A dádiva como potencialidade nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATOS, Heloiza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/35301
Resumo: O presente artigo problematiza a predominância do paradigma neoliberal nos debates sobre a motivação das decisões humanas, frente às teorias ligadas ao holismo. As limitações das duas correntes são apresentadas e contrapostas à perspectiva da dádiva como alternativa às interações sociais no âmbito das organizações e dos esforços para promover a humanização em suas atividades. A abordagem do capital social é referendada, por fim, como potencialidade para a renovação da gestão e da comunicação organizacional.
id UFPR-8_155e121eb30381eb9fb07fcdc907314c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/35301
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling A dádiva como potencialidade nas organizaçõesteorias neoliberais; holismo; teoria da dádiva; capital social; humanização nas organizações.O presente artigo problematiza a predominância do paradigma neoliberal nos debates sobre a motivação das decisões humanas, frente às teorias ligadas ao holismo. As limitações das duas correntes são apresentadas e contrapostas à perspectiva da dádiva como alternativa às interações sociais no âmbito das organizações e dos esforços para promover a humanização em suas atividades. A abordagem do capital social é referendada, por fim, como potencialidade para a renovação da gestão e da comunicação organizacional.UFPRMATOS, Heloiza2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3530110.5380/am.v1i6.35301Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 06 - JUL/DEZ (2013)2238-070110.5380/am.v1i6reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/35301/21916info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T16:47:01Zoai:revistas.ufpr.br:article/35301Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-08T16:47:01Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A dádiva como potencialidade nas organizações
title A dádiva como potencialidade nas organizações
spellingShingle A dádiva como potencialidade nas organizações
MATOS, Heloiza
teorias neoliberais; holismo; teoria da dádiva; capital social; humanização nas organizações.
title_short A dádiva como potencialidade nas organizações
title_full A dádiva como potencialidade nas organizações
title_fullStr A dádiva como potencialidade nas organizações
title_full_unstemmed A dádiva como potencialidade nas organizações
title_sort A dádiva como potencialidade nas organizações
author MATOS, Heloiza
author_facet MATOS, Heloiza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv MATOS, Heloiza
dc.subject.por.fl_str_mv teorias neoliberais; holismo; teoria da dádiva; capital social; humanização nas organizações.
topic teorias neoliberais; holismo; teoria da dádiva; capital social; humanização nas organizações.
description O presente artigo problematiza a predominância do paradigma neoliberal nos debates sobre a motivação das decisões humanas, frente às teorias ligadas ao holismo. As limitações das duas correntes são apresentadas e contrapostas à perspectiva da dádiva como alternativa às interações sociais no âmbito das organizações e dos esforços para promover a humanização em suas atividades. A abordagem do capital social é referendada, por fim, como potencialidade para a renovação da gestão e da comunicação organizacional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/35301
10.5380/am.v1i6.35301
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/35301
identifier_str_mv 10.5380/am.v1i6.35301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/35301/21916
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 06 - JUL/DEZ (2013)
2238-0701
10.5380/am.v1i6
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760992313278464