MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros Pedreira Ferreira, Manoella
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geografar
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/58481
Resumo: O mapeamento da cobertura da terra é importante ao planejamento urbano pois possibilita a identificação dos elementos da natureza e construções artificiais, isso permite entender parte da estrutura das paisagens e tecer inferências sobre suas dinâmicas. Entretanto, nem sempre os mapas disponibilizados pelos órgãos públicos responsáveis pelo planejamento são adequados para o bom entendimento da estrutura e dinâmica das paisagens urbanas, principalmente devido às pequenas escalas utilizadas. O trabalho teve como objetivo elaborar uma carta de cobertura da terra do município de Curitiba-PR, na escala de 1:35.000, com base em informações detalhadas de imagens do Google Earth, na escala 1:3.000, ano 2014 e com o auxílio do software ArcGIS 10.1. Foram utilizados três sistemas de espaços para organizar as categorias de cobertura da terra: espaços edificados (de acordo com o gabarito e presença ou não de vegetação), espaços não edificados (com ou sem vegetação) e espaços viários (tráfego). Observou-se que o município apresenta uma proporcionalidade entre esses espaços. Curitiba apresenta boa parte de sua área coberta por vegetação, além de áreas com edificações baixas e com jardins, que deveriam ser mantidas por meio de medidas traçadas no planejamento da paisagem do município. A distribuição das classes de cobertura não ocorre de forma homogênea. Foi possível identificar áreas com concentração de edificações altas e com pouca vegetação, áreas com grandes edificações, como galpões, entre outros, em pontos específicos, estas merecem uma atenção diferenciada no planejamento.
id UFPR-7_33a604ea9661b59640f49422d137a35c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/58481
network_acronym_str UFPR-7
network_name_str Revista Geografar
repository_id_str
spelling MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA-PRClassificação da paisagem urbana. Planejamento da Paisagem. Qualidade ambiental urbana.O mapeamento da cobertura da terra é importante ao planejamento urbano pois possibilita a identificação dos elementos da natureza e construções artificiais, isso permite entender parte da estrutura das paisagens e tecer inferências sobre suas dinâmicas. Entretanto, nem sempre os mapas disponibilizados pelos órgãos públicos responsáveis pelo planejamento são adequados para o bom entendimento da estrutura e dinâmica das paisagens urbanas, principalmente devido às pequenas escalas utilizadas. O trabalho teve como objetivo elaborar uma carta de cobertura da terra do município de Curitiba-PR, na escala de 1:35.000, com base em informações detalhadas de imagens do Google Earth, na escala 1:3.000, ano 2014 e com o auxílio do software ArcGIS 10.1. Foram utilizados três sistemas de espaços para organizar as categorias de cobertura da terra: espaços edificados (de acordo com o gabarito e presença ou não de vegetação), espaços não edificados (com ou sem vegetação) e espaços viários (tráfego). Observou-se que o município apresenta uma proporcionalidade entre esses espaços. Curitiba apresenta boa parte de sua área coberta por vegetação, além de áreas com edificações baixas e com jardins, que deveriam ser mantidas por meio de medidas traçadas no planejamento da paisagem do município. A distribuição das classes de cobertura não ocorre de forma homogênea. Foi possível identificar áreas com concentração de edificações altas e com pouca vegetação, áreas com grandes edificações, como galpões, entre outros, em pontos específicos, estas merecem uma atenção diferenciada no planejamento.UFPRCNPqBarros Pedreira Ferreira, Manoella2019-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/5848110.5380/geografar.v14i1.58481REVISTA GEOGRAFAR; v. 14, n. 1 (2019); 51-691981-089X10.5380/geografar.v14i1reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/58481/38926https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/58481/38925Direitos autorais 2019 REVISTA GEOGRAFARinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-30T19:48:16Zoai:revistas.ufpr.br:article/58481Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2019-08-30T19:48:16Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA-PR
title MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA-PR
spellingShingle MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA-PR
Barros Pedreira Ferreira, Manoella
Classificação da paisagem urbana. Planejamento da Paisagem. Qualidade ambiental urbana.
title_short MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA-PR
title_full MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA-PR
title_fullStr MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA-PR
title_full_unstemmed MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA-PR
title_sort MAPEAMENTO DA COBERTURA DA TERRA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA-PR
author Barros Pedreira Ferreira, Manoella
author_facet Barros Pedreira Ferreira, Manoella
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros Pedreira Ferreira, Manoella
dc.subject.por.fl_str_mv Classificação da paisagem urbana. Planejamento da Paisagem. Qualidade ambiental urbana.
topic Classificação da paisagem urbana. Planejamento da Paisagem. Qualidade ambiental urbana.
description O mapeamento da cobertura da terra é importante ao planejamento urbano pois possibilita a identificação dos elementos da natureza e construções artificiais, isso permite entender parte da estrutura das paisagens e tecer inferências sobre suas dinâmicas. Entretanto, nem sempre os mapas disponibilizados pelos órgãos públicos responsáveis pelo planejamento são adequados para o bom entendimento da estrutura e dinâmica das paisagens urbanas, principalmente devido às pequenas escalas utilizadas. O trabalho teve como objetivo elaborar uma carta de cobertura da terra do município de Curitiba-PR, na escala de 1:35.000, com base em informações detalhadas de imagens do Google Earth, na escala 1:3.000, ano 2014 e com o auxílio do software ArcGIS 10.1. Foram utilizados três sistemas de espaços para organizar as categorias de cobertura da terra: espaços edificados (de acordo com o gabarito e presença ou não de vegetação), espaços não edificados (com ou sem vegetação) e espaços viários (tráfego). Observou-se que o município apresenta uma proporcionalidade entre esses espaços. Curitiba apresenta boa parte de sua área coberta por vegetação, além de áreas com edificações baixas e com jardins, que deveriam ser mantidas por meio de medidas traçadas no planejamento da paisagem do município. A distribuição das classes de cobertura não ocorre de forma homogênea. Foi possível identificar áreas com concentração de edificações altas e com pouca vegetação, áreas com grandes edificações, como galpões, entre outros, em pontos específicos, estas merecem uma atenção diferenciada no planejamento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/58481
10.5380/geografar.v14i1.58481
url https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/58481
identifier_str_mv 10.5380/geografar.v14i1.58481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/58481/38926
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/58481/38925
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA GEOGRAFAR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA GEOGRAFAR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA GEOGRAFAR; v. 14, n. 1 (2019); 51-69
1981-089X
10.5380/geografar.v14i1
reponame:Revista Geografar
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Geografar
collection Revista Geografar
repository.name.fl_str_mv Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||geografar@ufpr.br
_version_ 1788990019822682112