Clarity, conciseness, and cohesion: readability principles and metrics applied to information science graduate students’ text

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kern, Vinícius Medina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pellegrini, Eliane, Mendonça, Thais Carrier, Fagundes, Priscila Basto, Günther, Leonardo Lima, Mello, Josiane, Sembay, Márcio José, Hernandez, Bianca Ferreira, Andrade, Rebeca Silva Fernandes de Moura, Costa, Amabile, Cechinel, Carolina Martins, Sperber, Mariane, Oribka, Rosane, Freund, Gislaine Parra, Gavron, Edson Mário, Vitaliti, José María, Chiaradia, Luiz Felipe Correa, Menezes, Graciela Sardo, Barbosa, Everton Rodrigues, Custódio, Marcela Gaspar, Garcez, Dirnele Carneiro, Souza, Marcela Reinhardt de, Estácio, Letícia Silvana dos Santos, Orelo, Eliane Rodrigues Mota, Santos, Andreia dos, Afonso, Raffaela Dayane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: AtoZ (Curitiba)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/77975
Resumo: Introdução: a barreira da língua dificulta publicar em inglês mesmo quando há mérito científico, pois o problema começa em português, na dificuldade em escrever como a ciência requer. Qual o impacto da aplicação de princípios de clareza, concisão e coesão na extensão e legibilidade de textos científicos? Esta pesquisa objetivou verificar esse impacto ao comparar extensão e indicadores de legibilidade antes e após a aplicação dos princípios. Método: vinte e cinco estudantes de pós-graduação em Ciência da Informação anotaram um texto científico próprio e o de três colegas, em revisão por pares duplo-cega, indicando problemas de estilo de quatro tipos: palavra desnecessária, distância sujeito-verbo excessiva, nominalização excessiva e contextualização tardia. Cada autor reelaborou seu próprio texto para resolver os problemas anotados. Os textos originais e reelaborados foram comparados em extensão e escore de facilidade de leitura de Flesch. Textos originais e reelaborados da literatura também foram mensurados como referência. Resultados: Todos os textos diminuíram em extensão após reelaborados, embora tenha havido mais atenção a problemas gramaticais do que aos quatro problemas de estilo. Houve 13 aumentos, duas manutenções e 10 diminuições nos escores de legibilidade. Esse resultado é compatível com o estudo-referência com textos da literatura. Conclusão: a aplicação dos princípios de legibilidade diminui a extensão e, em acordo com a literatura, tem impacto duvidoso no escore de legibilidade. Resta investigar a traduzibilidade comparada para verificar o pressuposto de que aplicar os princípios é "escrever em inglês em português".
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Esta pesquisa objetivou verificar esse impacto ao comparar extensão e indicadores de legibilidade antes e após a aplicação dos princípios. Método: vinte e cinco estudantes de pós-graduação em Ciência da Informação anotaram um texto científico próprio e o de três colegas, em revisão por pares duplo-cega, indicando problemas de estilo de quatro tipos: palavra desnecessária, distância sujeito-verbo excessiva, nominalização excessiva e contextualização tardia. Cada autor reelaborou seu próprio texto para resolver os problemas anotados. Os textos originais e reelaborados foram comparados em extensão e escore de facilidade de leitura de Flesch. Textos originais e reelaborados da literatura também foram mensurados como referência. Resultados: Todos os textos diminuíram em extensão após reelaborados, embora tenha havido mais atenção a problemas gramaticais do que aos quatro problemas de estilo. Houve 13 aumentos, duas manutenções e 10 diminuições nos escores de legibilidade. Esse resultado é compatível com o estudo-referência com textos da literatura. Conclusão: a aplicação dos princípios de legibilidade diminui a extensão e, em acordo com a literatura, tem impacto duvidoso no escore de legibilidade. Resta investigar a traduzibilidade comparada para verificar o pressuposto de que aplicar os princípios é "escrever em inglês em português".Introduction: The language barrier makes it difficult to publish in English, even when there is scientific merit, as the problem starts in Portuguese, in the difficulty of following scientific writing principles. What is the impact of applying principles of clarity, conciseness, and cohesion in the extension and readability of scientific texts? This research aimed to verify this impact when comparing extension and readability indicators before and after applying those principles. Method: Twenty-five Information Science graduate students annotated their own scientific text and that of three colleagues, in a double-blind review, indicating writing style problems of four types: unnecessary word, excessive subject-verb distance, excessive nominalization, and late contextualization. Each author then reworked their own text to solve the problems. The original and reworked texts were compared in length and Flesch Reading Ease score. Original and reworked texts from the literature were also compared, as a reference. Results: All texts were shortened after rework, although annotations were directed most to grammatical problems than to the four style problems. There were 13 increases, 2 maintenance, and 10 decreases in the readability scores. This result is compatible with the benchmark study with texts from the literature. Conclusions: Applying readability principles improves conciseness but, in accordance with the literature, has a dubious impact on the readability score. Compared translatability remains an open research topic, to verify the assumption that applying the principles equates to "write in English in Portuguese".Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRCNPq, CAPES, FAPESC, CONICET/Argentina, UNIEDU-FUMDESKern, Vinícius MedinaPellegrini, ElianeMendonça, Thais CarrierFagundes, Priscila BastoGünther, Leonardo LimaMello, JosianeSembay, Márcio JoséHernandez, Bianca FerreiraAndrade, Rebeca Silva Fernandes de MouraCosta, AmabileCechinel, Carolina MartinsSperber, MarianeOribka, RosaneFreund, Gislaine ParraGavron, Edson MárioVitaliti, José MaríaChiaradia, Luiz Felipe CorreaMenezes, Graciela SardoBarbosa, Everton RodriguesCustódio, Marcela GasparGarcez, Dirnele CarneiroSouza, Marcela Reinhardt deEstácio, Letícia Silvana dos SantosOrelo, Eliane Rodrigues MotaSantos, Andreia dosAfonso, Raffaela Dayane2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresAvaliado pelos paresMétricas de legibilidade (Flesch Reading Ease)application/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/7797510.5380/atoz.v10i2.77975AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 10, n. 2 (2021): maio/ago.; 27 - 37AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 10, n. 2 (2021): maio/ago.; 27 - 37AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 10, n. 2 (2021): maio/ago.; 27 - 372237-826X10.5380/atoz.v10i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/77975/43579https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/77975/45850PGCIN/UFSC; Santa Catarina; Brasilpós-graduandos, textos introdutóriosDireitos autorais 2021 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-07T21:06:51Zoai:revistas.ufpr.br:article/77975Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2022-01-07T21:06:51AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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pós-graduandos, textos introdutórios



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