EPISTEMOLOGICAL REFLECTIONS ON THE "TERRITORIES OF IDENTITY”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ritter, Carlos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geografar
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/21805
Resumo: No Brasil e em grande parte da América Latina houve um aumento do uso dos termos território e identidade para nomear e para embasar projetos e programas governamentais voltados às suas áreas rurais. Dessa forma, julga-se válido proceder a uma reflexão com relação ao emprego desses termos, principalmente quando associados: Territórios de Identidade. Assim se estabelece um comparativo entre a teoria geográfica e as constatações empíricas relativas ao tema. Observa-se que as políticas atuais de desenvolvimento rural estão alicerçadas em concepções que trazem em seu escopo a tentativa de subestimar o componente “poder” e supervalorizar outros elementos, principalmente a “identidade”, quando da definição e da delimitação do(s) território(s). Questiona-se, portanto, neste artigo, as definições conceituais de território e de Território de Identidade, bem como a tentativa de transformá-lo em uma unidade escalar de planejamento e de ação governamental.Palavras-chave: Território, Identidade, Territórios de Identidade.
id UFPR-7_14645cc9b2551a40f5c081f4e32de1d1
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/21805
network_acronym_str UFPR-7
network_name_str Revista Geografar
repository_id_str
spelling EPISTEMOLOGICAL REFLECTIONS ON THE "TERRITORIES OF IDENTITY”REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE OS “TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE”Território; Identidade; Territórios de Identidade.No Brasil e em grande parte da América Latina houve um aumento do uso dos termos território e identidade para nomear e para embasar projetos e programas governamentais voltados às suas áreas rurais. Dessa forma, julga-se válido proceder a uma reflexão com relação ao emprego desses termos, principalmente quando associados: Territórios de Identidade. Assim se estabelece um comparativo entre a teoria geográfica e as constatações empíricas relativas ao tema. Observa-se que as políticas atuais de desenvolvimento rural estão alicerçadas em concepções que trazem em seu escopo a tentativa de subestimar o componente “poder” e supervalorizar outros elementos, principalmente a “identidade”, quando da definição e da delimitação do(s) território(s). Questiona-se, portanto, neste artigo, as definições conceituais de território e de Território de Identidade, bem como a tentativa de transformá-lo em uma unidade escalar de planejamento e de ação governamental.Palavras-chave: Território, Identidade, Territórios de Identidade.In Brazil and much of Latin America has increased the use of the terms of territory and identity to name and to base projects and government programs aimed at addressing their rural areas. Thus, it was deemed valid to make a reflection regarding the use of these terms, especially when associated with: areas of Identity. Thus was established a geographical comparison between theory and empirical findings on the subject. It is observed that current policies for rural development are based on concepts that bring in scope to attempt to underestimate the component “power” and overvalue other elements, particulary the “identity”, when the definition and delimitation of territory(ies). Wonders, therefore, in this article, the conceptual definitions of territory and the territory of Identity, and the attempt to transform it into a unit scale of planning and government action.Keywords: Territory, Identity, Identity Territories.UFPRRitter, Carlos2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/2180510.5380/geografar.v6i1.21805REVISTA GEOGRAFAR; v. 6, n. 1 (2011)1981-089X10.5380/geografar.v6i1reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/21805/14197https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/21805/14198Direitos autorais 2016 Revista Geografarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-30T04:15:59Zoai:revistas.ufpr.br:article/21805Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2011-06-30T04:15:59Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv EPISTEMOLOGICAL REFLECTIONS ON THE "TERRITORIES OF IDENTITY”
REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE OS “TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE”
title EPISTEMOLOGICAL REFLECTIONS ON THE "TERRITORIES OF IDENTITY”
spellingShingle EPISTEMOLOGICAL REFLECTIONS ON THE "TERRITORIES OF IDENTITY”
Ritter, Carlos
Território; Identidade; Territórios de Identidade.
title_short EPISTEMOLOGICAL REFLECTIONS ON THE "TERRITORIES OF IDENTITY”
title_full EPISTEMOLOGICAL REFLECTIONS ON THE "TERRITORIES OF IDENTITY”
title_fullStr EPISTEMOLOGICAL REFLECTIONS ON THE "TERRITORIES OF IDENTITY”
title_full_unstemmed EPISTEMOLOGICAL REFLECTIONS ON THE "TERRITORIES OF IDENTITY”
title_sort EPISTEMOLOGICAL REFLECTIONS ON THE "TERRITORIES OF IDENTITY”
author Ritter, Carlos
author_facet Ritter, Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Ritter, Carlos
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Território; Identidade; Territórios de Identidade.
topic Território; Identidade; Territórios de Identidade.
description No Brasil e em grande parte da América Latina houve um aumento do uso dos termos território e identidade para nomear e para embasar projetos e programas governamentais voltados às suas áreas rurais. Dessa forma, julga-se válido proceder a uma reflexão com relação ao emprego desses termos, principalmente quando associados: Territórios de Identidade. Assim se estabelece um comparativo entre a teoria geográfica e as constatações empíricas relativas ao tema. Observa-se que as políticas atuais de desenvolvimento rural estão alicerçadas em concepções que trazem em seu escopo a tentativa de subestimar o componente “poder” e supervalorizar outros elementos, principalmente a “identidade”, quando da definição e da delimitação do(s) território(s). Questiona-se, portanto, neste artigo, as definições conceituais de território e de Território de Identidade, bem como a tentativa de transformá-lo em uma unidade escalar de planejamento e de ação governamental.Palavras-chave: Território, Identidade, Territórios de Identidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/21805
10.5380/geografar.v6i1.21805
url https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/21805
identifier_str_mv 10.5380/geografar.v6i1.21805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/21805/14197
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/21805/14198
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Geografar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Geografar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA GEOGRAFAR; v. 6, n. 1 (2011)
1981-089X
10.5380/geografar.v6i1
reponame:Revista Geografar
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Geografar
collection Revista Geografar
repository.name.fl_str_mv Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||geografar@ufpr.br
_version_ 1788990018149154816