O Twitter como mecanismo de voz: um estudo do uso hashtag na cobertura midiática do Jornal Nacional durante os manifestos de junho de 2013 no Brasil
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/40712 |
Resumo: | Em meio a um ambiente em que a rede social deixa de ser apenas mais uma ferramenta de compartilha mento e se torna um mecanismo potente entre os cidadãos, o presente artigo se propõe a analisar o uso da hashtag como forma de agrupamento da opinião massiva. Para isso, serão utilizados conceitos de cultura participativa de Shirky, bem como a indignação em rede abordada na obra de Castells. Pierre Levy e conceitos de inteligência coletiva justificaram a motivação da massa em se mobilizar. Como objeto de estudo, apresento uma análise feita com base na mensuração dos tuites disparados entre 13 e 18 de junho, entre 20h e 21h, com a hashtag #JornalNacional. |
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O Twitter como mecanismo de voz: um estudo do uso hashtag na cobertura midiática do Jornal Nacional durante os manifestos de junho de 2013 no BrasilCobertura midiática; Manifestos; Repercussão; Análise de conteúdo; Twitter.Em meio a um ambiente em que a rede social deixa de ser apenas mais uma ferramenta de compartilha mento e se torna um mecanismo potente entre os cidadãos, o presente artigo se propõe a analisar o uso da hashtag como forma de agrupamento da opinião massiva. Para isso, serão utilizados conceitos de cultura participativa de Shirky, bem como a indignação em rede abordada na obra de Castells. Pierre Levy e conceitos de inteligência coletiva justificaram a motivação da massa em se mobilizar. Como objeto de estudo, apresento uma análise feita com base na mensuração dos tuites disparados entre 13 e 18 de junho, entre 20h e 21h, com a hashtag #JornalNacional. UFPRSchuch, GabrielaRodembusch, Rodrigo2017-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4071210.5380/2238-0701.0n0p93-116Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 13 - Jan/Jun (2017); 93-1162238-070110.5380/am.v1i13reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/40712/32789info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T22:59:11Zoai:revistas.ufpr.br:article/40712Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-25T22:59:11Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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