MICROCLIMA DE TIPOLOGIAS PAISAGÍSTICAS DO PARQUE MUNICIPAL TINGUI, CURITIBA, PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Luciana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Almeida, Ariadina Maria Reis, Biondi, Daniela, Lima Neto, Everaldo Marques, Martini, Angeline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geografar
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/29083
Resumo: Os parques urbanos incluem diferentes tipologias paisagísticas e isso irá influenciar suas características microclimáticas. Este trabalho teve como objetivo caracterizar o microclima de tipologias paisagísticas do Parque Municipal Tingui, área verde localizada na região norte da cidade de Curitiba – PR. Seis tipologias paisagísticas foram definidas para análise: “Floresta”; “Árvores esparsas”; “Gramado”; “Lago”; “Rio” e “Superfícies pavimentadas, mobiliários e equipamentos de recreação”. Os resultados mostraram diferenças estatísticas significativas para as variáveis meteorológicas de temperatura e umidade relativa do ar entre as diferentes paisagens analisadas. O comportamento térmico nestas seis tipologias paisagísticas apresentou a seguinte ordem decrescente: superfícies pavimentadas, mobiliários e equipamentos de recreação; gramado; lago; rio; árvores esparsas e floresta. Enquanto que para a umidade relativa do ar a ordem foi: floresta; árvores esparsas; superfícies pavimentadas, mobiliários e equipamentos de recreação; rio; gramado e lago. As paisagens com presença de vegetação – “floresta” e “árvores esparsas” apresentaram menor temperatura e maior umidade relativa do ar do que as outras paisagens analisadas. As paisagens que compreendem a parte da Rua José Valle que corta o Parque e área de estacionamento de veículos apresentaram maior temperatura e menor umidade relativa, sendo consideradas como impactos negativos na amenização térmica do Parque na região.
id UFPR-7_d1079eed122d5b9e65c0d4ee85daff8a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/29083
network_acronym_str UFPR-7
network_name_str Revista Geografar
repository_id_str
spelling MICROCLIMA DE TIPOLOGIAS PAISAGÍSTICAS DO PARQUE MUNICIPAL TINGUI, CURITIBA, PARANÁáreas verdes, microclima urbano, dados meteorológicos, temperatura, umidade relativa do arOs parques urbanos incluem diferentes tipologias paisagísticas e isso irá influenciar suas características microclimáticas. Este trabalho teve como objetivo caracterizar o microclima de tipologias paisagísticas do Parque Municipal Tingui, área verde localizada na região norte da cidade de Curitiba – PR. Seis tipologias paisagísticas foram definidas para análise: “Floresta”; “Árvores esparsas”; “Gramado”; “Lago”; “Rio” e “Superfícies pavimentadas, mobiliários e equipamentos de recreação”. Os resultados mostraram diferenças estatísticas significativas para as variáveis meteorológicas de temperatura e umidade relativa do ar entre as diferentes paisagens analisadas. O comportamento térmico nestas seis tipologias paisagísticas apresentou a seguinte ordem decrescente: superfícies pavimentadas, mobiliários e equipamentos de recreação; gramado; lago; rio; árvores esparsas e floresta. Enquanto que para a umidade relativa do ar a ordem foi: floresta; árvores esparsas; superfícies pavimentadas, mobiliários e equipamentos de recreação; rio; gramado e lago. As paisagens com presença de vegetação – “floresta” e “árvores esparsas” apresentaram menor temperatura e maior umidade relativa do ar do que as outras paisagens analisadas. As paisagens que compreendem a parte da Rua José Valle que corta o Parque e área de estacionamento de veículos apresentaram maior temperatura e menor umidade relativa, sendo consideradas como impactos negativos na amenização térmica do Parque na região.UFPRMICROCLIMA DE TIPOLOGIAS PAISAGÍSTICAS DO PARQUE MUNICIPAL TINGUI, CURITIBA, PARANÁLeal, LucianaAlmeida, Ariadina Maria ReisBiondi, DanielaLima Neto, Everaldo MarquesMartini, Angeline2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/2908310.5380/geografar.v9i1.29083REVISTA GEOGRAFAR; v. 9, n. 1 (2014); 8 - 261981-089X10.5380/geografar.v9i1reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/29083/22740https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/29083/22741Direitos autorais 2016 Revista Geografarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-30T16:35:23Zoai:revistas.ufpr.br:article/29083Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2014-06-30T16:35:23Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv MICROCLIMA DE TIPOLOGIAS PAISAGÍSTICAS DO PARQUE MUNICIPAL TINGUI, CURITIBA, PARANÁ
title MICROCLIMA DE TIPOLOGIAS PAISAGÍSTICAS DO PARQUE MUNICIPAL TINGUI, CURITIBA, PARANÁ
spellingShingle MICROCLIMA DE TIPOLOGIAS PAISAGÍSTICAS DO PARQUE MUNICIPAL TINGUI, CURITIBA, PARANÁ
Leal, Luciana
áreas verdes, microclima urbano, dados meteorológicos, temperatura, umidade relativa do ar
title_short MICROCLIMA DE TIPOLOGIAS PAISAGÍSTICAS DO PARQUE MUNICIPAL TINGUI, CURITIBA, PARANÁ
title_full MICROCLIMA DE TIPOLOGIAS PAISAGÍSTICAS DO PARQUE MUNICIPAL TINGUI, CURITIBA, PARANÁ
title_fullStr MICROCLIMA DE TIPOLOGIAS PAISAGÍSTICAS DO PARQUE MUNICIPAL TINGUI, CURITIBA, PARANÁ
title_full_unstemmed MICROCLIMA DE TIPOLOGIAS PAISAGÍSTICAS DO PARQUE MUNICIPAL TINGUI, CURITIBA, PARANÁ
title_sort MICROCLIMA DE TIPOLOGIAS PAISAGÍSTICAS DO PARQUE MUNICIPAL TINGUI, CURITIBA, PARANÁ
author Leal, Luciana
author_facet Leal, Luciana
Almeida, Ariadina Maria Reis
Biondi, Daniela
Lima Neto, Everaldo Marques
Martini, Angeline
author_role author
author2 Almeida, Ariadina Maria Reis
Biondi, Daniela
Lima Neto, Everaldo Marques
Martini, Angeline
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MICROCLIMA DE TIPOLOGIAS PAISAGÍSTICAS DO PARQUE MUNICIPAL TINGUI, CURITIBA, PARANÁ
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Luciana
Almeida, Ariadina Maria Reis
Biondi, Daniela
Lima Neto, Everaldo Marques
Martini, Angeline
dc.subject.por.fl_str_mv áreas verdes, microclima urbano, dados meteorológicos, temperatura, umidade relativa do ar
topic áreas verdes, microclima urbano, dados meteorológicos, temperatura, umidade relativa do ar
description Os parques urbanos incluem diferentes tipologias paisagísticas e isso irá influenciar suas características microclimáticas. Este trabalho teve como objetivo caracterizar o microclima de tipologias paisagísticas do Parque Municipal Tingui, área verde localizada na região norte da cidade de Curitiba – PR. Seis tipologias paisagísticas foram definidas para análise: “Floresta”; “Árvores esparsas”; “Gramado”; “Lago”; “Rio” e “Superfícies pavimentadas, mobiliários e equipamentos de recreação”. Os resultados mostraram diferenças estatísticas significativas para as variáveis meteorológicas de temperatura e umidade relativa do ar entre as diferentes paisagens analisadas. O comportamento térmico nestas seis tipologias paisagísticas apresentou a seguinte ordem decrescente: superfícies pavimentadas, mobiliários e equipamentos de recreação; gramado; lago; rio; árvores esparsas e floresta. Enquanto que para a umidade relativa do ar a ordem foi: floresta; árvores esparsas; superfícies pavimentadas, mobiliários e equipamentos de recreação; rio; gramado e lago. As paisagens com presença de vegetação – “floresta” e “árvores esparsas” apresentaram menor temperatura e maior umidade relativa do ar do que as outras paisagens analisadas. As paisagens que compreendem a parte da Rua José Valle que corta o Parque e área de estacionamento de veículos apresentaram maior temperatura e menor umidade relativa, sendo consideradas como impactos negativos na amenização térmica do Parque na região.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/29083
10.5380/geografar.v9i1.29083
url https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/29083
identifier_str_mv 10.5380/geografar.v9i1.29083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/29083/22740
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/29083/22741
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Geografar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Geografar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA GEOGRAFAR; v. 9, n. 1 (2014); 8 - 26
1981-089X
10.5380/geografar.v9i1
reponame:Revista Geografar
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Geografar
collection Revista Geografar
repository.name.fl_str_mv Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||geografar@ufpr.br
_version_ 1788990018086240257