SÃO LUIZ DO PARAITINGA-SP: UM ESPAÇO CONCEBIDO/APROPRIADO COMO LUGAR DA VIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Danilo Celso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geografar
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/27041
Resumo: Esse artigo pretende abordar questões referentes a uma nova abordagem teórico-metodológica sobre o tema do patrimônio cultural no âmbito da ciência geográfica. Na atualidade as discussões acerca do patrimônio cultural estão cada vez mais centradas nas questões da identidade e é na escala do lugar que ela se estabelece, sendo esta uma categoria concreta de análise do espaço geográfico. É no lugar que se guarda o significado e as dimensões do movimento da história, passível de ser apreendida pela memória decorrente da acumulação dos tempos, natureza transformada pela prática social, acumulando cultura que se insere em um espaço e tempo. Elegemos como estudo de caso o conjunto urbano de São Luiz do Paraitinga (SP), destacando as características do seu espaço concebido que nos remetem ao urbanismo ilustrado português que fizeram deste conjunto um exemplar paradigmático no sul e no sudeste do Brasil, o que justificou o seu reconhecimento como Patrimônio Cultural Nacional pelo IPHAN em 2010, ressaltando que o mesmo é acautelado pelo CONDEPHAAT desde 1982, sendo o seu maior conjunto urbano tombado. Procuramos entender como este espaço concebido é apropriado pela população local como espaço vivido, lugar de ver e ser visto e das mais diversas manifestações culturais, o patrimônio imaterial.
id UFPR-7_61ba0806086a9960bfb3ad6b40a5b9d7
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/27041
network_acronym_str UFPR-7
network_name_str Revista Geografar
repository_id_str
spelling SÃO LUIZ DO PARAITINGA-SP: UM ESPAÇO CONCEBIDO/APROPRIADO COMO LUGAR DA VIDApatrimônio cultural; identidade; lugar; espaço concebido e vivido; São Luiz do Paraitinga.Esse artigo pretende abordar questões referentes a uma nova abordagem teórico-metodológica sobre o tema do patrimônio cultural no âmbito da ciência geográfica. Na atualidade as discussões acerca do patrimônio cultural estão cada vez mais centradas nas questões da identidade e é na escala do lugar que ela se estabelece, sendo esta uma categoria concreta de análise do espaço geográfico. É no lugar que se guarda o significado e as dimensões do movimento da história, passível de ser apreendida pela memória decorrente da acumulação dos tempos, natureza transformada pela prática social, acumulando cultura que se insere em um espaço e tempo. Elegemos como estudo de caso o conjunto urbano de São Luiz do Paraitinga (SP), destacando as características do seu espaço concebido que nos remetem ao urbanismo ilustrado português que fizeram deste conjunto um exemplar paradigmático no sul e no sudeste do Brasil, o que justificou o seu reconhecimento como Patrimônio Cultural Nacional pelo IPHAN em 2010, ressaltando que o mesmo é acautelado pelo CONDEPHAAT desde 1982, sendo o seu maior conjunto urbano tombado. Procuramos entender como este espaço concebido é apropriado pela população local como espaço vivido, lugar de ver e ser visto e das mais diversas manifestações culturais, o patrimônio imaterial.UFPRUniversidade de São PauloPereira, Danilo Celso2012-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/2704110.5380/geografar.v7i2.27041REVISTA GEOGRAFAR; v. 7, n. 2 (2012)1981-089X10.5380/geografar.v7i2reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/27041/19571https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/27041/19572Direitos autorais 2016 Revista Geografarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-12T16:31:48Zoai:revistas.ufpr.br:article/27041Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2013-04-12T16:31:48Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv SÃO LUIZ DO PARAITINGA-SP: UM ESPAÇO CONCEBIDO/APROPRIADO COMO LUGAR DA VIDA
title SÃO LUIZ DO PARAITINGA-SP: UM ESPAÇO CONCEBIDO/APROPRIADO COMO LUGAR DA VIDA
spellingShingle SÃO LUIZ DO PARAITINGA-SP: UM ESPAÇO CONCEBIDO/APROPRIADO COMO LUGAR DA VIDA
Pereira, Danilo Celso
patrimônio cultural; identidade; lugar; espaço concebido e vivido; São Luiz do Paraitinga.
title_short SÃO LUIZ DO PARAITINGA-SP: UM ESPAÇO CONCEBIDO/APROPRIADO COMO LUGAR DA VIDA
title_full SÃO LUIZ DO PARAITINGA-SP: UM ESPAÇO CONCEBIDO/APROPRIADO COMO LUGAR DA VIDA
title_fullStr SÃO LUIZ DO PARAITINGA-SP: UM ESPAÇO CONCEBIDO/APROPRIADO COMO LUGAR DA VIDA
title_full_unstemmed SÃO LUIZ DO PARAITINGA-SP: UM ESPAÇO CONCEBIDO/APROPRIADO COMO LUGAR DA VIDA
title_sort SÃO LUIZ DO PARAITINGA-SP: UM ESPAÇO CONCEBIDO/APROPRIADO COMO LUGAR DA VIDA
author Pereira, Danilo Celso
author_facet Pereira, Danilo Celso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Danilo Celso
dc.subject.por.fl_str_mv patrimônio cultural; identidade; lugar; espaço concebido e vivido; São Luiz do Paraitinga.
topic patrimônio cultural; identidade; lugar; espaço concebido e vivido; São Luiz do Paraitinga.
description Esse artigo pretende abordar questões referentes a uma nova abordagem teórico-metodológica sobre o tema do patrimônio cultural no âmbito da ciência geográfica. Na atualidade as discussões acerca do patrimônio cultural estão cada vez mais centradas nas questões da identidade e é na escala do lugar que ela se estabelece, sendo esta uma categoria concreta de análise do espaço geográfico. É no lugar que se guarda o significado e as dimensões do movimento da história, passível de ser apreendida pela memória decorrente da acumulação dos tempos, natureza transformada pela prática social, acumulando cultura que se insere em um espaço e tempo. Elegemos como estudo de caso o conjunto urbano de São Luiz do Paraitinga (SP), destacando as características do seu espaço concebido que nos remetem ao urbanismo ilustrado português que fizeram deste conjunto um exemplar paradigmático no sul e no sudeste do Brasil, o que justificou o seu reconhecimento como Patrimônio Cultural Nacional pelo IPHAN em 2010, ressaltando que o mesmo é acautelado pelo CONDEPHAAT desde 1982, sendo o seu maior conjunto urbano tombado. Procuramos entender como este espaço concebido é apropriado pela população local como espaço vivido, lugar de ver e ser visto e das mais diversas manifestações culturais, o patrimônio imaterial.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/27041
10.5380/geografar.v7i2.27041
url https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/27041
identifier_str_mv 10.5380/geografar.v7i2.27041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/27041/19571
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/27041/19572
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Geografar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Geografar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA GEOGRAFAR; v. 7, n. 2 (2012)
1981-089X
10.5380/geografar.v7i2
reponame:Revista Geografar
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Geografar
collection Revista Geografar
repository.name.fl_str_mv Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||geografar@ufpr.br
_version_ 1788990018531885056