Visualização dos dados de candidatos a auxílios socioeconômicos em grafos: estudo de caso no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/82607 |
Resumo: | Introdução: A expansão da rede federal de ensino superior brasileira nas últimas duas décadas foi possível, em grande parte, graças à implementação de ações governamentais como o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Nele, os recursos orçamentários são descentralizados para as instituições de ensino que, por sua vez, ficam responsáveis por selecionar aqueles candidatos que apresentam maior demanda para recebimento de auxílios socioeconômicos. Este artigo propõe uma abordagem diferenciada para visualizar as relações entre os dados de tais candidatos, aprimorando o processo de análise conduzido por Assistentes Sociais. Método: Foi realizado um estudo de caso no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) para demonstrar a viabilidade de implementação e uso da solução proposta a partir de dados reais da instituição, coletados diretamente da base de candidatos a auxílios socioeconômicos. Resultados: A apresentação dos dados e dos relacionamentos entre as entidades podem ser melhor visualizados pelos Assistentes Sociais e contribuir diretamente para entender a real situação dos candidatos. Conclusão: A análise das informações dos candidatos pode se beneficiar da construção de conhecimentos a partir de dados organizados em grafos, em vez de representações textuais. |
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Visualização dos dados de candidatos a auxílios socioeconômicos em grafos: estudo de caso no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)Visualization of candidate data for socioeconomic aid in graphs: case study at the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG)Ciência da Informação: Representação da Informação; Ciência da Informação: Técnicas de Representação da Informação.Visualização em Grafos; Gestão da Informação; Assistência Estudantil.Graph Visualization; Information Management; Student Assistance.Introdução: A expansão da rede federal de ensino superior brasileira nas últimas duas décadas foi possível, em grande parte, graças à implementação de ações governamentais como o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Nele, os recursos orçamentários são descentralizados para as instituições de ensino que, por sua vez, ficam responsáveis por selecionar aqueles candidatos que apresentam maior demanda para recebimento de auxílios socioeconômicos. Este artigo propõe uma abordagem diferenciada para visualizar as relações entre os dados de tais candidatos, aprimorando o processo de análise conduzido por Assistentes Sociais. Método: Foi realizado um estudo de caso no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) para demonstrar a viabilidade de implementação e uso da solução proposta a partir de dados reais da instituição, coletados diretamente da base de candidatos a auxílios socioeconômicos. Resultados: A apresentação dos dados e dos relacionamentos entre as entidades podem ser melhor visualizados pelos Assistentes Sociais e contribuir diretamente para entender a real situação dos candidatos. Conclusão: A análise das informações dos candidatos pode se beneficiar da construção de conhecimentos a partir de dados organizados em grafos, em vez de representações textuais.Introduction: The expansion of the Brazilian federal higher education network in the last two decades was made possible, in large part, thanks to the implementation of governmental actions such as the National Student Assistance Program (PNAES). In it, budgetary resources are decentralized to educational institutions, which, in turn, are responsible for selecting those candidates who have the greatest demand for receiving socio-economic assistance. This paper proposes a differentiated approach to visualize the relationships between the data of such candidates, improving the analysis process conducted by Social Assistants. Method: A case study was carried out at the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG) to demonstrate the feasibility of implementing and using the proposed solution based on real data from the institution, collected directly from the base of applicants for socioeconomic assistance. Results: The presentation of data and relationships between entities can be better viewed by Social Workers and contribute directly to understanding the real situation of the candidates. Conclusions: Analyzis of candidate information can benefit from the ability to build knowledge based on the visualization of data in graphs compared to that based on textual reports.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRMelo, Eduardo CardosoBax, Marcello PeixotoMarques, Yuri Bento2022-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresAvaliado pelos paresEstudo de caso.application/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/8260710.5380/atoz.v11i0.82607AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 11 (2022); 1 - 11AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 11 (2022); 1 - 11AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 11 (2022); 1 - 112237-826X10.5380/atoz.v11i0reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/82607/45728https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/82607/49996Direitos autorais 2022 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T22:23:17Zoai:revistas.ufpr.br:article/82607Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2023-05-29T22:23:17AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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