electronic government sitesProposta de um modelo de maturidade para sítios de governo eletrônicoPropuesta de modelo de madurez para sitios de gobierno electrónicoInterdisciplinar: Engenharia/Tecnologia/GestãoModelo de maturidade; Governo eletrônico; Serviços públicosInterdisciplinary: Engineering/Technology/ManagementMaturity model; E-government; Public servicesInterdisciplinario: Ingeniería/Tecnología/GestiónModelo de madurez; Gobierno electrónico; Servicios públicosIntrodução: Tendo em vista a crescente utilização da tecnologia da informação - em especial a internet - pelo governo como meio de interação com cidadãos, a investigação apresenta estudo bibliográfico acerca de modelos de maturidade para governo eletrônico, abordando os temas de serviços públicos e de maturidade tanto para conceituar a Maturidade em Governo Eletrônico como para propor um modelo de maturidade para sítios de governo eletrônico. Método: Para atendimento ao propósito da pesquisa efetuou-se coleta intencional de 24 modelos de maturidade para governo eletrônico e se procedeu a análise comparativa entre eles verificando-se suas limitações em relação aos serviços prestados; à acessibilidade; à usabilidade e à integração com redes sociais, considerando-se a realidade brasileira e os requisitos previstos no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). Resultados: Propõe-se um modelo de maturidade para sítios de governo eletrônico baseado na convergência dos modelos analisados, o qual é composto por quatro estágios voltados à avaliação de requisitos de serviços, acessibilidade, usabilidade e redes sociais. Diferentemente dos demais analisados, o modelo apresentado considera tanto as recomendações de acessibilidade para internet do World Wide Web Consortium (W3C), como aquelas de acessibilidade e usabilidade do governo brasileiro (e-MAG). Em cada estágio proposto apresentam-se exemplos de requisitos que podem ser avaliados e, potencialmente, transformados em indicadores. Conclusão: A utilização de um modelo para avaliar a maturidade em sítios de governo eletrônico evidencia a situação em que o sítio se encontra em relação ao que é esperado em cada estágio e qual é a linha conceitual de evolução dentro do modelo de maturidade, que reflete em melhorias a seus usuários ou cidadãos de maneira geral.Introducción: Ante el creciente uso de la tecnología de la información, en particular la Internet, por el gobierno - como medio de interacción con los ciudadanos - esa investigación presenta un estudio bibliográfico sobre los modelos de madurez para el gobierno electrónico, abordando las cuestiones de los servicios públicos, gobierno electrónico y madurez caracterizando la madurez de sitios de gobierno electrónico. Método: se buscó una colección intencional de 24 modelos de madurez para el gobierno electrónico y se realizó un análisis comparativo verificando las limitaciones en relación a los servicios, a la accesibilidad, usabilidad e integración con las redes sociales bajo la realidad brasileña y el Modelo e-MAG. Resultados: Se propone un modelo de madurez para sitios de gobierno electrónico, basado en la convergencia de los modelos seleccionados, que consta de cuatro etapas centrado en la evaluación de los requisitos de servicio, accesibilidad, usabilidad y las redes sociales. A diferencia de otros, el modelo propuesto toma en cuenta las directrices de accesibilidad para Internet World Wide Web Consortium (W3C), así como las de accesibilidad y usabilidad del gobierno brasileño (e-MAG). En cada etapa de este modelo se incluyeron algunos ejemplos de requisitos que pueden ser evaluados y, potencialmente, convertidos en indicadores Conclusiones: El uso de un modelo para evaluar la madurez de los sitios de gobierno electrónico podría demostrar la situación actual del sitio e-gov en relación con lo que se espera en cada etapa, y lo que es la línea conceptual de la evolución en el modelo de madurez, trayendo mejoras para sus usuarios o el público en general.Introduction: Given the increasing use of information technology, especially the Internet, by the government - as a means of interaction with citizens - the research presents a bibliographical study about maturity models for electronic government, approaching the issues of Public Services to conceptualize Electronic Government and Maturity in order to propose a maturity model for eletronic government websites. Method: An intentional collection of 24 models of maturity for electronic government was used and a comparative analysis was performed to seek for limitations in relation to the services, accessibility, usability and integration with social networks regarding a Brazilian reality and the e-MAG model. Results: It proposes a maturity model for electronic government sites, based on the convergence of the selected models, which consists of four stages focused on evaluating service requirements, accessibility, usability and social networking. Unlike the others, the proposed model takes into account both the accessibility guidelines for Internet World Wide Web Consortium (W3C), as well as those of accessibility and usability of the Brazilian government (e-MAG). Each stage of this model includes some examples of requirements that can be evaluated and, potentially, converted into indicators Conclusions: The use of a model to assess the maturity of electronic government sites could demonstrate the current situation of the e-gov site in relation to what is expected at each stage, and what is the conceptual line of evolution in the maturity model, bringing improvements for its users or the general public.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRLechakoski, Rafael de MelloTsunoda, Denise Fukumi2015-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresInvestigación cualitativaAvaliado pelos paresEstudo qualitativoqualitative studytext/htmlapplication/zipapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/4231910.5380/atoz.v4i1.42319AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 4, n. 1 (2015): jan./jun.; 43-54AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 4, n. 1 (2015): jan./jun.; 43-54AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 4, n. 1 (2015): jan./jun.; 43-542237-826X10.5380/atoz.v4i1reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/42319/26096https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/42319/26134https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/42319/26142https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/42319/21795agencias gubernamentalesintencionalórgãos governamentaisintencionalgovernment agenciesintentionalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-03T17:21:24Zoai:revistas.ufpr.br:article/42319Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2017-11-03T17:21:24AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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