O Twitter como mecanismo de voz: um estudo do uso hashtag na cobertura midiática do Jornal Nacional durante os manifestos de junho de 2013 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuch, Gabriela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodembusch, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/40712
Resumo: Em meio a um ambiente em que a rede social deixa de ser apenas mais uma ferramenta de compartilha mento e se torna um mecanismo potente entre os cidadãos, o presente artigo se propõe a analisar o uso da hashtag como forma de agrupamento da opinião massiva. Para isso, serão utilizados conceitos de cultura participativa de Shirky, bem como a indignação em rede abordada na obra de Castells. Pierre Levy e conceitos de inteligência coletiva justificaram a motivação da massa em se mobilizar. Como objeto de estudo, apresento uma análise feita com base na mensuração dos tuites disparados entre 13 e 18 de junho, entre 20h e 21h, com a hashtag #JornalNacional. 
id UFPR-8_0da08a47cb6539fbfbcbe0a118e2922a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/40712
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling O Twitter como mecanismo de voz: um estudo do uso hashtag na cobertura midiática do Jornal Nacional durante os manifestos de junho de 2013 no BrasilCobertura midiática; Manifestos; Repercussão; Análise de conteúdo; Twitter.Em meio a um ambiente em que a rede social deixa de ser apenas mais uma ferramenta de compartilha mento e se torna um mecanismo potente entre os cidadãos, o presente artigo se propõe a analisar o uso da hashtag como forma de agrupamento da opinião massiva. Para isso, serão utilizados conceitos de cultura participativa de Shirky, bem como a indignação em rede abordada na obra de Castells. Pierre Levy e conceitos de inteligência coletiva justificaram a motivação da massa em se mobilizar. Como objeto de estudo, apresento uma análise feita com base na mensuração dos tuites disparados entre 13 e 18 de junho, entre 20h e 21h, com a hashtag #JornalNacional. UFPRSchuch, GabrielaRodembusch, Rodrigo2017-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4071210.5380/2238-0701.0n0p93-116Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 13 - Jan/Jun (2017); 93-1162238-070110.5380/am.v1i13reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/40712/32789info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T22:59:11Zoai:revistas.ufpr.br:article/40712Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-25T22:59:11Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O Twitter como mecanismo de voz: um estudo do uso hashtag na cobertura midiática do Jornal Nacional durante os manifestos de junho de 2013 no Brasil
title O Twitter como mecanismo de voz: um estudo do uso hashtag na cobertura midiática do Jornal Nacional durante os manifestos de junho de 2013 no Brasil
spellingShingle O Twitter como mecanismo de voz: um estudo do uso hashtag na cobertura midiática do Jornal Nacional durante os manifestos de junho de 2013 no Brasil
Schuch, Gabriela
Cobertura midiática; Manifestos; Repercussão; Análise de conteúdo; Twitter.
title_short O Twitter como mecanismo de voz: um estudo do uso hashtag na cobertura midiática do Jornal Nacional durante os manifestos de junho de 2013 no Brasil
title_full O Twitter como mecanismo de voz: um estudo do uso hashtag na cobertura midiática do Jornal Nacional durante os manifestos de junho de 2013 no Brasil
title_fullStr O Twitter como mecanismo de voz: um estudo do uso hashtag na cobertura midiática do Jornal Nacional durante os manifestos de junho de 2013 no Brasil
title_full_unstemmed O Twitter como mecanismo de voz: um estudo do uso hashtag na cobertura midiática do Jornal Nacional durante os manifestos de junho de 2013 no Brasil
title_sort O Twitter como mecanismo de voz: um estudo do uso hashtag na cobertura midiática do Jornal Nacional durante os manifestos de junho de 2013 no Brasil
author Schuch, Gabriela
author_facet Schuch, Gabriela
Rodembusch, Rodrigo
author_role author
author2 Rodembusch, Rodrigo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuch, Gabriela
Rodembusch, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Cobertura midiática; Manifestos; Repercussão; Análise de conteúdo; Twitter.
topic Cobertura midiática; Manifestos; Repercussão; Análise de conteúdo; Twitter.
description Em meio a um ambiente em que a rede social deixa de ser apenas mais uma ferramenta de compartilha mento e se torna um mecanismo potente entre os cidadãos, o presente artigo se propõe a analisar o uso da hashtag como forma de agrupamento da opinião massiva. Para isso, serão utilizados conceitos de cultura participativa de Shirky, bem como a indignação em rede abordada na obra de Castells. Pierre Levy e conceitos de inteligência coletiva justificaram a motivação da massa em se mobilizar. Como objeto de estudo, apresento uma análise feita com base na mensuração dos tuites disparados entre 13 e 18 de junho, entre 20h e 21h, com a hashtag #JornalNacional. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/40712
10.5380/2238-0701.0n0p93-116
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/40712
identifier_str_mv 10.5380/2238-0701.0n0p93-116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/40712/32789
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 13 - Jan/Jun (2017); 93-116
2238-0701
10.5380/am.v1i13
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760990901895168