VARIAÇÃO DOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO DEVIDO AO TRÂNSITO DE PESSOAS EM TRILHA LOCALIZADA NA REGIÃO DE PARANAGUÁ - PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geografar |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/20144 |
Resumo: | A crescente demanda turística por áreas naturais motiva a implantação de trilhas, as quais devem estar ligadas a estudos prévios minimizando, assim, os impactos recorrentes a mesma. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as alterações nas propriedades físicas do solo diante do deslocamento de pessoas nas trilhas. Para isso, uma trilha foi utilizada como base para o estudo, sendo comparadas as condições de seu traçado e de sua faixa lateral. Conforme o método sugerido pela EMBRAPA, as variáveis verificadas reportaram-se à granulometria, quantidade de matéria orgânica, porosidade e densidade do solo. De posse destas informações constatou-se que a utilização da trilha além de influenciar no aumento da densidade, da microporosidade, na porcentagem de areia e argila agiu de forma contrária para a matéria orgânica macroporosidade, freqüência de raízes e porcentagem de silte. Desta forma, a correlação e a variação desses elementos facilitaram o entendimento da dinâmica pedológica perante a pressão exercida sobre o solo durante o deslocamento (pisoteio) de pessoas.Palavras Chaves: Trilhas; Solos; Compactação. |
id |
UFPR-7_901770bd0aa36f8c7d1c1c2b70781c31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/20144 |
network_acronym_str |
UFPR-7 |
network_name_str |
Revista Geografar |
repository_id_str |
|
spelling |
VARIAÇÃO DOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO DEVIDO AO TRÂNSITO DE PESSOAS EM TRILHA LOCALIZADA NA REGIÃO DE PARANAGUÁ - PRSOIL`S PHYSICAL CHARACTERISTICS VARIATIONS DUE TO THE FLOW OF PEOPLE TROUGH A TRACK LOCATED IN THE CITY OF PARANAGUA – PRTrilhas; Solos; Compactação. A crescente demanda turística por áreas naturais motiva a implantação de trilhas, as quais devem estar ligadas a estudos prévios minimizando, assim, os impactos recorrentes a mesma. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as alterações nas propriedades físicas do solo diante do deslocamento de pessoas nas trilhas. Para isso, uma trilha foi utilizada como base para o estudo, sendo comparadas as condições de seu traçado e de sua faixa lateral. Conforme o método sugerido pela EMBRAPA, as variáveis verificadas reportaram-se à granulometria, quantidade de matéria orgânica, porosidade e densidade do solo. De posse destas informações constatou-se que a utilização da trilha além de influenciar no aumento da densidade, da microporosidade, na porcentagem de areia e argila agiu de forma contrária para a matéria orgânica macroporosidade, freqüência de raízes e porcentagem de silte. Desta forma, a correlação e a variação desses elementos facilitaram o entendimento da dinâmica pedológica perante a pressão exercida sobre o solo durante o deslocamento (pisoteio) de pessoas.Palavras Chaves: Trilhas; Solos; Compactação. The increasing tourist demand looking for natural areas require the implementation of tracks, wich must be made after previous studies, minimizing the environmental impacts. The aim of this search is to study the changes at the soil`s physical properties due to the flow of people on the tracks. A track was used as the research project, comparing trajectory and its width. According to Embrapa`s method, the variations were based on the study of granulometry, the amount of organic material, porosity and density of the soil. These informations evidenced that the flow of people through the track contribuited to increase the level of density, microporosity, sand and clay percentage, acted against the organic material macroporosity, roots appearing and silte percentage. Therefore, analyzing the correlation and variations of these elements helped the understanding of the pedologic dynamic before putting pressure on the soil during the hiking. Keywords: tracks; soil; compactaness.UFPRMaganhotto, Ronaldo FerreiraSantos, Leonardo José CordeiroSouza, Luiz Claudio de PaulaMiara, Marco Antonio2010-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/2014410.5380/geografar.v5i2.20144REVISTA GEOGRAFAR; v. 5, n. 2 (2010)1981-089X10.5380/geografar.v5i2reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/20144/13327https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/20144/13328Direitos autorais 2016 Revista Geografarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-12-10T17:24:20Zoai:revistas.ufpr.br:article/20144Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2010-12-10T17:24:20Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VARIAÇÃO DOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO DEVIDO AO TRÂNSITO DE PESSOAS EM TRILHA LOCALIZADA NA REGIÃO DE PARANAGUÁ - PR SOIL`S PHYSICAL CHARACTERISTICS VARIATIONS DUE TO THE FLOW OF PEOPLE TROUGH A TRACK LOCATED IN THE CITY OF PARANAGUA – PR |
title |
VARIAÇÃO DOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO DEVIDO AO TRÂNSITO DE PESSOAS EM TRILHA LOCALIZADA NA REGIÃO DE PARANAGUÁ - PR |
spellingShingle |
VARIAÇÃO DOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO DEVIDO AO TRÂNSITO DE PESSOAS EM TRILHA LOCALIZADA NA REGIÃO DE PARANAGUÁ - PR Maganhotto, Ronaldo Ferreira Trilhas; Solos; Compactação. |
title_short |
VARIAÇÃO DOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO DEVIDO AO TRÂNSITO DE PESSOAS EM TRILHA LOCALIZADA NA REGIÃO DE PARANAGUÁ - PR |
title_full |
VARIAÇÃO DOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO DEVIDO AO TRÂNSITO DE PESSOAS EM TRILHA LOCALIZADA NA REGIÃO DE PARANAGUÁ - PR |
title_fullStr |
VARIAÇÃO DOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO DEVIDO AO TRÂNSITO DE PESSOAS EM TRILHA LOCALIZADA NA REGIÃO DE PARANAGUÁ - PR |
title_full_unstemmed |
VARIAÇÃO DOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO DEVIDO AO TRÂNSITO DE PESSOAS EM TRILHA LOCALIZADA NA REGIÃO DE PARANAGUÁ - PR |
title_sort |
VARIAÇÃO DOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO DEVIDO AO TRÂNSITO DE PESSOAS EM TRILHA LOCALIZADA NA REGIÃO DE PARANAGUÁ - PR |
author |
Maganhotto, Ronaldo Ferreira |
author_facet |
Maganhotto, Ronaldo Ferreira Santos, Leonardo José Cordeiro Souza, Luiz Claudio de Paula Miara, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Leonardo José Cordeiro Souza, Luiz Claudio de Paula Miara, Marco Antonio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maganhotto, Ronaldo Ferreira Santos, Leonardo José Cordeiro Souza, Luiz Claudio de Paula Miara, Marco Antonio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trilhas; Solos; Compactação. |
topic |
Trilhas; Solos; Compactação. |
description |
A crescente demanda turística por áreas naturais motiva a implantação de trilhas, as quais devem estar ligadas a estudos prévios minimizando, assim, os impactos recorrentes a mesma. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as alterações nas propriedades físicas do solo diante do deslocamento de pessoas nas trilhas. Para isso, uma trilha foi utilizada como base para o estudo, sendo comparadas as condições de seu traçado e de sua faixa lateral. Conforme o método sugerido pela EMBRAPA, as variáveis verificadas reportaram-se à granulometria, quantidade de matéria orgânica, porosidade e densidade do solo. De posse destas informações constatou-se que a utilização da trilha além de influenciar no aumento da densidade, da microporosidade, na porcentagem de areia e argila agiu de forma contrária para a matéria orgânica macroporosidade, freqüência de raízes e porcentagem de silte. Desta forma, a correlação e a variação desses elementos facilitaram o entendimento da dinâmica pedológica perante a pressão exercida sobre o solo durante o deslocamento (pisoteio) de pessoas.Palavras Chaves: Trilhas; Solos; Compactação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/20144 10.5380/geografar.v5i2.20144 |
url |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/20144 |
identifier_str_mv |
10.5380/geografar.v5i2.20144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/20144/13327 https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/20144/13328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Geografar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Geografar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA GEOGRAFAR; v. 5, n. 2 (2010) 1981-089X 10.5380/geografar.v5i2 reponame:Revista Geografar instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista Geografar |
collection |
Revista Geografar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||geografar@ufpr.br |
_version_ |
1788990018097774592 |