CONHECIMENTO POPULAR SOBRE PLANTAS: UM ESTUDO ETNOBOTÂNICO NA COMUNIDADE RURAL DE LINHA CRICIUMAL, EM CÂNDIDO DE ABREU - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strachulski, Juliano
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Floriani, Nicolas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geografar
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/30327
Resumo: A presente pesquisa foi realizada na comunidade rural Linha Criciumal. A escolha desta comunidade se deu em função de ser uma das mais antigas da região, possuindo uma relação com os recursos vegetais locais que já perdura por mais de cem anos, além de nunca ter sido alvo de estudos. Outro fator relevante é que as propriedades locais normalmente possuem área de reserva legal superior à exigida pela lei, com fragmentos considerados conservados, devido à atividade agrícola de baixo impacto. Com base na observação participante e o resgate da memória coletiva da comunidade rural Linha Criciumal, foram efetuadas entrevistas semi-estruturadas com o objetivo de realizar um levantamento etnobotânico de plantas classificadas em diferentes categorias de uso para satisfação de necessidades materiais e simbólicas. Participaram da pesquisa 9 moradores (acompanhados ou não de seus cônjuges), apresentando um esforço amostral de 27% das residências da comunidade, estando todos na faixa etária de 40 a 70 anos de idade. Foram identificadas nove categorias de usos, a saber: alimentar, artesanato, madeira para construção, forragem ou adubo, madeira para lenha, medicinal, mágico, ornamentação e sombra, encontradas em variados ambientes como áreas de lavoura, mata, quintais, etc. Foram levantadas um total de 28 etnoespécies vegetais com diversos usos, distribuídas em 17 famílias, 26 gêneros e 28 espécies. As duas famílias mais representativas foram Asteraceae (6 spp.) e Poaceae (6 spp.). A pesquisa mostra a relevância sobre estudos de etnobotânica, pois além de possibilitarem a valorização do conhecimento local, buscam encontrar estratégias que permitam colocar em diálogo os saberes científico disciplinares com os saberes locais culturalmente arraigados.
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