O USO DE AERONAVE MULTIROTOR (RPA) COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO A INSTRUMENTOS URBANOS: O ESTUDO DE CASO DO EIV DO SHOPPING PASSEIO, SÃO CARLOS (SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Facci Inguaggiato, Felipe
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Noel Stanganini, Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geografar
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/79461
Resumo: O Estatuto das Cidades deu obrigatoriedade de elaboração de Planos Diretores a municípios com mais de 20.000 habitantes. Nesses planos, emerge um importante instrumento para gestão sustentável: O Estudo de Impacto de Vizinhança, responsável por atenuar impactos negativos e observar pontos positivos de empreendimentos urbanos. Todavia, muitas vezes o material cartográfico utilizado e apresentado na elaboração desses são insuficientes para análises concretas e realistas sobre os impactos dos empreendimentos em diferente âmbito. Assim, as aeronaves remotamente pilotadas tornam-se ferramenta para auxiliar na elaboração desses relatórios, devido a sua facilidade operacional e boa qualidade de imagens. O objetivo desse artigo é apresentar essa ferramenta como alternativa para geração de materiais cartográfico para observação de impactos referentes ao EIV, usando como metodologia o Estudo de Caso, tendo como objeto de estudo o Shopping Passeio, no município de São Carlos (SP), através de mapas de uso e ocupação do solo, possibilitando análises e comparações com a legislação municipal. Conclui-se que a região estudada está em conformidade com o proposto na Lei de Zoneamento Urbano municipal além de fomentar a ocupação regional, levando a valorização da terra. Contudo, observa-se que em alguns pontos ocupações irregulares são observadas, enfatizando a importância da ferramenta utilizada no artigo para análise do entorno da região.
id UFPR-7_e1092bb6fea5079ce0a276fe1d177e8d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/79461
network_acronym_str UFPR-7
network_name_str Revista Geografar
repository_id_str
spelling O USO DE AERONAVE MULTIROTOR (RPA) COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO A INSTRUMENTOS URBANOS: O ESTUDO DE CASO DO EIV DO SHOPPING PASSEIO, SÃO CARLOS (SP)EIV; Planejamento Territorial; SIG; RPA; Instrumentos Urbanos.O Estatuto das Cidades deu obrigatoriedade de elaboração de Planos Diretores a municípios com mais de 20.000 habitantes. Nesses planos, emerge um importante instrumento para gestão sustentável: O Estudo de Impacto de Vizinhança, responsável por atenuar impactos negativos e observar pontos positivos de empreendimentos urbanos. Todavia, muitas vezes o material cartográfico utilizado e apresentado na elaboração desses são insuficientes para análises concretas e realistas sobre os impactos dos empreendimentos em diferente âmbito. Assim, as aeronaves remotamente pilotadas tornam-se ferramenta para auxiliar na elaboração desses relatórios, devido a sua facilidade operacional e boa qualidade de imagens. O objetivo desse artigo é apresentar essa ferramenta como alternativa para geração de materiais cartográfico para observação de impactos referentes ao EIV, usando como metodologia o Estudo de Caso, tendo como objeto de estudo o Shopping Passeio, no município de São Carlos (SP), através de mapas de uso e ocupação do solo, possibilitando análises e comparações com a legislação municipal. Conclui-se que a região estudada está em conformidade com o proposto na Lei de Zoneamento Urbano municipal além de fomentar a ocupação regional, levando a valorização da terra. Contudo, observa-se que em alguns pontos ocupações irregulares são observadas, enfatizando a importância da ferramenta utilizada no artigo para análise do entorno da região.UFPRCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001Facci Inguaggiato, FelipeNoel Stanganini, Fábio2022-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/7946110.5380/geografar.v17i2.79461REVISTA GEOGRAFAR; v. 17, n. 2 (2022); 447-4691981-089X10.5380/geografar.v17i2reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/79461/47451https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/79461/48221Direitos autorais 2022 Felipe Facci Inguaggiatohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-23T21:54:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/79461Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2022-12-23T21:54:36Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE AERONAVE MULTIROTOR (RPA) COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO A INSTRUMENTOS URBANOS: O ESTUDO DE CASO DO EIV DO SHOPPING PASSEIO, SÃO CARLOS (SP)
title O USO DE AERONAVE MULTIROTOR (RPA) COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO A INSTRUMENTOS URBANOS: O ESTUDO DE CASO DO EIV DO SHOPPING PASSEIO, SÃO CARLOS (SP)
spellingShingle O USO DE AERONAVE MULTIROTOR (RPA) COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO A INSTRUMENTOS URBANOS: O ESTUDO DE CASO DO EIV DO SHOPPING PASSEIO, SÃO CARLOS (SP)
Facci Inguaggiato, Felipe
EIV; Planejamento Territorial; SIG; RPA; Instrumentos Urbanos.
title_short O USO DE AERONAVE MULTIROTOR (RPA) COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO A INSTRUMENTOS URBANOS: O ESTUDO DE CASO DO EIV DO SHOPPING PASSEIO, SÃO CARLOS (SP)
title_full O USO DE AERONAVE MULTIROTOR (RPA) COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO A INSTRUMENTOS URBANOS: O ESTUDO DE CASO DO EIV DO SHOPPING PASSEIO, SÃO CARLOS (SP)
title_fullStr O USO DE AERONAVE MULTIROTOR (RPA) COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO A INSTRUMENTOS URBANOS: O ESTUDO DE CASO DO EIV DO SHOPPING PASSEIO, SÃO CARLOS (SP)
title_full_unstemmed O USO DE AERONAVE MULTIROTOR (RPA) COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO A INSTRUMENTOS URBANOS: O ESTUDO DE CASO DO EIV DO SHOPPING PASSEIO, SÃO CARLOS (SP)
title_sort O USO DE AERONAVE MULTIROTOR (RPA) COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO A INSTRUMENTOS URBANOS: O ESTUDO DE CASO DO EIV DO SHOPPING PASSEIO, SÃO CARLOS (SP)
author Facci Inguaggiato, Felipe
author_facet Facci Inguaggiato, Felipe
Noel Stanganini, Fábio
author_role author
author2 Noel Stanganini, Fábio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001
dc.contributor.author.fl_str_mv Facci Inguaggiato, Felipe
Noel Stanganini, Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv EIV; Planejamento Territorial; SIG; RPA; Instrumentos Urbanos.
topic EIV; Planejamento Territorial; SIG; RPA; Instrumentos Urbanos.
description O Estatuto das Cidades deu obrigatoriedade de elaboração de Planos Diretores a municípios com mais de 20.000 habitantes. Nesses planos, emerge um importante instrumento para gestão sustentável: O Estudo de Impacto de Vizinhança, responsável por atenuar impactos negativos e observar pontos positivos de empreendimentos urbanos. Todavia, muitas vezes o material cartográfico utilizado e apresentado na elaboração desses são insuficientes para análises concretas e realistas sobre os impactos dos empreendimentos em diferente âmbito. Assim, as aeronaves remotamente pilotadas tornam-se ferramenta para auxiliar na elaboração desses relatórios, devido a sua facilidade operacional e boa qualidade de imagens. O objetivo desse artigo é apresentar essa ferramenta como alternativa para geração de materiais cartográfico para observação de impactos referentes ao EIV, usando como metodologia o Estudo de Caso, tendo como objeto de estudo o Shopping Passeio, no município de São Carlos (SP), através de mapas de uso e ocupação do solo, possibilitando análises e comparações com a legislação municipal. Conclui-se que a região estudada está em conformidade com o proposto na Lei de Zoneamento Urbano municipal além de fomentar a ocupação regional, levando a valorização da terra. Contudo, observa-se que em alguns pontos ocupações irregulares são observadas, enfatizando a importância da ferramenta utilizada no artigo para análise do entorno da região.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/79461
10.5380/geografar.v17i2.79461
url https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/79461
identifier_str_mv 10.5380/geografar.v17i2.79461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/79461/47451
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/79461/48221
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Felipe Facci Inguaggiato
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Felipe Facci Inguaggiato
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA GEOGRAFAR; v. 17, n. 2 (2022); 447-469
1981-089X
10.5380/geografar.v17i2
reponame:Revista Geografar
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Geografar
collection Revista Geografar
repository.name.fl_str_mv Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||geografar@ufpr.br
_version_ 1788990020146692096